Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5991
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Ana Paula Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0375518621604428por
dc.contributor.advisor1Silva, Regina Coeli Machado e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363165959973338por
dc.contributor.referee1Silva, Regina Coeli Machado e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363165959973338por
dc.contributor.referee2Lottermann, Clarice-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139220248275195por
dc.contributor.referee3Kirchof, Edgar Roberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5752128941340564por
dc.date.accessioned2022-05-03T14:38:09Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.citationROSA, Ana Paula Gomes. Quarenteners: leituras partilhadas durante a pandemia da Covid-19. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5991-
dc.description.resumoEm março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou que o mundo enfrentava uma pandemia causada pelo novo coronavírus, SARS-CoV2. Esse acontecimento teve profundos impactos em todas as dimensões da vida coletiva e não foi diferente no domínio da leitura, que passou a ser valorizada como um meio de proporcionar alívio, auxílio e reflexões para que os leitores compreendessem o momento vivido. Houve diversos estímulos para a leitura, observados em sites de editoras, jornais, associações profissionais, universidades e comunidades virtuais, sobretudo de booktubers, acompanhados pelo crescimento da busca de grupos de leitura virtuais e livros. A partir dessa constatação, o objetivo desta dissertação é acompanhar o aumento das leituras partilhadas em meio à pandemia da Covid-19 nos meios de comunicação interativos da internet, de modo compreender as práticas de leitura nesse contexto. Os dados foram obtidos por meio de levantamento de jornais on-line, de lives e vídeos veiculadas pelo YouTube que, depois de sistematizados, foram analisados. Focamos o estudo em canais que direcionam e indicam leituras, propondo tempos de leitura compartilhada em espaços virtuais e em tempo real, assim como conversas sobre a importância da leitura e dos livros, sobretudo no atual contexto. Argumentamos que os leitores virtuais passaram a valorizar e a ressignificar a leitura literária, formaram comunidades interpretativas pela percepção de que compartilham os mesmos interesses de leitura e, por isso, ligados a um mesmo grupo de pertencimento.por
dc.description.abstractIn March 2020, the World Health Organization declared that the world was facing a pandemic caused by the new coronavirus, SARS-CoV2. This event had profound impacts on all dimensions of collective life and was no different in the field of reading, which came to be valued as a means of providing relief, assistance and reflections so that readers could understand the moment they were experiencing. There were several stimuli for reading, observed on the websites of publishers, newspapers, professional associations, universities and virtual communities, especially booktubers, accompanied by the growth in the search for virtual reading groups and books. Based on this finding, the objective of this dissertation is to follow the increase in shared readings amid the Covid-19 pandemic in interactive internet media, in order to understand reading practices in this context. The data were obtained through a survey of online newspapers, lives and videos broadcast by YouTube which, after being systematized, were analyzed. We focus the study on channels that direct and indicate readings, proposing times of shared reading in virtual spaces and in real time, as well as conversations about the importance of reading and books, especially in the current context. We argue that virtual readers have come to value and re-signify literary reading, have formed interpretive communities by the perception that they share the same reading interests and, therefore, are linked to the same group of belonging.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-05-03T14:38:09Z No. of bitstreams: 2 AnaP_Rosa2022.pdf: 4071353 bytes, checksum: 04c23817e9c321f51159e36849902ee7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-03T14:38:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 AnaP_Rosa2022.pdf: 4071353 bytes, checksum: 04c23817e9c321f51159e36849902ee7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.subjectComunidades de leitorespor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectLiterary readingeng
dc.subjectReader communitieseng
dc.subjectPandemiceng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleQuarenteners: leituras partilhadas durante a pandemia da Covid-19por
dc.title.alternativeQuarenteners: shared readings during the Covid-19 pandemiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaP_Rosa2022.pdf3.98 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons