Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5988
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCapelin, Pamela Tais Clein-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9189837131409957por
dc.contributor.advisor1Costa-Hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee1Costa-Hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee2Jung, Neiva Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9923668188972592por
dc.contributor.referee3Kraemer, Márcia Adriana Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3993943729036344por
dc.contributor.referee4Torrentes, Greice da Silva Castela-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.date.accessioned2022-05-03T13:08:44Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.citationCAPELIN, Pamela Tais Clein. O letramento acadêmico e a formação inicial de professores no Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5988-
dc.description.resumoNesta pesquisa, o tema de estudo proposto é voltado para o letramento acadêmico e a formação inicial de professores, delimita-se na perspectiva de estabelecer relação com as abordagens de escrita (LEA; STREET, 2014) proposta(s) pelo Projeto Político Pedagógico e pelos Planos de Ensino do ano de 2019 da área de Língua Portuguesa (LP) do Curso de Letras (Português/Espanhol, Português/Inglês e Português/Italiano) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Cascavel/PR. A partir do tema, buscamos responder à seguinte pergunta de pesquisa: Que abordagens de escrita subjazem ao PPP e aos Planos de Ensino de 2019, da área de LP, do Curso de Letras da Unioeste – Campus de Cascavel/PR? Na busca de resposta a tal indagação, traçamos como objetivo geral: refletir sobre o letramento acadêmico na formação inicial de professores do Curso de Letras, atentando para a(s) abordagens de escrita que subjazem ao PPP e aos Planos de Ensino das disciplinas da área de LP. Justificamos a pesquisa, por voltar-se para os letramentos nas práticas de escrita na universidade, em específico, no Curso de Letras, pois envolvem a formação inicial do futuro professor de Língua Portuguesa que, posteriormente, poderá atuar na esfera escolar com as produções textuais escritas. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se nos Novos Estudos do Letramento (NEL), inserindo as reflexões no campo da Linguística Aplicada (LA). Metodologicamente, direcionamos esta pesquisa pelo paradigma qualitativo-interpretativista, com fins explicativos. A investigação realiza-se por meio de documentação indireta: pesquisa bibliográfica (literatura técnica que envolve os aspectos teóricos dos estudos contemporâneos sobre os NEL) e documental: Projeto Político Pedagógico (PPP) e os Planos de Ensino das disciplinas da área de LP (UNIOESTE, 2015). Os resultados demonstram que entre as disciplinas analisadas, a de Leitura e Produção Textual é a que tem maior ênfase nas produções escritas. De um modo geral, as três abordagens com foco na escrita propostos por Lea e Street (2014) – modelo de habilidades de estudo, modelo de socialização acadêmica e modelo de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 2014) – estão, ainda que de maneira implícita, contempladas no PPP e nos Planos de Ensino do ano de 2019, da área de LP, do Curso de Letras da Unioeste – Campus de Cascavel/PR.por
dc.description.abstractIn this research, the proposed study theme is focused on academic literacy and initial teacher training, it is delimited in the perspective of establishing a relationship with the writing approaches (LEA; STREET, 2014) proposed by the Pedagogical Political Project and the 2019 Teaching Plans in the Portuguese Language (PL) area of the Language Arts Course (Portuguese/Spanish, Portuguese/English and Portuguese/Italian) of the Western Parana State University – Unioeste – Cascavel/PR Campus. Based on the theme, it is intended to answer the following research question: What are the writing approaches which underlie the PPP and the 2019 Teaching Plans, in the PL area, of the Unioeste Language Arts Course - Cascavel/PR Campus? Searching for an answer to this question, it was set out as a general objective: to reflect on academic literacy in the teachers initial training of the Language Arts Course, paying attention to the writing approaches that underlie the PPP and the Plans of Teaching of the subjects in the PL area. The research is justified by focusing on literacies in writing practices at the university, specifically in the Language Arts Course, as they involve the initial training of the future Portuguese language teachers who, later, will be capable of working in the school sphere with written textual productions. Theoretically, this research is New Literacy Studies (NEL), inserting the reflections in the field of Applied Linguistics (AL). Methodologically, we guided this research by the qualitativeinterpretivist paradigm, with explanatory purposes. The investigation is carried out through indirect documentation: bibliographic research (technical literature that involves the theoretical aspects of contemporary studies on the NEL) and documentary: Pedagogical Political Project (PPP) and the Teaching Plans of subjects in the PL area (UNIOESTE, 2015). The results show that among the subjects analyzed, Reading and Text Production is the one with the greatest emphasis on written productions. In general, the three approaches with a focus on writing proposed by Lea and Street (2014) – model of study skills, model of academic socialization and model of academic literacies (LEA; STREET, 2014) – underlie, albeit implicitly, to the PPP and the Teaching Plans of the year 2019, in the PL area, of the Unioeste Language Arts Course - Cascavel/PR Campus.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-05-03T13:08:44Z No. of bitstreams: 2 Pamela_Capelin2022.pdf: 2793280 bytes, checksum: 7fbd78525dff47e78b38a054fa2ee8bc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-03T13:08:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Pamela_Capelin2022.pdf: 2793280 bytes, checksum: 7fbd78525dff47e78b38a054fa2ee8bc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-02-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação Inicial de Professorespor
dc.subjectAbordagens de Escritapor
dc.subjectLetramento Acadêmicopor
dc.subjectInitial Teacher Trainingeng
dc.subjectWriting Approacheseng
dc.subjectAcademic Literacyeng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleO letramento acadêmico e a formação inicial de professores no Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escritapor
dc.title.alternativeThe academic literacy and initial teacher training in the letters course: a documentary study focusing on writing aprroacheseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pamela_Capelin2022.pdf2.73 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons