Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTavares, Marco Aurélio da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2161786632267113por
dc.contributor.advisor1Carvalho , Marco Antonio Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049372198780600por
dc.contributor.referee1Carvalho , Marco Antonio Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049372198780600por
dc.contributor.referee2Alves , Fábio Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6963851585515043por
dc.contributor.referee3Fialho , Vania Aparecida Malagutti da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9552272544660113por
dc.contributor.referee4Vilas Boas , Terezinha de Jesus Reis-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6183736331352849por
dc.date.accessioned2022-05-02T18:34:50Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationTavares, Marco Aurélio da Silva. A música como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2001.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5983-
dc.description.resumoA utilização da música como recurso pedagógico nos Anos Iniciais oportuniza uma nova abordagem lúdica em sala de aula, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, e contribuindo na criatividade dos alunos, no emocional, psicomotor, na socialização e no cognitivo. Em vista disso, a música, no ensino de Ciências, alinhada a objetivos bem traçados, poderá contribuir para o desenvolvimento integral do educando, transformando o senso comum em conhecimento científico. Para isso, faz-se necessário também valorizar a cultura na qual o aluno está inserido, para que ele possa construir os saberes por meio das relações com a música. A partir do contexto apresentado, este projeto de pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de alunos matriculados no 4º e 5º ano, em duas escolas da Rede Municipal de Educação, do município de Umuarama-PR, bem como dos docentes que atuam nas respectivas escolas, em turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, quanto ao uso da música como recurso pedagógico no Ensino de Ciências em sala de aula. A metodologia utilizada para a constituição e análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2016), com o objetivo de analisar qualitativamente informações textuais e discursivas. Além da pesquisa de campo realizada por meio das entrevistas, o trabalho envolveu levantamento e revisão bibliográfica e documental, à luz de autores da Educação Musical e educação em Ciências, que contribuíram na reflexão do objeto de estudo e elaboração da dissertação. Por meio das análises, constatou-se a relevância da música como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências, e a sua importância no desenvolvimento do aluno, bem como a motivação para o aprender, um engajamento maior e mais ativo dos alunos em sala de aula, e a sensação de um ambiente mais alegre e agradável. Diante disso, vemos o quanto se faz necessária a continuidade de pesquisas e estudos sobre a utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências. Nas considerações finais, apresentam-se os resultados confrontados entre a pesquisa de campo e as pesquisas bibliográficas, para um efetivo diálogo entre teoria e prática, apontando pressupostos que corroborem as práticas do campo acadêmico-científico-escolar.por
dc.description.abstractThe use of music as a pedagogical resource in the Early Years provides opportunities for a new playful approach in the classroom, enriching the teaching and learning process, and contributing to students' creativity, emotional, psychomotor, socialization and cognitive aspects. In view of this, music in the teaching of Science, in line with well-defined objectives, can contribute to the student's integral development, transforming common sense into scientific knowledge. For this, it is also necessary to value the culture in which the student is inserted, so that he can build knowledge through relationships with music. From the context presented, this research project aimed to investigate the perceptions of students enrolled in the 4th and 5th grade, in two schools of the Municipal Education Network, in the municipality of Umuarama - PR, as well as the teachers who work in the respective schools, in classes from 1st to 5th year of Elementary School I, regarding the use of music as a pedagogical resource in Science Teaching in the classroom. The methodology used for the constitution and analysis of data was the Textual Discursive Analysis (ATD) by Moraes and Galiazzi (2016), which aimed to qualitatively analyze textual and discursive information. In addition to the field research carried out through interviews, the work involved a survey and bibliographical and documental review, in the light of authors from Music Education and Science Education, who contributed to the reflection of the object of study and elaboration of the dissertation. Through the analyses, the relevance of music as a pedagogical resource in the teaching and learning process in Science teaching was found, and its importance in the student's development, as well as the motivation to learn, a greater and more active engagement of students. students in the classroom, and the feeling of a happier and more pleasant environment. Therefore, we see how much it is necessary to continue research and studies on the use of music as a pedagogical resource in the teaching of Science. In the final considerations, the results confronted between field research and bibliographic research are presented, for an effective dialogue between theory and practice, pointing out assumptions that corroborate the practices of the academic-scientific-school fieldeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-05-02T18:34:50Z No. of bitstreams: 2 Marco _Tavares2021.pdf: 1011275 bytes, checksum: 34e51bcc51c54d58b69b8a4afba81831 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-02T18:34:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Marco _Tavares2021.pdf: 1011275 bytes, checksum: 34e51bcc51c54d58b69b8a4afba81831 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-20eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectRecurso Pedagógicopor
dc.subjectEnsino Fundamental Anos Iniciaispor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectPedagogical Resourceeng
dc.subjectElementary School Early Yearseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA música como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeusic as a pedagogical resource in teaching and learning process in the Science curricular component in the early years of Elementary Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marco _Tavares2021.pdfArquivo completo987.57 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons