Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVarnier, Henry Marcelo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675433258234443por
dc.contributor.advisor1Baumgartner, Carmen Teresinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.contributor.referee1Baumgartner, Carmen Teresinha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.contributor.referee2Costa-Hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee3Torrentes, Greice da Silva Castela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.contributor.referee4Souza, Ana Paula Vieira e-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8840758628880141por
dc.date.accessioned2022-04-01T13:48:07Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.identifier.citationVARNIER, Henry Marcelo. Unidade Didática com Gênero Discursivo Memes: uma proposta dialógica de desenvolvimento da leitura com séries finais do ensino fundamental. 2021. 167 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5946-
dc.description.resumoNos últimos tempos, o que observamos em relação ao ato de leitura nas aulas de Língua Portuguesa foi uma alteração no interesse dos alunos: textos tradicionalmente trabalhados em sala, como os literários, jornalísticos, argumentativos, etc, foram substituídos no gosto dos adolescentes pelos gêneros discursivos multissemióticos híbridos, comuns nas redes sociais. O meme é um desses gêneros apreciados e compartilhados pelos alunos em seu dia-a-dia. Diante da acentuada exposição a textos desse gênero, definimos que o objetivo central de nossa pesquisa seria refletir sobre as potencialidades que a criação de uma Unidade Didática pode oferecer para a ampliação de uma leitura criteriosa e atenta de estudantes do 8ªano do Ensino fundamental (EF), a partir do trabalho com atividades que explorem textos/enunciados do gênero discursivo meme. Este trabalho apresenta a seguinte pergunta de pesquisa: como elaborar uma Unidade Didática planejada com o gênero discursivo meme de modo a fomentar uma leitura criteriosa e atenta de estudantes do Ensino Fundamental? Os estudos sobre o dialogismo, que são os discursos gerados a partir de outros discursos já existentes nas relações dialógicas dos indivíduos e os gêneros do discurso, tipos de enunciados relativamente estáveis utilizados com certa padronização por estes, dão sustentação à nossa pesquisa e foram realizados por Bakhtin (2003) e Bakhtin/Volochinov (2004). Estes estudos são ampliados, nesta pesquisa, por explicadores, como Brait (2012, 2013), sobre a Teoria da Análise Dialógica do Discurso (ADD) e verbovisualidade; Dionisio (2007), Rojo (2012) e Ferreiro (2013) sobre multimodalidade e Soares (1998), Rojo (2009) e Rojo e Moura (2012) sobre os multiletramentos. Para a elaboração e reflexão das atividades de interpretação dos memes na Unidade Didática, utilizamos os modelos de questionários adaptados de Costa-Hübes (2017) sobre as dimensões extraverbal e verbo-visual dos gêneros discursivos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois combina pesquisa com a prática de sala de aula, e interpretativista, uma vez que nos propomos a refletir sobre a questão da leitura e a buscar estratégias para ampliar os níveis de criticidade nos alunos. A caracterização do gênero meme, bem como a apresentação de vários enunciados do mesmo, além da elaboração das atividades da UD também são objetivos deste trabalho. Não nos propomos realizar a aplicação da UD em virtude das limitações impostas pela pandemia de Covid-19. Contudo, apresentamos reflexões conceituais sobre o tema, evidenciando possibilidades de atividades que possam proporcionar desenvolvimento e ampliação da criticidade dos alunos das séries finais do ensino fundamental.por
dc.description.abstractIn recent times, it is possible to observe a change related to the activity of Reading in Portuguese Language classes, regarding student interests: commonly addressed texts in the classroom, such as literary, journalistic and argumentative texts were replaced in teenagers' taste for hybrid multisemiotic discursive genres, common in social networks. The meme is one of the appreciated and shared genres by students in their daily lives. Given the marked exposure to texts of this genre, we defined that the central objective of our research would be to reflect on the potential that creation of a Didactic Unit can offer for the expansion of a careful and attentive reading of students of the 8th grade of elementary school (EF), from the work with activities that explore texts/utterances of meme discursive genre. This work presents the following question: how to develop a planned Didactic Unit with the meme discursive genre in order to encourage a careful and attentive reading of elementary school students? Dialogism studies, which are discourses generated from other discourses that already exist in the dialogic relationships of individuals and discourse genres, relatively stable types of utterances used with a certain standardization by them, support our research and were carried out by Bakhtin (2003) and Bakhtin/Volochinov (2004). These studies are expanded, in this research, by explainers, such as Brait (2012, 2013), on the Theory of Dialogic Discourse Analysis (ADD) and verb-visuality; Dionisio (2007), Rojo (2012) and Ferreiro (2013) on multimodality and Soares (1998), Rojo (2009) and Rojo and Moura (2012) on multiliteracies. For the elaboration and reflection of the meme interpretation activities in Didactic Unit, we used adapted questionnaire models from Costa-Hübes (2017) on the extraverbal and verbal-visual dimensions of the discursive genres. Methodologically, it is a qualitative research, since it combines research with classroom practice, as well as interpretive, since we aimed to reflect on the issue of reading and to seek strategies to increase the levels of criticality in students. The characterization of the meme genre, as well as the presentation of several utterances related to that, in addition to the elaboration of the Didatic Unit (UD) activities are also objectives of this work. We didn‟t intend to apply UD due to the limitations imposed by the Covid-19 pandemic. However, we presented conceptual reflections on the subject, highlighting possibilities for activities that can provide development and expansion of criticality on final grades of elementary school students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-04-01T13:48:07Z No. of bitstreams: 2 Henry_Varnier2021.pdf: 3034707 bytes, checksum: d16ebce4134c4b8a9991126dc253b475 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-01T13:48:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Henry_Varnier2021.pdf: 3034707 bytes, checksum: d16ebce4134c4b8a9991126dc253b475 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-11-10eng
dc.description.sponsorshipcapespor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectDesenvolvimento da leiturapor
dc.subjectUnidade Didáticapor
dc.subjectMemespor
dc.subjectDialogismeng
dc.subjectReading developmenteng
dc.subjectDidactic Uniteng
dc.subjectMemeseng
dc.subject.cnpqLinguagens e Letramentospor
dc.titleUnidade Didática com Gênero Discursivo Memes: uma proposta dialógica de desenvolvimento da leitura com séries finais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeDidactic Unit with Meme Discursive Genre: a dialogical proposal for reading development with final grades of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henry_Varnier2021.pdf2.96 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons