Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5871
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Adriano Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042566988324641por
dc.contributor.advisor1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee2Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.contributor.referee3Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee4Cantarela, Roberta-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2114395599110336por
dc.contributor.referee5Camargo, Hertz Wendel de-
dc.date.accessioned2022-03-09T17:20:05Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationALVES, Adriano Rodrigues. Espiral mimética da série Breaking Bad e a narrativa modular hipermoderna. 2021. 281 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5871-
dc.description.resumoA série Breaking Bad, criada e produzida por Vince Gilligan, foi transmitida inicialmente pela rede de televisão norte-americana AMC entre os anos de 2008-2013, ao longo de sua transmissão, a série, conseguiu conquistar vários prêmios de prestígio, entre eles, 16 Emmys. A trama aborda temas como conflito de valores morais/éticos com relação ao dinheiro – família/doença/câncer – tráfico de entorpecentes. A intenção deste estudo é a de assimilar narrativas contemporâneas, como a narrativa modular (CAMERON, 2008), na série Breaking Bad, no contexto de sociedade hipermoderna (LIPOVETSKY; SERROY, 2018), mais especificamente o enredo das interações entre os personagens, principalmente, Skyler White, Theodore (Ted) Beneke e Walter White, em relação a Teoria Mimética elaborada pelo historiador, crítico literário, antropólogo, filósofo, teólogo, sociólogo e filólogo francês René Girard, que, basicamente, seria o caráter mimético do desejo intersubjetivo e interdividual do sujeito em relação ao Outro que pode ocasionar situações de conflitos. Portanto, o interesse maior é o de demonstrar a escalada de violência na narrativa como em uma espiral crescente, que por sua vez pode-se transformar em um efeito de infinito semelhante a um objeto geométrico de orientação não definida, como Faixa de Möbius e Garrafa de Klein. Para tanto fez-se necessário analisar determinadas imagens e transcrições dos episódios da série Breaking Bad, mais especificamente de alguns fragmentos dos seguintes episódios, a saber: temporada 2 (Episódio 7 – “Negro y Azul”; Episódio 10 – “Over”; Episódio 11 – “Mandala”) para articular os princípios do desejo mimético entre os personagens; temporada 3 (Episódio 2 – “Cavalo sem Nome”; Episódio 3 – “Transei com o Ted”) para averiguar o endossamento da interdividualidade; e temporada 4 (Episódio 9 – “Escuta”; Episódio 10 – “Saúde”; Episódio 11 – “Cave”) para demonstrar a possível ocorrência da “espiral mimética”. Concomitante, tensiona-se uma sondagem sobre narrativa modular cinematográfica, com respeito às narrativas contemporâneas, em relação as mudanças de nossas perspectivas sobre o tempo e o espaço no que se refere a hiperarte em uma sociedade hipermoderna. Vale lembrar que este estudo não é sobre a “jornada do herói”.por
dc.description.abstractThe series Breaking Bad, created and produced by Vince Gilligan, was broadcast by the American television network AMC between 2008-2013. During its transmission, the series managed to win several prestigious awards, among them, 16 Emmys. The plot addresses issues such as conflict of moral / ethical values in relation to money - family/illness/cancer - drug trafficking. The study intention is to assimilate contemporary narratives, such as modular narrative (CAMERON, 2008), in the series Breaking Bad, in the context of hypermodern society (LIPOVETSKY; SERROY, 2018), more specifically the plot of interactions between characters, especially, Skyler White, Theodore (Ted) Beneke and Walter White, in relation to the Mimetic Theory elaborated by the historian, literary critic, anthropologist, philosopher, theologian, sociologist and French philologist René Girard, which, basically, would be the mimetic character of the intersubjective and interdividual desire of the subject in relation to the Another one that can lead to conflict situations. Therefore, the main interest is to demonstrate the escalation of violence in the narrative as a crescent spiral, which in turn can be transformed into an infinite effect similar to a geometric object of undefined orientation, such as the Möbius Strip and the Bottle of Klein. Wherefore, it was necessary to analyze certain images and transcripts of the episodes of the series Breaking Bad, more specifically of some fragments of the following episodes, namely: season 2 (Episode 7 - “Negro y Azul”; Episode 10 - “Over”; Episode 11 - “Mandala”) to articulate the principles of mimetic desire among the characters; season 3 (Episode 2 - “Horse Without a Name”; Episode 3 - “Sleep with Ted”) to verify the endorsement of interdividuality; and season 4 (Episode 9 - “Listen”; Episode 10 - “Health”; Episode 11 - “Cave”) to demonstrate the occurrence of the “mimetic spiral”. Concomitantly, a survey on modular cinematographic narrative is tensioned, with respect to contemporary narratives, in relation to the changes in our perspectives on time and space regarding hyperart in a hypermodern society. It is worth remembering that this study is not about the “hero's journey”.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-03-09T17:20:05Z No. of bitstreams: 2 Adriano_Alves2021.pdf: 9496000 bytes, checksum: 75f6cd294d01770c6b80549bbd053461 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-09T17:20:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Adriano_Alves2021.pdf: 9496000 bytes, checksum: 75f6cd294d01770c6b80549bbd053461 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBreaking Badpor
dc.subjectHipermodernismopor
dc.subjectNarrativa Complexapor
dc.subjectTeoria Miméticapor
dc.subjectRené Girardpor
dc.subjectBreaking Badeng
dc.subjectHypermodernismeng
dc.subjectComplex Narrativeseng
dc.subjectMimetic Theoryeng
dc.subjectRené Girardeng
dc.subject.cnpqLetras; Literatura; Artes Cênicas; Ciências Sociaispor
dc.titleEspiral mimética da série Breaking Bad e a narrativa modular hipermodernapor
dc.title.alternativeMimetic spiral from the Breaking Bad series and the hypermodern modular narrativeeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriano_Alves2021.pdf9.27 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons