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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5814
Tipo do documento: Dissertação
Title: A percepção de professores de Ciências de escolas estaduais de Cascavel/PR a respeito do uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid-19
Other Titles: Science teachers’ perception from state schools in Cascavel/PR on digital technologies application along the Covid-19 pandemic context
Autor: Oliveira, Eduarda Rodrigues Grunevald de 
Primeiro orientador: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Primeiro coorientador: Ferraz, Daniela Frigo
Primeiro membro da banca: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Segundo membro da banca: Ferraz, Daniela Frigo
Terceiro membro da banca: Boscarioli, Clodis
Quarto membro da banca: Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel
Quinto membro da banca: Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Resumo: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade e na educação foi intensificado pela pandemia de Covid-19 que teve início em 2020, ocasionando profundas modificações principalmente no contato social. A partir desta constatação, tivemos como objetivo geral analisar as percepções dos professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, nas escolas estaduais de Cascavel/PR, a respeito das TIC e TDIC no Ensino de Ciências (EC) em contexto pandêmico. Tivemos como problemática de pesquisa compreender quais as percepções dos professores a respeito das TIC e TDIC no EC nesse cenário, considerando o ano de 2020. Para responder à questão, elaboramos alguns objetivos específicos: a) revisar os documentos nacionais e do Estado do Paraná que subsidiaram às ações educacionais durante a pandemia ao longo do ano de 2020; b) compreender as percepções dos professores quanto ao uso das TIC no EC; c) avaliar os objetivos de ensino, as facilidades e as dificuldades dos professores em empregar as TIC no EC em contexto pandêmico e a formação docente. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, realizamos uma Análise Documental e uma Análise Categorial. Na primeira, sistematizamos os documentos norteadores publicados a nível federal e pelo Estado do Paraná para direcionar as ações educativas dos professores em 2020. Já na segunda, analisamos entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professoras de Ciências. Verificamos, a partir do relato das professoras, que estas receberam formações durante o período para utilizarem as TDIC no ensino remoto emergencial. Essas formações forneceram um suporte para que as professoras utilizassem as tecnologias digitais no EC. Entre os problemas relatados se destaca a falta de equipamentos para alunos e professores realizarem e participarem de aulas remotas; problemas econômicos das famílias dos alunos e a falta de ajuda dos pais dos alunos menores para a realização de tarefas remotas. Constatamos alguns avanços quanto ao ensino remoto e a utilização pedagógica das tecnologias digitais, inclusive no EC em 2020, pois se apreende que, no decorrer deste ano letivo, foram empregados recursos específicos para ensinar Ciências, como os museus virtuais de Ciências e laboratórios virtuais de Ciências. Porém, é necessário que essa formação contemple ações que continuem durante e pós pandemia. Embora este trabalho busque compreender, por meio de questões específicas, como ocorreu o EC durante 2020, percebemos que não foram relatados muitos exemplos específicos sobre o EC e atribuímos isto às grandes mudanças repentinas que ocorreram para viabilizar o ensino remoto e ao fato de os professores ainda não estarem habituados com tais mudanças.
Abstract: The use of Information and Communication Technologies (ICT) and Digital Information and Communication Technologies (DICT) in society and education has increased by the Covid-19 pandemic since 2020, and aroused serious changes, mainly regarding social contact. Based on this datum, this research aimed at analyzing some Science teachers’ perceptions from the last years of Elementary School, in state schools from Cascavel/PR, about ICT and DICT in Science Teaching (ST) in a pandemic context. The research problem aimed at understanding what teachers' perceptions about ICT and DICT in ST are according to this scenario, considering 2020. Thus, some specific objectives were developed to answer such question: a) review the national and paranaense documents that subsidized educational actions during the pandemic along 2020; b) understand teachers' perceptions regarding the ICT use in ST; c) evaluate the teaching objectives, teachers’ facilities and difficulties in using ICT in ST in a pandemic context and in teachers’ training activities. So, according to a qualitative methodological approach, a Documental Analysis and a Categorical Analysis were carried out. The first one aimed at systematizing the guiding documents published at the federal and Paraná state levels to guide teachers’ educational decision-makings in 2020. The second question aimed at analyzing semi-structured interviews with nine teachers of Science. It was observed, from the teachers' report, that they received training during this period to use DICT in an emergency remote teaching. These trainings provided support in such a way that the teachers could use digital technologies in ST. Among the reported problems, there is a lack of equipment for students and teachers to accomplish and take part of remote classes; economic problems of the students' families and the lack of help from the youngest students’ parents to conclude remote tasks. There were some advances in remote teaching and the pedagogical use concerning digital technologies, including in ST during 2020. It was understood that, during this school year, specific resources were used to teach Science, such as virtual museums of science and virtual laboratories of Science. However, it is necessary that this training includes actions that have continued during and after the pandemic. Although this study aims at understanding, based on specific questions, how ST occurred during 2020, we observed that not many specific examples regarding ST were reported and we ascribed this to the great sudden changes that occurred to make remote teaching possible and to the fact that teachers are not used to such changes yet.
Keywords: Tecnologias de Informação e Comunicação
Professores da Rede Estadual
Ensino Remoto Emergencial
Ensino de Ciências
Information and Communication Technologies
State School Teachers
Emergency Remote Teaching
Science teaching
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: OLIVEIRA, Eduarda Rodrigues Grunevald de. A percepção de professores de Ciências de escolas estaduais de Cascavel/PR a respeito do uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. 342 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5814
Issue Date: 5-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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