Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5812
Tipo do documento: Dissertação
Title: A perspectiva docente sobre o domínio afetivo do ensino e da aprendizagem da matemática na transição de estudantes do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental
Other Titles: The teacher's perspective on the affective domain of teaching and learning of mathematics in the transition of students from the 5th to the 6th year of elementary education
Autor: Marzagão, Mayara Andressa 
Primeiro orientador: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Primeiro membro da banca: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Segundo membro da banca: Ciani, Andréia Büttner
Terceiro membro da banca: Dalto, Jader Otávio
Resumo: O presente trabalho tem como tema a Afetividade na Educação Matemática e situa se no contexto do ensino e da aprendizagem de Matemática na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivos apresentar uma síntese do que tem sido produzido no âmbito das pesquisas a respeito do tema e compreender o que manifestam docentes que ensinam matemática em quintos e sextos anos do Ensino Fundamental sobre a afetividade na transição de um ano escolar para o outro e sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nessa transição. Neste contexto, para além de uma revisão sistemática de literatura sobre o que a área de Educação Matemática tem produzido sobre o tema Afetividade entre os anos de 2016 a 2019 em revistas de qualis A1, A2 e B1, nacionais e internacionais, foram realizadas entrevistas com docentes que lecionam Matemática em quintos e sextos anos do Ensino Fundamental, com vistas a investigar como esses docentes entendem a afetividade na relação que têm com seus estudantes e o modo como essa relação afetiva desencadeia e se relaciona com o processo de ensino e de aprendizagem. Verificou-se que a questão da afetividade e de sua influência na aprendizagem ainda é um tema relativamente novo na área de Educação Matemática, principalmente no cenário nacional. Nas revistas consultadas, não há uma discussão acerca da perspectiva docente da afetividade no ensino de matemática no contexto da transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental, o que denota a originalidade da presente investigação. Diante das análises realizadas em relação aos questionários e entrevistas com os docentes, pôde-se inferir que os alunos dos quintos anos possuem expectativas em relação ao quinto ano, muitas vezes permeadas pela ansiedade provocada devido ao compartilhamento do mesmo espaço físico, no caso de escolas municipais e estaduais que funcionam no mesmo prédio. Verificou-se também que os professores consideravam que é importante que se tenha afetividade em sala de aula para que os estudantes possam aprender os conteúdos escolares, de modo que o estabelecimento de uma relação de confiança entre docentes e estudantes, construída por meio do diálogo e da afetividade, contribui com os processos de ensino e aprendizagem, especialmente da Matemática, bem como atenuam as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no processo de transição.
Abstract: The present work has as its theme Affectivity in Mathematics Education and is situated in the context of teaching and learning Mathematics in the process of transition from the fifth to the sixth year of Elementary School. Its objectives are to present a synthesis of what has been produced in the context of research on the subject and to understand what teachers who teach mathematics in the fifth and sixth years of elementary school say about affectivity in the transition process from one school year to another . In this context, in addition to a systematic literature review on what the area of Mathematics Education has produced on the topic of Affection between the years 2016 to 2019 in national and international qualis A1, A2 and B1 magazines, interviews were conducted with teachers who teach Mathematics in the fifth and sixth years of elementary school, with a view to investigating how these teachers understand affection in the relationship they have with their students and how this affective relationship triggers and relates to the teaching and learning process. It was found that the issue of affectivity and its influence on learning is still a relatively new topic in the area of Mathematics Education, especially in the national scenario. In the consulted magazines, there is no discussion about the teaching perspective of affectivity in the teaching of mathematics in the context of the transition from the fifth to the sixth year of elementary school, which denotes the originality of the present investigation. Based on the analyzes carried out in relation to the questionnaires and interviews with teachers, it can be inferred that fifth-year students have expectations in relation to the sixth year, often permeated by anxiety caused by sharing the same physical space, in the case of schools municipal and state units operating in the same building. It was also found that it is necessary to have affection in the classroom so that students can learn the school contents, so that the establishment of a relationship of trust between teachers and students, built through dialogue and affection, contributes with the teaching and learning processes, especially in Mathematics, as well as alleviating the difficulties faced by students in the transition process.
Keywords: Afetividade
Educação Matemática
Ensino Fundamental
Transição do quinto para o sexto ano
Ensino de Matemática no Ensino Fundamental
Affection
Mathematics Education
Elementary School
Transition from fifth to sixth year
Teaching of Mathematics in Elementary School
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: MARZAGÃO, Mayara Andressa. A perspectiva docente sobre o domínio afetivo do ensino e da aprendizagem da matemática na transição de estudantes do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2021. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5812
Issue Date: 13-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayara_Marzagao2021.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons