Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5811
Tipo do documento: Tese
Title: Formação continuada do professor de língua inglesa: contribuições de um curso preparatório para o Teaching Knowledge Test (TKT)
Other Titles: English language teacher continuing education: contributions from a Teaching Knowledge Test (TKT) preparation course
Autor: Lopes, Rodrigo Smaha 
Primeiro orientador: Torrentes, Greice da Silva Castela
Primeiro membro da banca: Torrentes, Greice da Silva Castela
Segundo membro da banca: Baumgartner, Carmen Teresinha
Terceiro membro da banca: Aissa, José Carlos
Quarto membro da banca: Chimentão, Lilian Kemmer
Quinto membro da banca: Carlos, Valeska Gracioso
Resumo: Inúmeras são as pesquisas que têm tratado do processo de formação continuada de professores de língua inglesa, no sentido de possibilitar refletir criticamente sobre a prática pedagógica, contribuindo para a melhora da qualidade da educação. Contudo, muitos professores se queixam da falta de espaços para praticarem a língua fora da sala de aula onde atuam, por mais que a Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, determine a manutenção da formação continuada e a valorização dos profissionais de educação, inclusive com carga horária reservada para os estudos. Ademais, as inúmeras crenças sobre a má qualidade do ensino de línguas – como a de que não seja possível aprender inglês em escolas públicas – oriundas dos mais diversos segmentos sociais, faz com que a culpa recaia ora nas condições da escola e na falta de compromisso do Estado/dos estados, ora na desmotivação do aluno e ora, e mais fortemente, na formação do professor. Diante desse cenário, propusemos um curso de formação continuada (FC) para trabalhar questões da língua e dos fundamentos do aprendizado e do ensino, atrelado a um preparatório para o exame internacional Teaching Knowledge Test (TKT), da universidade de Cambridge. A escolha por esse teste se deu pelo fato de ser o único para professores no território brasileiro que não exige qualificação prévia, trabalho de conclusão, tutoria ou participação em curso, e que pode ser feito por professores com ou sem experiência de ensino, pode ser prestado em pré-serviço, envolve todas as faixas etárias de ensino, e apresenta conteúdo pertinente a professores de inglês. Defendemos a tese de que uma FC preparatória para o TKT pode acarretar contribuições para professores de inglês da Educação Básica. Assim, a seguinte questão norteou esta pesquisa: quais as contribuições de um curso preparatório para o exame do TKT para os professores de inglês da Educação Básica? Portanto, o objetivo geral da pesquisa foi verificar se e como esse preparatório contribui com a formação continuada desses professores. Para tanto, este trabalho considerou a perspectiva teórica (Linguística Aplicada) e metodológica (estudo de caso e pesquisa-ação); e o tipo de pesquisa (qualitativa do tipo interpretativista). Os agentes da pesquisa foram sete professores de língua inglesa do Núcleo de Educação de Toledo-PR e os instrumentos de geração de dados englobaram questionários, notas de campo e simulados. Os resultados da pesquisa indicaram que o preparatório para o TKT contribuiu para que os professores desenvolvessem um melhor entendimento da terminologia e dos conceitos para descrição da língua e das habilidades linguísticas, dos fatores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem – inclusive indo ao encontro de vários temas abordados pelos atuais documentos norteados de língua inglesa da Educação Básica –, bem como possibilitou um espaço para reflexão que permitiu revisitar certas crenças que impactam o ensino e a aprendizagem da língua inglesa.
Abstract: There are numerous studies that have dealt with the continuing education of English teachers, in the sense of making it possible to critically reflect on pedagogical practice, contributing to the improvement of the quality of education. Nonetheless, many teachers complain about the lack of spaces to practice the language outside the classroom where they work, even though the Lei de Diretrizes e Bases (the law and guidelines of the Brazilian Educational System), from 1996, determines the maintenance of continuing education and the valorization of education professionals, including workload reserved for studies. In addition, the numerous beliefs about the poor quality of language teaching – such as that it is not possible to learn English in public schools – coming from the most diverse social segments, makes the blame now fall on the conditions of the school and on the lack of commitment of the State/states, sometimes in the demotivation of the student, and time and again, and more strongly, in the teacher’s education. Given this scenario, we proposed a continuing education (CE) course to work on language issues and the fundamentals of learning and teaching, coupled with a preparation for the international Teaching Knowledge Test (TKT) from the University of Cambridge. This test was chosen because it is the only one for teachers in the Brazilian territory that does not require prior qualification, completion work, tutoring or participation in a course, and that can be done by teachers with or without teaching experience, it can be taken in pre-service, involves all educational age groups, and presents relevant content for English teachers. We defend the thesis that a CE preparatory course to the TKT can entail contributions for English teachers of Basic Education. Thus, the following question guided this research: what are the contributions of a preparation course for the TKT for Basic Education English teachers? Ergo, our general objective of the research was to verify if and how this preparation contributes to the continuing education of these teachers. To do so, this work considered the theoretical (Applied Linguistics) and methodological perspectives (case study, and action research); and the type of research (qualitative/interpretivist). The research agents were seven English teachers from the Núcleo de Educação (Education Center) of Toledo-PR and the data generation instruments included questionnaires, field notes, and mocks. The research results showed that the TKT preparation helped teachers to develop a better understanding of the concepts and terminology for describing language and language skills, and the background to language teaching and learning – meeting many themes addressed by the current English guiding documents of Basic Education –, as well as it enabled a space for reflection that made it possible to revisit certain beliefs that impact the English teaching and learning.
Keywords: Formação continuada
Língua Inglesa
Curso preparatório
Teaching Knowledge Test
Crenças
Continuing education
English
Preparatory Course
Teaching Knowledge Test
Beliefs
CNPq areas: Linguagem e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: LOPES, Rodrigo Smaha. Formação continuada do professor de língua inglesa: contribuições de um curso preparatório para o Teaching Knowledge Test (TKT). 2021. 288 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5811
Issue Date: 4-Nov-2021
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo_Lopes2021.pdf6.84 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons