Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5752
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLazzarin, Ariane Andressa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066461538272901por
dc.contributor.advisor1Christofoletti, João Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740674244821811por
dc.contributor.referee1Christofoletti, Joao Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740674244821811por
dc.contributor.referee2Rocha, Marcelo Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5640018108479090por
dc.contributor.referee3Justina, Lourdes Aparecida Della-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7845912489380006por
dc.contributor.referee4Cunha, Márcia Borin da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3220989633467080por
dc.date.accessioned2022-02-02T16:33:44Z-
dc.date.issued2021-09-15-
dc.identifier.citationLAZZARIN, Ariane Andressa. Em cena: o ensino de ciências com cinema na perspectiva de pesquisadores. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5752-
dc.description.resumoDesde sua invenção, o cinema vem sendo pensado em relação à educação. Pressupondo isso, o objetivo dessa investigação foi realizar uma análise sobre o uso do cinema no ambiente escolar. Mais precisamente, a presente pesquisa teve como foco compreender sobre as possibilidades (ou não) de uso do cinema como recurso para o ensino e a aprendizagem de conceitos e temáticas da ciência. Primeiramente, abordamos o que é o cinema no contexto dessa pesquisa e sua relação com a educação. Em seguida, apresentamos uma revisão sistemática sobre o assunto, baseada em um levantamento junto ao banco de dados da CAPES, da ferramenta do Google acadêmico e de fontes obtidas a partir do referencial bibliográfico dos documentos lidos. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD). A discussão dos dados aconteceu a partir de quatro questões norteadoras que, posteriormente, orientaram a reflexão e elaboração do metatexto, sendo elas: ‘Como é usado?’, ‘Para que é usado?’, ‘Por que é usado?’ e ‘Por que não é usado?’. A partir da primeira questão, apresentamos três categorias finais que retratam as metodologias de trabalho com o cinema. Com a segunda, chegamos a três categorias finais relacionadas aos principais objetivos e metas ao usar tal recurso. Com a terceira questão, discutimos duas categorias que expõem as razões, motivações e expectativas que levavam os professores ao uso desse recurso. Por último, a quarta questão nos ajudou a compreender possíveis limitações que dificultariam ou impediriam o uso do cinema em sala de aula, a partir de duas categorias. A partir de tais resultados, desenvolvemos uma reflexão prioritariamente orientada pelas ideias de Vigotski (2018), o que nos permitiu apontar a emergência de alguns elementos que foram discutidos no último capítulo. Dentre eles, destacamos o caráter emocional do cinema, a necessidade e importância da mediação docente, a pluralidade de estratégias, razões e objetivos de uso do cinema e, por fim, a equivocada culpabilização do professor que opta por não usar didaticamente o cinema. Por esse caminho, expomos compreensões e inquietações que apontam para a presença de características educativas no cinema para o ensino, particularmente aqui, das ciências.por
dc.description.abstractSince its invention, cinema has been thought in relation to education. Assuming this, the aim of this investigation was to carry out an analysis about the use of cinema within the school environment. More precisely, this research has focused on the understanding about the possibilities of using (or not) the cinema as a resource for teaching and learning science’s concepts and themes. Firstly, we discuss what cinema means in the context of this research, and its relationship with education. Next, we present a systematic review on the subject, based on an examination in the CAPES database, in the Google Scholar tool, and also in sources from the references of the documents studied. The results were analysed according to the guidelines of the Discursive Textual Analysis (ATD). The discussion of the data was led by four guiding questions that lately also channelled the reflection and composition of the metatext, namely: 'How is it used?', 'What is it used for?', 'Why is it used?', and ' Why is it not used? '. Through the first question, we presented three final categories that depict the working methodologies with cinema. With the second one, we arrived at three final categories related to the main objectives and goals when using such a resource. In the third question, we discussed two categories that explain the reasons, motivations and expectations that led teachers to use this resource. Finally, the fourth question helped us to understand, based on two categories, the limitations that would hinder or prevent the use of cinema in the classroom. Grounded on these results, we developed a reflection primarily guided by the ideas of Vigotski (2018), which allowed us to point out the emergence of some elements that were discussed in the last chapter. Among them, we highlight the emotional character of cinema, the necessity and importance of the teacher’s mediation, the plurality of strategies, reasons and objectives for the cinema’s use, and the misguided blaming of the teacher who chooses not to use the cinema didactically. In this way, we exposed understandings and concerns that indicate the presence of educational characteristics in the cinema for teaching, particularly here, of science.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-02-02T16:33:44Z No. of bitstreams: 2 Ariane_Lazzarin2021.pdf: 3085806 bytes, checksum: 573d9234f7de9a6622fe852632243205 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-02T16:33:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ariane_Lazzarin2021.pdf: 3085806 bytes, checksum: 573d9234f7de9a6622fe852632243205 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-09-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação em Ciênciaspor
dc.subjectRecurso didáticopor
dc.subjectFilme no ensino de ciênciaspor
dc.subjectAnálise Textual Discursivapor
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectDidactic resourceeng
dc.subjectFilms in science educationeng
dc.subjectDiscursive Textual Analysiseng
dc.subject.cnpqEducação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.titleEm cena: o ensino de ciências com cinema na perspectiva de pesquisadorespor
dc.title.alternativeScience’s on: the science teaching with cinema from the researchers’ perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ariane_Lazzarin2021.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons