Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5745
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDionisio, Natasha Hanna Barichello-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7705301609743990por
dc.contributor.advisor1Bottega, Rita Maria Decarli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331299495526036por
dc.contributor.referee1Bottega , Rita Maria Decarli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331299495526036por
dc.contributor.referee2Barbosa, Edilaine Buin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5566353304529422por
dc.contributor.referee3Costa-Hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.date.accessioned2022-02-01T16:33:24Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationDIONISIO, Natasha Hanna Barichello. A constituição da coerência na produção textual de alunos de 5º ano. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5745-
dc.description.resumoA produção de textos na sala de aula está vinculada, muitas vezes, à artificialidade no desenvolvimento das atividades de escrita. No caso da produção textual, cujo objetivo é a materialização do dizer e a promoção da interação verbal entre os interlocutores, tal superficialidade pode ter como consequência a dificuldade em formar escritores proficientes, que construam sentidos em seus discursos, especificamente o escrito. Centrada na temática da produção de textos nos Anos Iniciais e tendo em vista a dificuldade dos alunos em produzirem textos coerentes, traçamos, como objetivo geral da pesquisa, o desenvolvimento de uma unidade didática que contribua com a constituição da coerência nos textos de alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, procuramos responder à questão que norteia este estudo: De que forma a elaboração de uma unidade didática direcionada à produção textual pode contribuir com o trabalho docente na construção da coerência nos textos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental? Teoricamente, este estudo se sustenta na concepção interacionista e dialógica da linguagem, recorrendo a Bakhtin (2003 [1979]) Bakhtin/Volochinov (2006 [1929]), compreendendo a linguagem como forma de interação discursiva. Amparamo-nos, ainda, em Geraldi (1997; 2006), para refletir sobre o ensino da Língua Portuguesa, mais especificamente, no trabalho como a produção textual, articuladas com discussões sobre textualidade e coerência, tratadas por Koch e Travaglia (2004), Costa Val (2006). Metodologicamente, esta pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada, de abordagem qualitativa, de caráter interpretativista e cunho etnográfico. Para o cumprimento dos objetivos e exigências do Profletras, e como resultado obtido neste estudo, elaboramos uma proposta pedagógica destinada ao professor, com foco na coerência textual para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Devido à Pandemia da Covid-19, não foi possível a aplicação dessa proposta em sala de aula; dessa forma, esta pesquisa foi redirecionada como propositiva. Contudo, pretendemos, em oportunidades futuras, implementar o material pedagógico desenvolvido com o objetivo de analisar os resultados pretendidos nesta pesquisa.por
dc.description.abstractThe production of texts in the classroom is regularly linked to the artificiality in the development of writing activities. In the case of textual production - whose objective is the materialization of 'the saying' and the promotion of verbal interaction between the interlocutors - this superficiality might result in the difficulty in generating proficient writers who build meaningful outputs in their content, in this specific case: The writing. Focused on the thematic production of texts in the Early Years of education and regarding the students' difficulty in attributing coherence in the production of texts, it was established as the general objective of this research investigating how teaching strategies contribute to the constitution of coherence in the essays of 5th-grade students of Elementary School. Therefore, we intended to answer the question that drives this study: How does the elaboration of teaching strategies aimed at textual production contribute to the teaching work in the process of constructing the coherence in the texts of students from the 5th year of Elementary School? Theoretically, this study is based on the interactionist and dialogic conception of language - referring to Bakhtin (2003 [1979]); Bakhtin/Volochinov, (2006 [1929]) - comprehending language as a form of discursive interaction. We also based on Geraldi (1997; 2006) to reflect on the teaching of the Portuguese language, more specifically, on work as textual production, articulated with discussions on textuality and coherence ran by Costa Val (2006), Koch and Travaglia (2004). Methodologically, this research falls within the scope of Applied Linguistics, with a qualitative approach, with an interpretive character, and ethnographic stamp. Aiming to fulfill the objectives and requirements of Profletras, and as a result of this study, we developed a pedagogical proposal for the Teacher - focusing on textual coherence for students in the 5th year of Elementary School. Due to the Covid-19 Pandemic, it was not possible to apply this proposal in the classroom. Therefore, this research was redirected as propositional. However, in future opportunities, we seek to implement this developed pedagogical material in order to analyze the target achievements of this research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-02-01T16:33:24Z No. of bitstreams: 2 Natasha_Dionisio2021.pdf: 1108515 bytes, checksum: 16a325c4400c5a974577205e75967863 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-01T16:33:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Natasha_Dionisio2021.pdf: 1108515 bytes, checksum: 16a325c4400c5a974577205e75967863 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-09-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProdução de textospor
dc.subjectCoerência textualpor
dc.subjectProposta de intervenção pedagógicapor
dc.subjectText productioneng
dc.subjectTextual coherenceeng
dc.subjectPedagogical interventioneng
dc.subject.cnpqLinguagens e Letramentospor
dc.titleA constituição da coerência na produção textual de alunos de 5º anopor
dc.title.alternativeThe constitution of coherence in the textual production of 5th year studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natasha_Dionisio2021.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons