Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorgan, Juliana Michele Storch Balko-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897457267133442por
dc.contributor.advisor1Cattelan, João Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256916603102594por
dc.contributor.referee1Cattelan, João Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256916603102594por
dc.contributor.referee2Fortes, Rita das Graças Felix-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8283870910527945por
dc.contributor.referee3Coito, Roselene de Fatima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4593755793342327por
dc.contributor.referee4Costa, Iara Bemquerer-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9331886097403494por
dc.date.accessioned2021-12-08T14:06:21Z-
dc.date.issued2007-11-26-
dc.identifier.citationMORGAN, Juliana Michele Storch Balko. Moulin Rouge: uma representação carinhosa da prostituição. 32-0. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5710-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de pesquisa o filme Moulin Rouge: amor em vermelho, do diretor Baz Luhrmann que, ao lado de Craig Pearce, escreveu o roteiro. O filme conta, de uma forma diferenciada e se valendo do gênero musical, uma história de paixão, obsessão e desejo entre um escritor e uma prostituta. Entretanto, mais do que contar uma história de amor, o filme põe em discussão o tema da prostituição. Observa-se, a partir da análise da linguagem verbal e imagética e com base num arcabouço teórico constituído nos entremeios da Análise do Discurso, da Teoria Semiótica peirceana, de alguns aspectos teóricos sobre a Imagem e alguns conceitos da História Cultural, que há duas vozes que permeiam o discurso do filme em análise: uma, que faz parte de uma voz coletiva, que é o discurso generalizante e que corporifica uma visão social com relação à prostituição constituída por um enunciador genérico e pejorativo; outra, que introduz uma outra perspectiva sobre o mundo da prostituição e que pode ser relacionada a um enunciador crítico, taciturno e reflexivo. Ao apresentar uma outra perspectiva sobre a prostituição, o filme se constitui em contra-discurso à imagem comum que atravessa a sociedade de que o mundo da prostituição e as pessoas que dele fazem parte são desumanos e, por isso, constituem parte da escória social. As noções de intertextualidade e conhecimento de mundo são conceitos que, paralelos aos demais, contribuem para uma análise mais detalhada e aprofundada do objeto de estudo, visando a uma definição mais consistente das vozes que permeiam o discurso.por
dc.description.abstractThe present study has as its research object the film Moulin Rouge, directed by Baz Luhrmann and written by Luhrmann and Craig Pearce. Using the musical genre, the movie tells, in an unusual way, a story of passion, obsession and desire between a writer and a courtesan. However, more than telling a love story, the film favors the discussion of the theme of prostitution. It can be observed, from the analysis of the verbal and imagistic language, and based on a theoretical framework constituted in the intersection of Discourse Analysis, Peircean Semiotics, some theoretical aspects on the Image, and some concepts of the Cultural History, that there are two voices that constitute the discourse of the film under analysis: one is part of a collective voice, which is the generalizing discourse and embodies a social vision concerning the prostitution, constituted by a generic and pejorative enunciator; the other introduces another perspective on the world of prostitution and can be linked to a critical, taciturn and reflective enunciator. By presenting another perspective on the prostitution, the movie constitutes a counter-discourse to the common image that can be found in the society: that the world of prostitution and the people involved in it are inhumane and, for this reason, are the worst part of the society. The notions of intertextuality and world knowledge are concepts that, together with the others, contribute to a deeper and more detailed analysis of the study object, aiming at a more consistent definition of the voices that permeate the discourse.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-12-08T14:06:21Z No. of bitstreams: 2 Juliana_Morgan2007.pdf: 644094 bytes, checksum: 66d59d55366b39613a08bbe8497e50cf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-08T14:06:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Juliana_Morgan2007.pdf: 644094 bytes, checksum: 66d59d55366b39613a08bbe8497e50cf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 32-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectProstituiçãopor
dc.subjectContra-discursopor
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectProstitutioneng
dc.subjectCounter-discourseeng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleMoulin Rouge: uma representação carinhosa da prostituiçãopor
dc.title.alternativeMoulin Rouge: a kind representation of the prostitutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana_Morgan2007.pdf629 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons