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Tipo do documento: Tese
Title: A literatura nas aulas de português e espanhol como língua adicional no ensino superior da UNILA
Other Titles: La literatura en las clases de portugués y español como lengua adicional en la enseñanza superior de la UNILA
Autor: Ribeiro, Bruna Otani 
Primeiro orientador: Lottermann, Clarice
Primeiro membro da banca: Lottermann, Clarice
Segundo membro da banca: Cortez, Mariana
Terceiro membro da banca: Pinheiro, Alexandra Santos
Quarto membro da banca: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Quinto membro da banca: Torrentes, Greice da Silva Castela
Resumo: A pesquisa apresentada teve como objeto de análise o tema da literatura no ensino de Português Língua Adicional (PLA) e Espanhol Língua Adicional (ELA), disciplinas obrigatórias a todos os cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Por integrar o corpo docente do eixo de línguas da instituição, foi possível verificar, em debates e reuniões do eixo, divergências entre os professores de espanhol e de português no que tange a concepções que direcionam o ensino em sala de aula. Tais divergências fizeram surgir uma inquietação no que se refere ao trabalho com o texto literário no ensino de Língua Adicional (LA), por isso, a proposta deste estudo foi verificar se: 1) A literatura está presente nas aulas de LA da UNILA?; 2) Caso não esteja, por que razão os textos literários não têm sido utilizados nas aulas de ELA e PLA?; 3) Caso esteja, de que maneira tem sido trabalhada? Segundo teóricos como Antonio Candido (2004), Guadalupe Jover (2007), Rildo Cosson (2014) e Michèle Petit (2009), a literatura nos torna mais humanos, dessa forma, além de trazer contribuições para o aprendizado de um novo idioma, o texto literário, sendo trabalhado na instituição de acordo com uma perspectiva crítica de ensino de LA, contribuiria também para a formação de leitores no nível superior de ensino e para a efetivação da missão e vocação da universidade. A UNILA, além de estar preocupada com a qualificação profissional dos estudantes, também almeja integrar a América Latina e o Caribe a partir da formação de cidadãos engajados com a busca de soluções às problemáticas latino americanas (UNILA, 2012), algo mais factível a partir da sensibilização dos estudantes no que diz respeito à realidade desses povos. Acredita-se que isso pode ser alcançado de forma mais efetiva com a leitura de textos literários das diferentes culturas latino-americanas e caribenhas. Trata-se de uma pesquisa de campo com uma abordagem quantitativa e qualitativa interpretativista, que demandou também uma revisão bibliográfica e uma análise documental. Para a coleta de dados foram aplicados questionários a docentes de PLA e ELA da universidade e a discentes que cursaram as disciplinas de LA na instituição, graduados no segundo semestre de 2018 e no primeiro de 2019. Os resultados, obtidos a partir da análise dos questionários e dos planos de ensino, apontam que a literatura não esteve presente em uma minoria das disciplinas de LA da UNILA, contudo, chama a atenção o fato de que o texto literário, por vezes, não é utilizado em razão da priorização de textos do gênero acadêmico. Entende-se que há espaço para que textos de diversas esferas sejam trabalhados nas disciplinas de PLA e ELA, inclusive os do âmbito literário. Em situações em que o trabalho com a literatura ocorre, identificou-se que este trabalho, em certos casos, é pautado em uma perspectiva de letramento crítico, já em outros, o texto literário parece servir como pretexto ao ensino de conteúdos linguísticos, prática a ser repensada a fim de promover a formação crítica almejada pela UNILA.
Abstract: La investigación presentada tuvo como objeto de análisis el tema de la literatura en la enseñanza del Portugués Lengua Adicional (PLA) y Español Lengua Adicional (ELA), asignaturas obligatorias para todas las carreras de grado de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA). Por formar parte del cuerpo docente del eje de lenguas de la institución, fue posible verificar, en debates y reuniones del eje, divergencias entre los profesores de español y portugués con respecto a concepciones que guían la enseñanza en el aula de clase. Dichas divergencias hicieron surgir una inquietud en lo que concierne al trabajo con el texto literario en la enseñanza de Lengua Adicional (LA), por ello, el propósito de este estudio fue verificar si: 1) ¿La literatura está presente en las clases de lengua adicional (LA) de la UNILA?; 2) Caso de que no esté, ¿por qué razón los textos literarios no están siendo utilizados en las clases de ELA y PLA?; 3) Caso de que esté, ¿de qué manera está siendo utilizada? Según teóricos como Antonio Candido (2004), Guadalupe Jover (2007), Rildo Cosson (2014) y Michèle Petit (2009), la literatura nos hace más humanos, de esa manera, además de traer contribuciones para el aprendizaje de un nuevo idioma, el texto literario, al ser trabajado en la institución de acuerdo con una perspectiva crítica de enseñanza de LA, contribuiría también para la formación de lectores en la educación superior y para el cumplimiento de la misión y la vocación de la universidad. La UNILA, además de preocuparse con la calificación profesional de los estudiantes, también tiene como objetivo integrar América Latina y el Caribe a partir de la formación de ciudadanos comprometidos con encontrar soluciones a los problemas latinoamericanos (UNILA, 2012), algo más factible a partir de la sensibilización de los estudiantes en lo que se refiere a la realidad de estos pueblos. Se cree que eso puede ser alcanzado de forma más efectiva con la lectura de textos literarios de las diferentes culturas latinoamericanas y caribeñas. Esta fue una investigación de campo con un enfoque cuantitativo y cualitativo interpretativo, que también demandó una revisión de la literatura y un análisis documental. Para la recolección de datos, se aplicaron cuestionarios a los profesores de PLA y ELA de la universidad y a los estudiantes que asistieron a las asignaturas de LA en la institución y se recibieron en segundo semestre de 2018 y en el primero de 2019. Los resultados, obtenidos a partir del análisis de los cuestionarios y de los planes de cursos apuntan que la literatura no estuvo presente en una minoría de las asignaturas de LA de la UNILA. Sin embargo, llama la atención el hecho de que el texto literario, por veces, no es utilizado en razón de la priorización de textos del ámbito académico. Se entiende que hay espacio para que textos de diversas esferas se trabajen en las asignaturas de PLA y ELA, incluso los del ámbito literario. En situaciones en que el trabajo con la literatura ocurre, se identificó que dicho trabajo, en ciertos casos, ocurre basado en una perspectiva de literacidad crítica, ya en otros, el texto literario parece servir como pretexto a la enseñanza de contenidos lingüísticos, práctica a ser repensada a fin de promover la formación crítica anhelada por la UNILA.
Keywords: Literatura
Educação literária
Língua adicional
UNILA
Literatura
Educación literaria
Lengua adicional
UNILA
CNPq areas: Linguagem e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: RIBEIRO, Bruna Otani. A literatura nas aulas de português e espanhol como língua adicional no ensino superior da UNILA. 2021. 234 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5655
Issue Date: 9-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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