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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5617
Tipo do documento: Dissertação
Title: A lírica subalterna em canções feministas na América Latina: um feminismo unido pela emancipação de todas
Other Titles: La lírica subalterna en canciones feministas en Latinoamérica: un feminismo unido por la emancipación de todas
Autor: Alves, Lidiane Cossetin 
Primeiro orientador: Fiuza, Adriana Aparecida de Figueiredo
Primeiro membro da banca: Fiuza, Adriana Aparecida de Figueiredo
Segundo membro da banca: Pereira, Diana Araujo
Terceiro membro da banca: Cruz, Antonio Donizeti da
Resumo: Nesta pesquisa é apresentada uma análise sobre as letras de canções latino-americanas feministas, objetivando o estudo de artistas latino-americanas e suas produções que contenham reflexões sobre denúncia social e que promovam questionamentos acerca da busca pela emancipação e decolonização da mulher, sob a ótica dos feminismos decoloniais latino americanos. Dentre as artistas e canções selecionadas, encontram-se: Krudas Cubensi – “Mi cuerpo es mío” (2014), Ana Tijoux – “Antipatriarca” (2014) e Elza Soares – “Deus há de ser” (2018), “O que se cala” (2018) e “Dentro de cada um” (2018). As seguintes questões incitadoras compõem esta pesquisa: “Como se caracterizam as subalternações das artistas das canções selecionadas neste corpus em seus contextos sociais, culturais e históricos?”; “Em que passo as canções apresentam a retomada de voz destas mulheres em seus contextos?”; e, “Como os movimentos feministas são apresentados nessas canções contemporâneas latino-americanas?”. Assim, busca-se compreender o contexto sociocultural dessas artistas, como sujeitas latino americanas; realizam-se os levantamentos dos conteúdos temáticos e dos recursos estilísticos da linguagem poética e artística explorados pelas cantoras em suas canções; e, relacionam-se os conteúdos temáticos aos formais, observando a crítica expressa nas canções e sua relação com a questão das sujeitas subalternas latino-americanas, por meio dos estudos feministas. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. Para que se estabeleçam os conteúdos poéticos de canções, compreendidas como lírica subalterna latino americana, busca-se Borges (2000), Bosi (2010), Candido (1996), Ludmer (2014) e Paz (1982). Posteriormente, para o entendimento dos contextos nos quais as artistas se inserem e aos quais referenciam em suas líricas subalternas, parte-se de uma reflexão acerca da história e constituição das latino-americanas, com base em Canclini (2011), Todorov (2010), Hall (2003) e Santiago (2000); ainda enfatizando-se a decolonialidade latino-americana feminista por meio de Duarte (2003), Hollanda (2019a) e Lorde (2019c, 20149d). Em seguida, abordam-se as particularidades das canções dessas artistas, que englobam discussões sobre os movimentos feministas decoloniais, recorrendo-se a Adichie (2015, 2021), Anzaldúa (2019b), Bairros (2020), Bandeira (2019a), Berth (2019), Biroli (2014a, 2014b), Carneiro (2019b), Gonzalez (2019b, 2020), Hollanda (2020), Louro (1997, 2019), Lorde (2019c, 2019d), Lugones (2020), Preciado (2019b), Ribeiro (2019), entre outras. A partir das constatações alcançadas acerca das sujeitas subalternas simbolizadas em canções de artistas latino-americanas, compreende-se que, ao ocuparem seus espaços e vozes, tais sujeitas artistas revelam um acentuado caráter crítico feminista em relação às problemáticas sociais atuais latino-americanas, no sentido de emanciparem-se de modelos coloniais, patriarcais e machistas, oportunizando demais emancipações a outras mulheres.
Abstract: En esta investigación se presenta un análisis sobre las letras de las canciones latinoamericanas feministas, objetivando el estudio de artistas latinoamericanas y sus producciones que contengan reflexiones sobre la denuncia social y que fomenten cuestionamientos acerca de la búsqueda por la emancipación y decolonización de la mujer, bajo la óptica de los feminismos decoloniales latinoamericanos. Entre las artistas y canciones seleccionadas, se encuentran: Krudas Cubensi – “Mi cuerpo es mío” (2014), Ana Tijoux – “Antipatriarca” (2014) y Elza Soares – “Deus há de ser” (2018), “O que se cala” (2018) y “Dentro de cada um” (2018). Las siguientes cuestiones incitadoras componen esta investigación: “¿Cómo se caracterizan las subalternidades de las artistas de las canciones seleccionadas en este corpus en sus contextos sociales, culturales e históricos?”; “¿En qué paso las canciones presentan la retomada de voz de estas mujeres en sus contextos?”; y, “¿Cómo los movimientos feministas son presentados en esas canciones contemporáneas latinoamericanas?”. Así, se busca comprender el contexto sociocultural de esas artistas, como sujetas latinoamericanas; se realizan los levantamientos de los contenidos temáticos y de los recursos estilísticos del lenguaje poético y artístico explotados por las cantantes en sus canciones; y, se relacionan los contenidos temáticos con los formales, observando la crítica expresa en las canciones y su relación con la cuestión de las sujetas subalternas latinoamericanas, por medio de los estudios feministas. El trabajo se caracteriza como una investigación cualitativa, de cuño bibliográfico. Para que se establezcan los contenidos poéticos de las canciones, comprendidas como lírica subalterna latinoamericana, se busca Borges (2000), Bosi (2010), Candido (1996), Ludmer (2014) y Paz (1982). Posteriormente, para el entendimiento de los contextos en los cuales las artistas se insertan y a los cuales referencian en sus líricas subalternas, se parte de una reflexión acerca de la historia y constitución de las latinoamericanas, con base en Canclini (2011), Todorov (2010), Hall (2003) y Santiago (2000); también enfatizándose la decolonialidad latinoamericana feminista por medio de Duarte (2003), Hollanda (2019a) y Lorde (2019c, 2019d). En secuencia, se abordan las particularidades de las canciones de esas artistas, que engloban discusiones sobre los movimientos feministas decoloniales, recorriendo a Adichie (2015, 2021), Anzaldúa (2019b), Bairros (2020), Bandeira (2019a), Berth (2019), Biroli (2014a, 2014b), Carneiro (2019b), Gonzalez (2019b, 2020), Hollanda (2020), Louro (1997, 2019), Lorde (2019c, 2019d), Lugones (2020), Preciado (2019b), Ribeiro (2019), entre otras. Partiendo de las constataciones alcanzadas sobre las sujetas subalternas simbolizadas en canciones de artistas latinoamericanas, se comprende que, al ocuparen sus espacios y voces, tales sujetas artistas revelan un acentuado carácter crítico feminista relativo a las problemáticas sociales actuales latinoamericanas, en el sentido de emanciparse de los modelo coloniales, patriarcales y machistas, posibilitando demás emancipaciones a otras mujeres.
Keywords: Canção latino-americana
Lírica subalterna latino-americana
Decolonização
Feminismo(s) Decolonial(is)
Sujeitas latino-americanas
Canción latinoamericana
Lírica subalterna latinoamericana
Decolonización
Feminismo(s) Decolonial(es)
Sujetas latinoamericana
CNPq areas: Linguagem e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: ALVES, Lidiane Cossetin. A lírica subalterna em canções feministas na América Latina: um feminismo unido pela emancipação de todas. 2021. 192 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5617
Issue Date: 22-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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