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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5614
Tipo do documento: Tese
Title: Saúde e gravidez na adolescência nas concepções dos professores de Ciências: uma análise socioepistêmica à luz de Bourdieu
Other Titles: Health and Pregnancy in Adolescence by Science Teachers' Conceptions: a Socio-epistemic Analysis according to Bourdieu
Autor: Reis, Alessandra Crystian Engles dos 
Primeiro orientador: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Primeiro membro da banca: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Segundo membro da banca: Cunha, Márcia Borin da
Terceiro membro da banca: Rizzotto, Maria Lucia Frizon
Quarto membro da banca: Zompero, Andreia de Freitas
Quinto membro da banca: Missio, Lourdes
Resumo: Este estudo contextualiza distintas explicações sobre saúde ao longo da história humana, com ênfase para as concepções restrita e ampliada. A concepção restrita centra-se nos aspectos biológicos, enquanto para a ampliada, a saúde é compreendida como direito humano, resultado das condições de vida. A gravidez na adolescência foi observada e analisada, enquanto fenômeno biológico e social que ocorre no corpo da mulher. Considerou-se a formação em sexualidade do professor de Ciências, por ser intrínseca à saúde, e este por tradicionalmente trabalhar a Educação em Saúde (ES) em sua disciplina. Definiu-se como questão de pesquisa, ‘Com qual concepção de saúde-doença o professor de Ciências compreende e aborda a gravidez na adolescência em sua prática docente?’ Objetivando identificar e analisar as concepções de saúde-doença de professores de Ciências, de um Núcleo Regional de Educação do Oeste do Paraná, com base nas reflexões de sua prática docente acerca da gravidez na adolescência. Este estudo aconteceu após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, e Parecer favorável nº 3.200.121. Contou com a participação de 17 professores, agentes de pesquisa, dentre esses, dez deles além de responder ao questionário on-line, também foram entrevistados. A partir da abordagem de pesquisa qualitativa e da sociologia de Bourdieu como marco teórico metodológico, foi desenvolvida a Análise Socioepistêmica (ASE), compreendida por três etapas representadas por Esquemas Heurísticos de Análises (A, B e C) com a identificação de Constructos Analíticos (CA) Campo, Habitus, Capital Cultural e Violência Simbólica, através de Indicadores Constructais (IC) contidos nas escritas e falas. Foram constituídos, a priori, três Eixos de Domínios Temáticos: 1- Disciplina de Ciências e saúde: uma compreensão da gravidez na adolescência; 2- A saúde para o professor de Ciências: concepções ampla e restrita; 3- Saúde e gravidez no âmbito das relações biopsicossociais entre meninos e meninas na perspectiva do professor de Ciências. Identificou-se que a concepção restrita encontra-se estruturada no microcosmo escolar, o qual é influenciado por forças conceituais externas ao campo, compreendendo a pessoa centrada no corpo, em suas manifestações e relações. O professor de Ciências, de posse do habitus escolar, tem incorporado essa concepção que reforça a arquitetura desse campo, em sua relação para com a abordagem em ES. O adolescente, agente dominado nos vários e diversos campos, apresenta dificuldade de vivenciar seus direitos, vítima de violência simbólica, inclusive no campo escolar, com a exclusão da educação sexual. Tímidas tentativas de rupturas do professor de Ciências emergem no campo escolar, as quais tendem à concepção ampla de saúde, em que o direito de cidadania foi por vezes considerado. Contudo, a educação sexual não é prestigiada na prática desse campo, apesar de parecer integrada ao espaço escolar. O estudante influenciado pelos diversos campos que transita, com ênfase para o familiar quando repleto de capital cultural moralizado, reproduz a lógica parental e contribui para retroalimentar a censura sobre a sexualidade, inclusive sobre seu ensino no campo escolar.
Abstract: This study contextualizes the different health conceptions throughout human history, whose emphasis was on both restricted and broad ones. The restricted conception focuses on biological aspects, while for the extended one, health is understood as a human right, a result of living conditions. Teenage pregnancy has also been observed and analyzed as a biological and social phenomenon that occurs in woman's body. Therefore, sexuality education of a Science teacher was considered as intrinsic to health, and such teacher as well since he/ she traditionally works with Health Education (HE) as a subject. According to this context, it was defined as a research question, 'With which conception of health/disease does the Science teacher understand and address teenage pregnancy in his/her teaching practice?' Thus, this research aimed at identifying and analyzing the conceptions of health/disease of Science teachers, from a Regional Education Center in Western Paraná, based on their teaching practice about teenage pregnancy. This study took place after an approval by the Ethics Committee for Research in Human Beings of the Western Paraná State University – Unioeste, and assent nº 3.200.121. There were 17 teachers, agents of this research, and ten of them answered the online quiz were also interviewed. Based on this qualitative approach study and on Pierre Bourdieu's sociology as a methodological theoretical framework, a Socio-Epistemic Analysis (SEA) was developed in three stages represented by Heuristic Analysis Schemes (A, B and C) with the identification of Analytical Constructs (AC) Field, Habitus, Cultural Capital and Symbolic Violence, by Constructal Indicators (CI) present in the writings and speeches. Thereunto, a priori, three Axes of Thematic Domains were created: 1- Discipline of Science and Health: teenage pregnancy understanding; 2- Health for the Science teacher: broad and restricted conceptions; 3- Health and pregnancy in the context of biopsychosocial relationships among boys and girls from a Science teacher’s viewpoint. It was identified that the restricted conception is structured in the school microcosm, which is influenced by conceptual forces that are external to the field, comprising the person focused on the body, her/his manifestations and relationships. When the Science teacher has the school habitus, he/she has also assumed this concept of health that reinforces the architecture of this field, perceived in his/her relationship with the approach in HE. An adolescent is an agent subdued in various and diverse fields, thus, he/ she experiences some rights with difficulty, since she/ he is a victim of symbolic violence, and also at the school field, with the absence of sexual education. Some apprehensive attempts of ruptures by the Science teacher emerge in the school field, which tend towards a broaden concept of health, in which the citizenship right was sometimes considered. However, sexual education practice is not prestigious in this field, despite it seems to be integrated into the school space. The student, when influenced by the diverse fields that he/she goes through, with emphasis on the familiar one, when full of moralized cultural capital, reproduces the parental logic and contributes to feedback censorship on sexuality, including on its teaching in the school field.
Keywords: Sociologia de Bourdieu
Concepção de Saúde
Gravidez na Adolescência
Ensino de Ciências
Bourdieu's Sociology
Health Conception
Teenage pregnancy
Science teaching
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: REIS, Alessandra Crystian Engles dos. Saúde e gravidez na adolescência nas concepções dos professores de Ciências: uma análise socioepistêmica à luz de Bourdieu. 2021. 478 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5614
Issue Date: 14-Jul-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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