Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJankoski, Joslei Aparecida Hank-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2472416153683019por
dc.contributor.advisor1Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.contributor.referee1Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.contributor.referee2Souza Tasso, Ismara Eliane Vidal de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9440019707030477por
dc.contributor.referee3Corbari, Clarice Cristina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960312520904303por
dc.contributor.referee4Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.contributor.referee5Castela, Greice da Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.date.accessioned2021-10-08T19:00:45Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.identifier.citationJANKOSKI, Joslei Aparecida Hank. O ensino do processo de referenciação no 6º ano do Ensino Fundamental: progressão textual por anáfora. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5605-
dc.description.resumoNesta dissertação, relata-se pesquisa sobre o ensino do substantivo no livro didático de língua portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental e propõe-se trabalho de análise linguística com a finalidade de contribuir com o ensino da produção escrita. Teve-se como objetivo geral apresentar uma unidade didática sobre o ensino do substantivo como elemento que integra a progressão textual por anáfora, para o que foi considerado determinado livro didático para o desenvolvimento da pesquisa. À luz da teoria da referenciação, seguiu-se a perspectiva de que mecanismos linguísticos, especificamente substantivos, servem como pistas representativas na produção de textos. Desenvolveram-se revisão bibliográfica, análise de livro didático, elaboração e proposição de unidade didática, cujo enfoque é o ensino da referenciação anafórica por meio de substantivos no 6º ano do Ensino Fundamental. A base teórica desta pesquisa constitui-se em Antunes (2003; 2007), Koch (2000; 2003; 2005; 2018a; 2018b), Koch e Elias (2018), Marcuschi (2001; 2005a; 2005b; 2008; 2012), dentre outros. Verificou-se que a abordagem do substantivo, no livro didático, não considera os processos de retomada. Por isso, a proposta didática aqui constante enfoca a identificação do processo de referenciação no desenvolvimento de competência linguística dos alunos, não somente no ambiente escolar, mas também na sua vida como um todo, uma vez que se trata de um fenômeno de língua que indica pontos de vista do produtor do texto. Apresenta-se o substantivo como elemento que compõe estrutura sintática (o sintagma nominal), responsável em grande parte pela progressão textual. Portanto, sugere-se que a referenciação serve para demonstrar que o substantivo é elemento integrante dos juízos de valor que residem nos sentidos presentes nos textos.por
dc.description.abstractThis Master thesis reports a research on the approach of nouns in a Portuguese textbook for the 6th year of Elementary School and proposes linguistic analysis activities with the aim to contribute to the teaching of writing. The general objective is to present a didactic unit for addressing the noun as a constitutive element of textual progression by anaphora, and, for achieving this goal, we considered the results of a textbook analysis. In the light of the Reference theory, we followed the perspective that linguistic mechanisms, specifically the nouns, are important clues in written texts. We carried out bibliographic review and textbook analysis, based on which we developed a didactic unit for the 6th year of Elementary School, focusing on the use of nouns for anaphorical reference. Our theoretical framework is based on Antunes (2003; 2007), Koch (2000; 2003; 2005; 2018a; 2018b), Koch and Elias (2018), Marcuschi (2001; 2005a; 2005b; 2008; 2012), among others. We verified that the addressing of nouns proposed in the textbook does not consider the anaphorical processes. For this reason, the didactic proposition presented here focuses on the identification of the referencing process in the development of the students’ linguistic competence not only in the educational context, but also in their broad social context, since it is related to a linguistic phenomenon that indicates the text producer’s viewpoints. We present the noun as an element that constitutes a syntactic structure (the noun phrase) that is largely responsible for text progression. Therefore, we suggest that Reference serves to demonstrate that the noun is an element that convey value judgments in the meanings triggered in the texts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-10-08T19:00:45Z No. of bitstreams: 2 Joslei_Jankoski2021.pdf: 1974761 bytes, checksum: 07164187d76ff01f0faf08a5519c4878 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-08T19:00:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Joslei_Jankoski2021.pdf: 1974761 bytes, checksum: 07164187d76ff01f0faf08a5519c4878 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-05-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectSubstantivopor
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectNouneng
dc.subjectReferenceeng
dc.subject.cnpqLinguagem e Letramentopor
dc.titleO ensino do processo de referenciação no 6º ano do Ensino Fundamental: progressão textual por anáforapor
dc.title.alternativeThe teaching of reference processes in the 6th year of Elementary School: textual progression by anaphoraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joslei_Jankoski2021.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons