Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5598
Tipo do documento: Dissertação
Title: Tempo histórico, masculinidades e transgressão na obra Fight Club (1996)
Autor: Santos , Dyener 
Primeiro orientador: Ehrhardt, Marcos Luís
Primeiro coorientador: Antiqueira , Moisés
Primeiro membro da banca: Gruner, Clóvis Mendes
Segundo membro da banca: Schneider , Claércio Ivan
Terceiro membro da banca: Antiqueira , Moisés
Resumo: A seguinte pesquisa tem como proposta analisar e debater a obra literária Fight Club (1996), do escritor estadunidense Chuck Palahniuk, a partir de uma análise historiográfica Considerada como um clássico, bastante referenciada pelo filme homônimo de David Fincher, carrega elementos que representam o homem na sociedade estadunidense dos anos de 1990, de maneira irônica e crítica. Um dos personagens evidenciados como um modelo de masculinidade é Tyler Durden, alter ego do protagonista narrador e responsável por boa parte dos acontecimentos da trama. Quando Tyler diz que “apenas depois de perdermos tudo é que estaremos livres para fazermos qualquer coisa”, vê-se a proximidade de um sentido teleológico como no Cristianismo, enquanto teologia filosófica da história. Tyler diversas vezes é retratado não apenas como um ideal de homem a ser seguido, mas até mesmo como uma entidade que projeta suas expectativas buscando por um fim pós-caos, escatologicamente. O que os “macacos espaciais” e Tyler vivenciaram, enquanto indivíduos que compartilhavam do mesmo espaço de experiência, evidenciava, assim, a quebra ou a superação de uma masculinidade forjada pelo consumismo moderno, lançando expectativas referentes a um lugar perfeito indefinido. A problemática da pesquisa consiste em identificar se os modelos de masculinidades presentes em Fight Club, como uma literatura distópica, possibilitam compreender quais as noções de tempo histórico presentes na narrativa literária. O modelo de transformação social denotado no romance é o de um resgate do passado ou de esquecimento desse tempo histórico? Ou até mesmo da construção de um futuro enquanto horizonte a ser deslumbrado?
Abstract: The present research proposes to analyze and debate the literary work Fight Club (1996), by the North American writer Chuck Palahniuk, based on historical analysis. Considered as a classic, well-referenced by David Fincher’s film, it carries elements that ironically and critically represent man in the American society of the 90s. One of the characters evidenced as a model of manhood is Tyler Durden, who is the alter ego of the protagonist and narrator, and responsible for many events of the plot. When Tyler says that “it’s only after we’ve lost everything that we will be free to do anything”, it is possible to see the proximity of teleological meaning as in Christianity, as a philosophical theology of history. The character of Tyler is often portrayed not only as a role model man but as an entity that projects his expectations in search of a purpose to chaos, eschatologically. What the space monkeys and Tyler experience, as individuals who shared the same space of experience, thus evidenced the breaking or overcoming of a form of manhood forged by consumerism and modernity. Casting expectations regarding an undefined perfect place. The objective of the present research consists of identifying whether the manhood models present in Fight Club, as a dystopian work of literature, make it possible to understand the concept of historical time present in the literary narrative. Is the model of social transformation denoted in the novel, one of rescuing the past or forgetting that historical time? Or even the construction of a future to be dazzled?
Keywords: Clube da Luta
História
Literatura
Escatologia
Masculinidade
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: SANTOS, Dyener. Tempo histórico, masculinidades e transgressão na obra Fight Club (1996). 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5598
Issue Date: 2-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dyener_Santos_2021.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons