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https://tede.unioeste.br/handle/tede/5587
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Os saberes docentes e o trabalho de um grupo de professores de Ciências dos Anos Iniciais |
Other Titles: | The teaching knowledge and the work of a group of science teachers of the early years |
Autor: | Oliveira, Rosana Maria de ![]() |
Primeiro orientador: | Leite, Rosana Franzen |
Primeiro coorientador: | Beber, Silvia Zamberlan Costa |
Primeiro membro da banca: | Leite, Rosana Franzen |
Segundo membro da banca: | Beber, Silvia Zamberlan Costa |
Terceiro membro da banca: | Justina, Lourdes Aparecida Della |
Quarto membro da banca: | Stanzani, Enio de Lorena |
Resumo: | As discussões apresentadas neste trabalho, resultam de uma investigação de campo a fim de apurar informações sobre a constituição e mobilização dos saberes imprescíndiveis à prática docente. Para isto, partimos do seguinte objetivo: Compreender a mobilização de saberes docentes e outros aspectos relativos à docência em narrativas de professores de Ciências dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, de um Município do estado do Paraná. A pesquisa se deu por amostragem e contemplou 25 professores distribuidos de forma proporcional e aleatória ao número de escolas de cada região. Para delimitar o grupo amostral, recorremos a técnica de amostragem aleatória simples estratificada que nos permitiu, por meio de sorteio, selecionar os participantes. A pesquisa tem como principal aporte teórico autores como Gauthier et al. (1998), Pimenta (1999), Tardif (2014) entre outros, que discutem sobre as particularidades dos saberes docentes. Como abordagem metodológica, utilizamos a pesquisa narrativa, a qual nos possibilitou acessar os fatos rememorados do saber fazer pedagógico destes professores e assim, caracterizar suas práticas, além de promover, ao docente, momentos de reflexão sobre sua atividade profissional. Para obter as narrativas, realizamos uma entrevista com roteiro semiestruturado. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e o método investigativo. Utilizamos os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009) para o tratamento dos dados, que direcionou para resultados que elucidaram quais são os saberes docentes e como estão sendo mobilizados durante o desenvolvimento de atividades pedagógicas. A pesquisa revelou dintintos conhecimentos que o professor deve mobilizar para que o processo de ensino avance e traga resultados positivos na construção dos conceitos científicos. São conhecimentos adquiridos e reelaborados que se transformam em saberes durante a atuação docente, são portanto, saber manipular documentos curriculares durante o planejamento, saber planejar a aula de forma que instigue e prenda a atenção do aluno, saber elaborar atividades e materias que contribuam para um ensino efetivo e significativo, saber avaliar, entre tantos outros. A partir destes saberes evidenciados por meio da narrativa docente, constituimos categorias a priori e a posteriori. Os resultados de nossa análise ainda evidenciaram que os professores utilizam destes saberes, mas o fazem de forma parcial na medida que sua atividade profissional exige. Desta forma, firmamos nossa hipótese inicial de que os professores possuem sim determinados saberes, mas que não mobilizam todos eles em suas ações de planejamento e desenvolvimento de atividades. |
Abstract: | The discussions presented in thid work result from a field investigation in order to gather information about the constituition and mobilization of essential knowledge for teaching practice. For this, we started from the following objective: - Understand the mobilization of teaching knowledge and other aspects related to teaching in narratives of Science teachers from the Early Years of Elementary School I in a municipality in the state of Paraná. The reserch was carried out by sampling and included 25 teachers distributed proportionally and randomly to the number of school in each region. To delimit the sample group, we used the simple stratified random sampling technique that alloed us, through a draw, to select the participants. The research has as its main theoretical contribution authors such as Gauthier et al. (1998), Pimenta (1999), Tardif (2014) among athers, who discuss the particularities of knowledge in the teaching profession. As a methodological approach, we used the narrative research, which allowed us to access the remembered facts of the pedagogical know-how of these teachers and thus characterize their practices, in addition to promoting moments of reflection on their professional activity for the teacher. To obtain the narratives, we conducted an interview with a semi-stryctured script. The research is of a quali quantitative nature and the investigative method. We used the assumptions of Content Analysis (BARDIN, 2009) for the treatment of data, which led to results that elucidated what teaching knowledge is and how it is being mobilized during the development of pedagogical activities. The research revealed different knowledge that the teacher must mobilize for the teaching process to advance and bring positive results in the construction of scientific concepts. These are acquired and reworked knowledge that are transformed into knowledge during the teaching activity. They are, therefore, knowing how to manipulate curriculum documents during planning, knowing how to plan the class in a way that instigates and holds the student’s attention, knowing howto prepare activities and materials that contribute to a effective and meaningful teaching, knowing how to evaluate, among many others. From this knowedge evidenced through the teaching narrative, we constitute a priori and a posteriori categories. The results of our analysis also showed that teachers use this knowledge, but do so in a partial way as their professional activity requires. Thus, we established our initial hypothesis that teachers do have certain knowledge, but that they do not mobilize all of them in their planning and development activities. |
Keywords: | Ensino de Ciências Conhecimento docente Prática pedagógica Formação de professores Pesquisa Narrativa Science teaching Teaching knowledge Pedagogical practice Teacher training |
CNPq areas: | Educação em Ciências e Educação Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | OLIVEIRA, Rosana Maria de. Os saberes docentes e o trabalho de um grupo de professores de Ciências dos Anos Iniciais. 2021. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5587 |
Issue Date: | 9-Jul-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
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