Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5557
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Emanuela Bravo do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3333379715581309 | por |
dc.contributor.advisor1 | Corbari, Clarice Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7960312520904303 | por |
dc.contributor.referee1 | Corbari, Clarice Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7960312520904303 | por |
dc.contributor.referee2 | Kailer, Dircel Aparecida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4397872436640744 | por |
dc.contributor.referee3 | Busse, Sanimar | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6743779015422687 | por |
dc.contributor.referee4 | Sella, Aparecida Feola | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3297322988541357 | por |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T13:24:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Emanuela Bravo do. A representação da nasalização na escrita: uma proposta didática para o 2º ano do Ensino Fundamental. 2021. 77 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Letras (CVL) ) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5557 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação relata pesquisa qualitativa interpretativista sobre a representação gráfica da nasalização em português. O objetivo geral é apresentar uma proposta didática para o trabalho com a representação escrita da nasalização por alunos em fase de alfabetização. Para isso, com base nas formas de registro dos sons nasais em produções escritas de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Cascavel (PR), procedeu-se a leituras e reflexões sobre temas relacionados à alfabetização, ortografia e fonologia, a fim de subsidiar o desenvolvimento da proposta didática. O referencial teórico baseia-se em estudos de autores como Ferreiro (1992), Ferreiro e Teberosky (1999), Abaurre, Fiad e Mayrink Sabinson (1997), Capistrano (2007) e Lemle (2009), entre outros, para a caracterização do processo de alfabetização; Cagliari (1992, 2002) e Morais (2000, 2003), entre outros, para as reflexões sobre o ensino de ortografia; e Camara Jr. (1991), Battisti (1997), Ferreira e Correa (2010), Battisti e Vieira (2014) e Albertini (2017), entre outros, para o entendimento da nasalização em português e suas implicações na aquisição da escrita. Com relação aos dados coletados, os registros que não estavam em conformidade com a norma ortográfica foram classificados com base nas categorias propostas por Ferreira e Correa (2010): a) omissão do marcador de nasalização; b) substituição do marcador de nasalização por outro; c) emprego de mais de um marcador de nasalização; d) substituição não relacionada à nasalização; e) modificações nas palavras. A análise forneceu elementos para a elaboração de atividades destinadas ao trabalho sistemático com os diferentes marcadores dos sons nasais, não apenas das vogais nasais ou nasalizadas, mas também da consoante nasal palatal NH. Espera-se, com a pesquisa, contribuir para o ensino de Língua Portuguesa nas séries iniciais no tocante à apropriação da norma ortográfica, com especial atenção à representação da nasalização. | por |
dc.description.abstract | This Master thesis reports a qualitative interpretivist research on the written representation of nasalization in Portuguese. The general aim was to present a didactic proposition for addressing the written representation of nasalization by students during the writing acquisition process. For achieving this goal, based on the forms of representing the nasal sounds in writing by students of the 2nd year of Elementary School of a municipal school in Cascavel (Paraná, Brazil), readings and reflections on themes related to literacy (writing acquisition), spelling and phonology were carried out, in order to support the development of the didactic material. The theoretical framework is based on studies carried out by authors such as Ferreiro (1992), Ferreiro and Teberosky (1999), Abaurre, Fiad and Mayrink-Sabinson (1997), Capistrano (2007) and Lemle (2009), among others, for the characterization of the writing acquisition process; Cagliari (1992, 2002) and Morais (2000, 2003), among others, for the reflections on the teaching of spelling; and Camara Jr. (1991), Battisti (1997), Ferreira and Correa (2010), Battisti and Vieira (2014) and Albertini (2017), among others, for the understanding of nasalization in Portuguese and its implications in the acquisition of writing. In relation to the data collected, the students’ records that deviated from the orthographic standard were classified based on the categories proposed by Ferreira and Correa (2010): a) omission of the nasalization marker; b) replacement of one nasalization marker by another; c) use of more than one nasalization marker; d) substitution unrelated to nasalization; e) changes in words. The analysis provided elements for the development of activities aimed at the systematic approach to the different nasalization markers, not only the ones related to the nasal or nasalized vowels, but also the nasal palatal consonant NH. It is expected that this research contributes to the teaching of Portuguese for the earlier grades regarding the appropriation of the standard orthography, with special attention to the representation of nasalization. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-09-16T13:24:32Z No. of bitstreams: 2 Emanuela_Nascimento2021.pdf: 807753 bytes, checksum: 1516af31c38759a16cbb13d8b46600a4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-16T13:24:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Emanuela_Nascimento2021.pdf: 807753 bytes, checksum: 1516af31c38759a16cbb13d8b46600a4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-06-21 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (CVL) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Ensino Fundamental | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Representação da nasalização | por |
dc.subject | Língua Portuguesa | por |
dc.subject | Elementary School | eng |
dc.subject | Writing acquisition | eng |
dc.subject | Representation of nasalization | eng |
dc.subject | Portuguese | eng |
dc.subject.cnpq | Linguagens e Letramentos | por |
dc.title | A representação da nasalização na escrita: uma proposta didática para o 2º ano do Ensino Fundamental | por |
dc.title.alternative | The representation of nasalization in writing: a didactic proposition for the 2nd year of Elementary School | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Emanuela_Nascimento2021.pdf | 788.82 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License