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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5543
Tipo do documento: Tese
Title: A complexidade nas relações entre saúde e agrotóxicos apresentadas por estudantes de escolas do campo: incursões no ensino de ciências e na cultura local
Other Titles: The complexity in the relationship between health and pesticides presented by students from rural schools: incursions in Science education and in local culture
Autor: Garcia, Simone Domingues 
Primeiro orientador: Strieder, Dulce Maria
Primeiro membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Segundo membro da banca: Justina, Lourdes Aparecida Della
Terceiro membro da banca: Gouvea, Leda Aparecida Vanelli Nabuco de
Quarto membro da banca: Fernandes, Carolina dos Santos
Resumo: As escolas do campo representam um importante espaço de discussão de temas relevantes para a sociedade e que fazem parte da realidade vivenciada pelos estudantes, como a utilização dos agrotóxicos. A abordagem dessa temática tornou se mais comum e abrangente para diferentes áreas, como ensino e saúde, devido ao crescimento do agronegócio no país e por representar um fator econômico e social significativo, com influências diretas na saúde e no conceito de saúde formado pela população. Sendo assim, as escolas do campo são diretamente influenciadas por estarem situadas em espaços de produção rural. Além disso, a legislação vigente destaca a necessidade de serem abordadas problemáticas que fazem parte do contexto no currículo dessas escolas, para instigarem o senso crítico, juntamente com possibilidades de enxergarem o campo como espaço de pesquisas. Diante desse cenário, esta pesquisa busca compreender as concepções dos adolescentes referentes à temática dos agrotóxicos e sua influência na saúde, e o campo de pesquisa foram as escolas estaduais do campo da região Oeste do Paraná. Utilizou se a metodologia descritiva e qualitativa, com a Análise Textual Discursiva. Anteriormente à construção dos dados, foi construído um instrumento para teste piloto, submetido em uma escola do campo de outra região. Após a primeira análise desse intrumento, foram selecionados cinco pesquisadores de diferentes instituições de ensino e área de atuação para que avaliassem o instrumento, com sugestões de mudanças e adequações. Após essa fase, realizou-se a construção de dados com estudantes de quatro escolas do campo da região oeste, com entrevistas coletivas gravadas e registro escrito. Na análise dos dados, foram construídas categorias intituladas: relação entre saúde e agrotóxicos, diálogo entre ensino e saúde, controvérsia e contradição na abordagem da temática dos agrotóxicos e ensino pela pesquisa como ferramenta de mudança. A análise indicou que os estudantes demonstraram identificação das problemáticas regionais, como a utilização de agrotóxicos, porém, a compreensão de saúde como parte da realidade deles e construída de forma coletiva precisa ser mais discutida e problematizada nos espaços escolares. A importância do ensino pela pesquisa nas escolas foi algo que emergiu e apresentou-se como relevante, já que possibilita um olhar mais crítico para problemáticas controversas, como a relacionada aos agrotóxicos. Assim, o ensino de ciências age de forma significativa ao considerar a importância de trazer a saúde e atuar na conexão de assuntos que contemplem a saúde e sua complexidade, bem como o papel dos profissionais na interação dialética escola-sociedade.
Abstract: Rural schools represent an important space for discussing topics relevant to society and that are part of the reality experienced by students, such as the use of pesticides. The approach to this theme has become more common and comprehensive in different areas, such as education and health, due to the growth of agribusiness in the country and because it represents a significant economic and social factor, with direct influences on health and on the concept of health formed by the population. Thus, rural schools are directly influenced by being located in rural production areas. In addition, current legislation highlights the need to address issues that are part of the context in the curriculum of these schools, in order to instigate critical thinking, together with possibilities to see the field as a space for research. Inserted in this scenario, this research aims to understand the teenagers conceptions regarding the topic of pesticides and their influence on health, and the research field was the state schools in the countryside of the western region of Paraná. Descriptive and qualitative methodology was used, with Discursive Textual Analysis. Prior to the construction of the data, an instrument was built for pilot testing, submitted to a rural school in another region. After the first analysis of this instrument, five researchers from different educational institutions and fields of activity were selected to evaluate the instrument, with suggestions for changes and adjustments. After this phase, data was constructed with students from four rural schools in the western region, with recorded collective interviews and written records. In the data analysis, categories were constructed entitled: relationship between health and pesticides, dialogue between education and health, controversy and contradiction in the approach to the topic of pesticides, and teaching through research as a tool for change. The analysis indicated that students demonstrated identification of regional problems, such as the use of pesticides, however, the understanding of health as part of their reality and collectively constructed needs to be further discussed and problematized in school spaces. The importance of teaching through research in schools was something that emerged and presented itself as relevant, as it allows for a more critical look at controversial issues, such as that related to pesticides. Thus, science education acts significantly when considering the importance of bringing health and acting in the connection of issues that address health and its complexity, as well as the role of professionals in the dialectical interaction between school and society.
Keywords: Educação do campo
Ensino de ciências
Educação em saúde
Agrotóxicos
Enfermagem
Rural education
Science teaching
Health education
Pesticides
Nursing
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: GARCIA, Simone Domingues. A complexidade nas relações entre saúde e agrotóxicos apresentadas por estudantes de escolas do campo: incursões no ensino de ciências e na cultura local. 2021. 192 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5543
Issue Date: 14-May-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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