Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBaldo, Lysiane Cassia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8082132157439386por
dc.contributor.advisor1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee2Rosseto, Robson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2190838870076391por
dc.contributor.referee3Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee4Diniz, Alai Garcia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1533451239385381por
dc.date.accessioned2021-07-19T14:22:54Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.citationBALDO, Lysiane Cassia. Tudo Ressoa: vozes e dramaturgias da memória autoficcional no teatro performativo. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5471-
dc.description.resumoPor meio da evolução de inúmeras proposições teóricas e práticas nos estudos que trazem o ator/performer para o centro da discussão dos processos de criação, os contornos do teatro contemporâneo vão sendo permeados pela performatividade, em que os limites da teatralidade são explorados e, em alguns casos, até mesmo colocados em xeque. O teatro dramático já não consegue mais abarcar as necessidades das experimentações cênicas, que se ampliam em suas formas de expressão e apontam novos horizontes. Essas novas possibilidades para a cena acarretam transformações estruturais para o campo da criação dramatúrgica e um alargamento do conceito de dramaturgia se faz necessário. Nesta direção, o trabalho sobre o “eu” é evidenciado nos processos de criação de um teatro performativo, que fricciona as fronteiras entre o real e o ficcional e que têm a memória como centro dos procedimentos criativos do ator/performer. Neste caminho surge o tema central: dramaturgias da memória autoficcional no teatro performativo. Sob estes pressupostos e, tomando como corpus trabalhos artísticos de relevância nesta temática e referências nas artes da cena, o objetivo é compreender como a dramaturgia da memória se constrói nos processos de criação dos espetáculos Kintsugi: 100 memórias (2019) do Lume Teatro e Stabat Mater (2019) da atriz Janaina Leite e investigá-la também sob a ótica de uma experiência prática de criação cênica e dramatúrgica. Para tanto, os seguintes questionamentos são levantados: sob quais perspectivas a memória é configurada nestes espetáculos/obras? Como os limites entre o “real” e o ficcional são definidos nestes trabalhos cênicos? A metodologia empregada é a da literatura comparada nas análises texto/cena/performatividade com vistas aos processos de composição. O escopo teórico perpassa os eixos nucleares: dramaturgia, memória, autoficção e performatividade, delimitando-se, principalmente, nos seguintes autores: Hans-Thies Lehmann (1944- ), Renato Cohen (1956-2003), Josette Féral (1949-), Henri-Bergson (1859-1941), dentre outros. O processo de investigação cênica autoficcional da autora é relatado na última seção como um desdobramento, uma compreensão que perpassa seu ‘corpo-memória’ na construção de uma ‘dramaturgia da memória’ que, ao nascer na cena, chega ao texto.por
dc.description.abstractAccording to the development of several theoretical and practical propositions in some studies that lead the actor/performer to the focus of discussion of creative processes, profiles of contemporary theater are applied by performativity, in which the limits of theatricality are explored and, in some cases, even put in check. Dramatic theater can no longer embrace the needs of scenic experiments, which wide up in their forms of expression and point toward new horizons. The new possibilities for the scene bring structural changes to the field of dramaturgical creation and an expansion of dramaturgy concept is crucial. Thus, this study regarding “Me myself” is evidenced along the creating processes of a performative theater, which touches the boundaries between real and fictional and whose memory is at the core of the creative procedures of the actor/performer. According to this path, the central theme of this research comes out: dramaturgy of self-fictional memory in performative theater. Based on these assumptions and, taking as its corpus some artistic works of relevance in this theme and references in the performing arts, the objective is to understand how dramaturgy of memory is built along the creating processes of Kintsugi shows: 100 memories (2019) of Lume Teatro and Stabat Mater (2019) by actress Janaina Leite and to investigate it also from the perspective of a practical experience of scenic and dramaturgical creation. Therefore, the following questions were raised: from what perspectives has memory been set up in these shows/works? How can limits between “real” and fictional be defined in these scenic works? The methodology applied was based on the compared literature in text/ scene/ performativity analyses for composition processes. The theoretical scope pervades the core axes: dramaturgy, memory, self-fiction and performativity, delimiting itself mainly on the following authors: Hans-Thies Lehmann (1944- ), Renato Cohen (1956-2003), Josette Féral (1949-), Henri-Bergson (1859- 1941), among others. The author's self-fictional scenic investigation process is reported in the last chapter as a deployment, an understanding that pervades her body-memory in a ‘memory dramaturgy’ construction that, when is born in the scene, reaches the text.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-07-19T14:22:54Z No. of bitstreams: 2 Lysiane_Baldo2021.pdf: 2774257 bytes, checksum: 5ba6aa3b9ac270d8046ce1b21e40a9cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-19T14:22:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Lysiane_Baldo2021.pdf: 2774257 bytes, checksum: 5ba6aa3b9ac270d8046ce1b21e40a9cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDramaturgia da memóriapor
dc.subjectAutoficçãopor
dc.subjectTeatro performativopor
dc.subjectProcessos de criaçãopor
dc.subjectTeatro contemporâneopor
dc.subjectDramaturgy of memoryeng
dc.subjectSelf-fictioneng
dc.subjectPerformative theatereng
dc.subjectCreation processeseng
dc.subjectContemporary theatereng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleTudo Ressoa: vozes e dramaturgias da memória autoficcional no teatro performativopor
dc.title.alternativeEverything Resounds: voices and dramaturgy of selffictional memory in performative theatereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lysiane_Baldo2021.pdf2.71 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons