Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5469
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva Filho, Marcelo Nicomedes dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6104635609099598por
dc.contributor.advisor1Soares, Alexandre Sebastião Ferrari-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323106437650213por
dc.contributor.referee1Soares, Alexandre Sebastião Ferrari-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323106437650213por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.contributor.referee3Garcia, Dantielli Assumpção-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595437339696603por
dc.contributor.referee4Neckel, Nádia Régia Maffi-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5132027829423745por
dc.contributor.referee5Rodrigues, Marlon Leal-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3873047991235324por
dc.date.accessioned2021-07-19T13:01:10Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Marcelo Nicomedes dos Reis. “EU CANTO PRA SÃO JOÃO E TU PRA PAJÉ”: uma análise da construção de religiosidades nas toadas de Bumba Meu Boi Sotaque de Matraca (Ilha). 2021. 221 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5469-
dc.description.resumoExiste Bumba meu boi em muitos estados brasileiros, às vezes com esse nome ou com variações, como Cavalo Marinho na Paraíba, Boi de Mamão em Santa Catarina, Boi Calemba no Rio Grande do Norte, Bumba de Reis no Espírito Santo e no Amazonas e Pará, como Boi-Bumbá. No Maranhão, o Bumba meu boi apresenta peculiaridades que não são vistas nos outros estados, como a divisão por estilos ou, como chamam os maranhenses, sotaques. Esses Sotaques têm por finalidade organizar a diversidade do Bumba meu boi. As divisões são feitas levando em consideração ritmo musical, indumentária, personagens e forma de se apresentarem, estabelecendo a divisão em cinco principais sotaques que são: Matraca (Ilha), Guimarães (Zabumba), Baixada (Pindaré), Costa de Mão e Orquestra. Levando em consideração a ligação do Boi com a religião, mais especificamente no sotaque de Matraca. Nossa pesquisa tem por objetivo geral analisar como relações, incorporações e conflitos constroem, discursivamente, religiosidades nos grupos de Bumba meu boi do Maranhão, no Sotaque de Matraca (Ilha). Utilizamos como critério para a escolha do corpus, as toadas e um documentário, que são materialidades com que o discurso se materializa em nossa pesquisa, pelo entrecruzamento do audiovisual com o linguístico. Dessa forma, optamos por analisar o material dos três principais grupos de Bumba meu boi do sotaque de Matraca: Maioba, Maracanã e Ribamar. Nossa opção ocorreu por ser, dentre os sotaques, aquele que apresenta traços bem marcantes do índio e do negro. Contudo, a presença da cultura do branco compõe a constituição deste sotaque, e isso movimenta sujeitos e sentidos por meio do jogo de forças que constitui a construção das religiosidades no Bumba meu boi. Dividimos as sequências discursivas em três grupos principais e um grupo secundário. No grupo principal estão as toadas dos Bois da Maioba, Maracanã e Ribamar, no grupo secundário, toadas dos outros sotaques, bem como sequências discursivas de outros materiais como poemas e letras de música que corroboram para que possamos demonstrar regularidades, aproximações e distanciamentos entre os discursos que atravessam aquelas materialidades significantes. A divisão ficou organizada da seguinte forma: SD(n)Maioba, SD(n)Maracanã e SD(n)Ribamar, para o grupo principal, para o grupo secundário, SD(n)Outros, onde temos sequências discursivas do tipo SD1Maioba, SD2Maracanã e SD3Ribamar. A sequência numérica segue de forma cronológica mudando somente a identificação do Boi a que ela pertence, já que são todos do mesmo sotaque, no primeiro grupo. No grupo secundário, segue a ordem crescente (SD4Outros), onde o Outros se relaciona às toadas de outros sotaques e textos que completam o corpus de análise. Para analisar este corpus heterogêneo, nos amparamos na Análise de Discurso pecheutiana. Com isso mobilizamos algumas categorias de análise como ideologia, memória, interdiscurso, formação discursiva, formação ideológica, dentre outros. Para tanto, nos apoiamos, principalmente, nas pesquisas de Pêcheux (1993, 1995, 2002, 2009, 2010, 2011, 2017), Orlandi (2007, 2011, 2012, 2015), Indursky (2011, 2013), Mariani (1998), além de outros autores que seguem essa mesma linha epistemológica.por
dc.description.abstractThere is Bumba meu boi in many Brazilian states, sometimes with that name or with variations, such as Cavalo Marinho in Paraíba, Boi de Papao in Santa Catarina, Boi Calemba in Rio Grande do Norte, Bumba de Reis in Espírito Santo and Amazonas and Pará , like Boi-Bumbá. In Maranhão, Bumba meu boi has peculiarities that are not seen in other states, such as the division by styles or, as the Maranhenses call it, accents. These Accents are intended to organize the diversity of Bumba meu boi. The divisions are made taking into account musical rhythm, clothing, characters and way of presenting themselves, establishing the division into five main accents which are: Matraca (Island), Guimarães (Zabumba), Baixada (Pindaré), Costa de Mão and Orchestra. Taking into account the Boi's connection with religion, more specifically the Matraca accent. Our research has as general objective to analyze how relationships, incorporations and conflicts build, discursively, religiosities in the groups of Bumba meu boi do Maranhão, in Sotaque de Matraca (Ilha). We used as a criterion for choosing the corpus, the songs and a documentary, which are materialities with which the discourse materializes in our research, through the intersection of audiovisual and linguistic. Thus, we chose to analyze the material of the three main groups of Bumba meu boi with the Matraca accent: Maioba, Maracanã and Ribamar. Our choice was because it is, among the accents, the one with very strong Indian and black traits. However, the presence of white culture composes the constitution of this accent, and this moves subjects and senses through the play of forces that constitutes the construction of religiosities in Bumba meu boi. We divided the discursive sequences into three main groups and a secondary group. In the main group are the tunes of Bois da Maioba, Maracanã and Ribamar, in the secondary group, tunes from other accents, as well as discursive sequences from other materials such as poems and lyrics that corroborate so that we can demonstrate regularities, approximations and distances between the discourses that cut across those significant materialities. The division was organized as follows: SD(n)Maioba, SD(n)Maracanã and SD(n)Ribamar, for the main group, for the secondary group, SD(n)Others, where we have discursive sequences of the type SD1Maioba, SD2Maracanã and SD3Ribamar. The numerical sequence follows chronologically, changing only the identification of the Ox to which it belongs, as they are all of the same accent, in the first group. In the secondary group, it follows the ascending order (SD4Outros), where Others is related to the tunes of other accents and texts that complete the corpus of analysis. To analyze this heterogeneous corpus, we rely on the Pecheutian Discourse Analysis. Thus, we mobilize some categories of analysis such as ideology, memory, interdiscourse, discursive formation, ideological formation, among others. Therefore, we rely mainly on the researches of Pêcheux (1993, 1995, 2002, 2009, 2010, 2011, 2017), Orlandi (2007, 2011, 2012, 2015), Indursky (2011, 2013), Mariani (1998) , in addition to other authors who follow this same epistemological line.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-07-19T13:01:10Z No. of bitstreams: 2 Marcelo_Silva Filho2021.pdf: 3058266 bytes, checksum: e0f535c84b1fc520986e8ce2382bccf4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-19T13:01:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Marcelo_Silva Filho2021.pdf: 3058266 bytes, checksum: e0f535c84b1fc520986e8ce2382bccf4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-06-09eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relationFundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Maranhão - FAPEMApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBumba meu boipor
dc.subjectReligiosidadepor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectInterdiscursopor
dc.subjectBumba meu boieng
dc.subjectReligiosityeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectInterdiscourseeng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.title“EU CANTO PRA SÃO JOÃO E TU PRA PAJÉ”: uma análise da construção de religiosidades nas toadas de Bumba Meu Boi Sotaque de Matraca (Ilha)por
dc.title.alternative"I CANTO PRA SÃO JOÃO E TU PRA PAJÉ": an analysis of the construction of religiosities in the tunes of Bumba Meu Boi Sotaque de Matraca (Ilha)eng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo_Silva Filho2021.pdf2.99 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons