Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5468
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRafagnin, Cinthia Nayara de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2442662045629040por
dc.contributor.advisor1Schröder, Luciane Thomé-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9660701345719310por
dc.contributor.referee1Schröder, Luciane Thomé-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9660701345719310por
dc.contributor.referee2Cattelan, João Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256916603102594por
dc.contributor.referee3Bottega, Rita Maria Decarli-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331299495526036por
dc.contributor.referee4Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.date.accessioned2021-07-19T12:31:29Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationRAFAGNIN, Cinthia Nayara de Lima. Reflexões e proposições para uma prática de leitura no Ensino Fundamental: uma análise do discurso afeto-consumista na publicidade e seus efeitos de sentido. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5468-
dc.description.resumoCompreendemos que a leitura não se limita à decodificação ou decifração linear das palavras dispostas num determinado suporte textual. Por isso, oportunizar atividades em sala de aula que conduzam os alunos a não apenas decifrar o texto, mas a compreendê-lo como discurso, tornou-se o princípio provocativo para o estudo. Esta dissertação é orientada, portanto, ao cumprimento de duas tarefas: a) Estudar e aproximar as reflexões e os dispositivos analíticos da Análise de Discurso de linha francesa da prática pedagógica e b) desenvolver uma proposta de trabalho por meio da elaboração de uma unidade didática sobre o ensino da leitura voltada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, atendendo às exigências do Programa de Mestrado em Letras, Nível Profissional (Profletras) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Para a realização da pesquisa, analisamos três anúncios publicitários, cada um voltado a uma data comemorativa em específico, no caso: o Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, veiculados pela empresa anunciante Lojas Americanas, durante o ano de 2019. O estudo mostra que os anúncios publicitários materializam discursos que se simulam afetivos, mas se constituem a partir de uma orientação discursiva consumista. O resultado das análises aponta que os discursos em cena envolvendo o núcleo familiar materializam ideologias que representam os valores determinados de certa ordem social. A linguagem publicitária torna-se um meio de representar o funcionamento da sociedade pelos discursos de apelo sentimental que enraíza práticas de consumo. As reflexões organizadas, bem como o material didático produzido a partir do resultado das análises, que compõem a unidade didática intitulada “Pais, mães e filhos(as) em anúncios publicitários: do sentimento em (dis)curso à prática do capital”, voltadas ao 9º ano do Ensino Fundamental, visam a colaborar para expor o olhar leitor de alunos e professores à discursividade inerente aos ditos e não-ditos que constituem, no caso, o corpus, mas que não se limitam a eles, em razão de que, pelo exercício da prática anunciada, pode-se contribuir para a leitura mais reflexiva e menos ingênua de quaisquer discursos, dentro e fora da escola.por
dc.description.abstractComprendemos que la lectura es un acto que no se limita a la decodificación y decifración linear de las palabras dispuestas en un determinado soporte textual, por eso, oportunizar actividades en la clase que provoquen los alumnos no solo a decifrar el texto, sino que lo entiendan como discurso, se ha convertido en un principio provocativo para el estudio. Esta disertación es orientada, por lo tanto, al cumplimiento de dos tareas: a) desarollar una propuesta de trabajo a través de la elaboración de una unidad didáctica sobre la enseñanza de la lectura con los alumnos del 9º año de la Ensenãnza Fundamental, así atendiendo a las exigencias del Programa de Maestría en Letras, nivel profesional (PROFLETRAS) de la Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) y b) sostener el estudio desde el dispositivo analítico del Análisis del Discurso de la línea francesa. Para su realización, seleccionamos tres anuncios de publicidad, cada uno enfocado en una fecha específica, en este caso, Día de la Madre, Día del Padre y Día de los Niños, publicados por la empresa anunciante Lojas Americanas, durante el año 2019. Los anuncios publicitarios de fechas conmemorativas, según la pesquisa realizada, materializan discursos que simulan lo afectivo, pero se constituyen desde una orientación discursiva consumista. El resultado de los análisis señalan que en los anuncios de fechas conmemorativas que involucran al núcleo familiar, en el caso de padres e hijos, se materializan ideologías sobre los valores socio-afectivos entre estos sujetos. De ese modo, el lenguaje publicitario conoce muy bien el funcionamento de estas ideologías, de manera que utiliza en sus anuncios estrategias discursivas capaces de hacer que sus lectores, padres e hijos, conviertan sus valores sentimentales en acciones consumistas. Las reflexiones organizadas, así como el material didáctico producido, tienen como objetivo colaborar para exponer la mirada lectora de alumnos y docentes a la discursividad inherente a los dichos y no-dichos que constituyen, en este caso, el corpus en cuestión, pero que no se limitan a ellos, en razón de que por el ejercicio de la práctica anunciada, se puede contribuir a una lectura más reflexiva y menos ingenua de los discursos dentro y fuera de la escuela.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-07-19T12:31:29Z No. of bitstreams: 2 Cinthia_Rafagnin2021.pdf: 1946117 bytes, checksum: 38d178634c93976a68fc7efbd0806e38 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-19T12:31:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Cinthia_Rafagnin2021.pdf: 1946117 bytes, checksum: 38d178634c93976a68fc7efbd0806e38 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-05-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDiscursospa
dc.subjectPublicidadspa
dc.subjectEnseñanza,spa
dc.subjectLecturaspa
dc.subject.cnpqLinguagens e letramentospor
dc.titleReflexões e proposições para uma prática de leitura no Ensino Fundamental: uma análise do discurso afeto-consumista na publicidade e seus efeitos de sentidopor
dc.title.alternativeReflexiones y proposiciones para una práctica de lectura en la enseñanza funtamental: análisis del discurso afectivo-consumista en publicidad y sus efectos de sentidospa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cinthia_Rafagnin2021.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons