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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5463
Tipo do documento: Dissertação
Title: Percepção de adolescentes escolares sobre o uso do celular
Other Titles: Perception of school adolescents on cell phone use
Autor: Borges, Silvani Weber da Silva 
Primeiro orientador: Silva, Marta Angélica Iossi
Primeiro membro da banca: Baggio, Maria Aparecida
Segundo membro da banca: Fonseca, Luciana Mara Monti
Resumo: Objetivo: Compreender a percepção de adolescentes escolares sobre o uso do celular. Método: Estudo qualitativo de cunho descritivo e exploratório envolvendo 17 adolescentes entre 14 e 18 anos do município de Foz do Iguaçu. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas utilizando-se a técnica bola de neve.Os dados foram analisados por meio do referencial da Análise de Conteúdo na modalidade temática. As entrevistas ocorreram ao longo dos meses de julho e agosto de 2020. Resultados: O discurso dos adolescentes sobre sua percepção do uso do celular nos revela que este dispositivo representa toda a liberdade que precisam para acessar o que quiserem de onde estiverem, com autonomia para buscarem assuntos de seu interesse sem a aprovação de um adulto. Além disso, na percepção dos adolescentes, o celular representa um porto seguro, com o qual eles sentem que nunca estarão sozinhos. Quanto a relação, os adolescentes admitem que costumam utilizar o celular por longo período e com frequentes checagens ao celular durante o dia ou a noite, não respeitando horários de estudo, refeição ou descanso. Eles também relatam que, embora utilizem o celular predominantemente para acessar redes sociais e jogos, eles também utilizam para buscar informações de seu interesse e se manterem atualizados. Como motivação para o uso excessivo do celular, os adolescentes listaram a solidão, o tédio, as tensões do cotidiano, a necessidade de pertencer e a ausência familiar como as mais relevantes. Das estratégias para redução do uso do celular, os adolescentes apontaram o diálogo como um fator central para prevenir o uso excessivo de tecnologias, seja no âmbito familiar, com maior interação entre pais e filhos, ou no ambiente escolar, por meio de acordos entre professores e alunos quanto ao uso do celular. Este trabalho ainda apresentou uma revisão integrativa da literatura na qual foram analisados dezoito artigos científicos. As produções relacionadas apresentaram como principais efeitos do uso excessivo do celular os distúrbios do sono, ansiedade, depressão, solidão, distração, bem como maior risco para suicídio. No que se refere às evidencias, a autoestima, o apoio social e o relacionamento familiar e com os pares foram as motivações mais importantes para o uso excessivo de celular pelos adolescentes. Quanto às possibilidades de enfrentamento, apenas um artigo foi encontrado, no qual mostrou a importância de envolver a família e a escola na prevenção da dependência de celular em adolescentes. Considerações finais: O presente trabalho pode ajudar na construção do conhecimento para compreender a percepção e relação dos adolescentes com o celular, além de conhecer as principais motivações para o uso excessivo e, assim, pensar em estratégias de prevenção. Neste sentido, este trabalho também buscou despertar o interesse de enfermeiros e demais profissionais da saúde para um olhar integral à essa parcela da população, que pouco procura os serviços de saúde, mas que apresenta diversos fatores de risco que afetam seu bem-estar e seu desenvolvimento saudável.
Abstract: Objective: To understand the perception of school adolescents about the use of cell phones. Method: Qualitative descriptive and exploratory study involving 17 adolescents between 14 and 18 years of age in the city of Foz do Iguaçu. Data collection was performed through semi structured changes using the snowball. The data were formed using the Content Analysis framework in the thematic modality. The information occurred during the months of July and August 2020. Results: The speech of adolescents about their perception of cell phone use reveals that this device represents all the freedom they need to access what they want from where forced, with autonomy to seek matters of interest to them without adult approval. In addition, in the teenagers' perception, the cell phone represents a safe haven, with which they feel they are never alone. As for the relationship, the adolescents admit that they usually use the cell phone for a long period and with frequent cell phone checks during the day or night, not respecting the hours of study, food or rest. They also report that, although they use the cell phone predominantly to access social networks and games, they also use it to search for information of interest and remain specialized. As a motivation for the excessive use of cell phones, adolescents listed loneliness, boredom, everyday tensions, the need to belong and family absence as the most relevant. Of the strategies to reduce the use of cell phones, adolescents pointed out the dialogue as a central factor to prevent the excessive use of technologies, whether within the family, with greater interaction between parents and children, or in no school environment, through agreements between teachers and students regarding the use of cell phones. This work also presented an integrative literature review in which eighteen scientific articles were analyzed. Related productions had as main effects of excessive use of the cell phone, sleep disorders, anxiety, depression, loneliness, distraction, as well as a higher risk for suicide. Regarding the evidence, self-esteem, social support and family and peer relationships were the most important motivations for the excessive use of cell phones by adolescents. Regarding the possibilities of coping, only one article was found, in which it showed the importance of involving the family and the school in the prevention of cell dependence in adolescents. Final considerations: The present work can help in the construction of knowledge to understand the adolescents' perception and relationship with the cell phone, in addition to knowing the main motivations for excessive use and, thus, thinking about prevention objectives. In this sense, this work also sought to arouse the interest of nurses and other health professionals for a comprehensive look at this portion of the population, which little seeks health services, but which presents several risk factors that affect their well-being and their health. healthy development.
Keywords: Adolescência
Smartphone
Uso do telefone celular
Promoção da saúde escolar
Comportamento do adolescente
Adolescence
Smartphone
Cell phone use
School health promotion
Adolescent behavior
CNPq areas: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Borges, Silvani Weber da Silva. Percepção de adolescentes escolares sobre o uso do celular. 2021. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5463
Issue Date: 12-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira (FOZ)

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