Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5427
Tipo do documento: Dissertação
Title: Modelo multicritério de apoio à decisão construtivista para avaliação do clima organizacional em uma instituição federal de ensino superior
Autor: Kihara, Ligiane Marie Shiquedoni 
Primeiro orientador: Pantaleão, Carlos Henrique Zanelato
Primeiro membro da banca: Souza, Claudio Alexandre de
Segundo membro da banca: Oderich, Cecília Leão
Terceiro membro da banca: Marchi, Jamur Johnas
Resumo: Na busca do desenvolvimento das organizações e melhorias dos serviços prestados à sociedade é essencial considerar a percepção das pessoas que fazem parte da instituição. Neste sentido, a avaliação do clima organizacional constitui uma ferramenta de gestão que permite obter tal conhecimento por meio da aplicação de categorias adequadas à situação estudada. Com o intuito de mapear e identificar os conceitos de clima organizacional e autores mais mencionados utilizou-se o processo Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C). Em seguida, por meio de pesquisa bibliográfica, foram identificadas as categorias adequadas para a análise do clima organizacional em uma instituição de ensino superior e validadas pela mesma. O presente trabalho contempla a construção de um modelo de avaliação de clima organizacional utilizando-se a metodologia de Análise Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista - MCDA-C, permitindo uma avaliação quantitativa em seus resultados. Em relação aos conceitos, esta pesquisa compreendeu 54 anos de desenvolvimento conceitual e, de acordo com este estudo, os autores mais citados foram Forehand e Gilmer; seguido por Gonçalves; Litwin e Stringer; Schneider e Robbins. Os resultados obtidos correspondentes às categorias convergiram para as 12 categorias definidas no trabalho de Rizzatti (2002). Também foi possível estabelecer as categorias prioritárias para o desdobramento da pesquisa, bem como a definição do grupo de atores na instituição pesquisada. Deste modo, conclui-se que foi possível estruturar uma avaliação de clima organizacional para atender as particularidades de uma instituição de ensino superior com indicadores de níveis globais, considerando os julgamentos de valor dos decisores e que possibilitem melhorar a compreensão dos problemas visando propor mudanças apropriadas à instituição, com a expectativa em conseguir efeitos significativos na motivação e satisfação, por meio de ações, para o alcance dos objetivos da instituição.
Abstract: In the search for the development of organizations and the improvement of services provided to society, it is essential to consider the perception of the people who are part of the institution. In this sense, the assessment of the organizational climate is a management tool that allows obtaining such knowledge through the application of categories appropriate to the situation studied. In order to map and identify the concepts of organizational climate and most mentioned authors, the Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C) was used. Then, through bibliographic research, the appropriate categories were identified for the analysis of the organizational climate in a higher education institution and validated by it. The present work contemplates the construction of an organizational climate evaluation model using the Constructivist Decision Support Multicriteria Analysis methodology - MCDA-C, allowing a quantitative evaluation of its results. Regarding the concepts, this research comprised 54 years of conceptual development and, according to this study, the most cited authors were Forehand and Gilmer; followed by Gonçalves; Litwin and Stringer; Schneider and Robbins. The results obtained corresponding to the categories converged to the 12 categories defined in the work of Rizzatti (2002). It was also possible to establish the priority categories for the unfolding of the research, as well as the definition of the group of actors in the researched institution. Thus, it is concluded that it was possible to structure an organizational climate assessment to meet the particularities of a higher education institution with global level indicators, considering the value judgments of the decision makers and that allow to improve the understanding of the problems in order to propose appropriate changes to the institution, with the expectation of achieving significant effects on motivation and satisfaction, through actions, to achieve the institution's objectives.
Keywords: Clima organizacional
Análise multicritério de apoio à decisão-C
Administração pública
Instituições de ensino superior
Organizational Climate
Multicriteria Decision Aid-C
Public Administration
Higher Education Institutions
CNPq areas: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Kihara, Ligiane Marie Shiquedoni. Modelo multicritério de apoio à decisão construtivista para avaliação do clima organizacional em uma instituição federal de ensino superior. 2021. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5427
Issue Date: 20-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ligiane_Marie_Shiquedoni_Kihara_2021.pdfDocumento principal2.72 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons