Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5419
Tipo do documento: Dissertação
Title: Implementação de ambiente leitor na escola: uma perspectiva transdisciplinar
Other Titles: Implementation of a reading environment at school: an transdisciplinary perspective
Autor: Facchinello, Douglas Rafael 
Primeiro orientador: Santos, Maria Elena Pires
Primeiro membro da banca: Santos, Maria Elena Pires
Segundo membro da banca: Leroy, Henrique Rodrigues
Terceiro membro da banca: Fleck, Gilmei Francisco
Resumo: Esta dissertação apresenta resultados de pesquisa de caráter propositivo sobre a implementação de ambiente leitor em escola pública. O objetivo geral é propor encaminhamentos para a implementação de um Projeto de Letramentos que possibilite a criação de um ambiente leitor para os níveis Fundamental e Médio de ensino, numa perspectiva transdisciplinar, em conjunto com a comunidade escolar. O ponto de partida da pesquisa a ser desenvolvida consistiu na realidade de uma escola pública do município de Foz do Iguaçu (PR), que atende, principalmente, a alunos provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social, moradores da maior ocupação urbana do Estado do Paraná, além de alunos das classes média e média baixa. Por meio de um projeto de letramento voltado para a promoção da leitura como prática social, propomos a implementação coletiva, democrática, de um ambiente leitor que propicie, continuadamente, a prática de leitura de diversos gêneros discursivos, com assuntos que sejam do interesse dos alunos e vinculados à sua realidade, de forma transdisciplinar. As ações propostas ancoram-se na concepção de linguagem como lugar de interação, considerando a perspectiva bakhtiniana de um ato dialógico, interlocutivo, que envolve demandas sociais e históricas; e na concepção de leitura como prática social, que assume o leitor como um sujeito que interage com o texto e com seu meio sociocultural. Também nos fundamentamos nas contribuições de Paulo Freire (1981; 2005; 2011), que sempre concebeu a leitura como um ato político e um ato de conhecimento; e em Kleiman (2005), que aprofunda a visão freiriana para a leitura, através das práticas de letramento.
Abstract: This master thesis presents results of a propositional research on the implementation of a reading environment in a state school. The main objective is to propose guidelines for the implementation of a Literacy Project which enables the creation of a reading environment for the Elementary and High school levels, in an transdisciplinary perspective, together with the school community. The starting point of research was the reality of a state school in Foz do Iguaçu (Paraná, Brazil), which serves mainly students from families in socially vulnerable situations, residents of the largest urban occupation in the State of Paraná, as well as students from the middle and lower middle classes. By means a literacy project aimed at promoting reading as a social practice, we propose the collective, democratic implementation of a reading environment that will continuously propitiate the practice of reading various discursive genres, with topics that are interesting to students and linked to their reality, in an transdisciplinary way. The actions we propose are based on the concept of language as a place of interaction, considering the Bakhtinian perspective of a dialogical, interlocutive act, which involves historical social demands, and on the concept of reading as a social practice, which assumes the reader as a subject who interacts with the text and his/her socio-cultural environment. We are also based on the contributions of Paulo Freire (1981; 2005; 2011), who conceived literacy as a political act and an act of knowledge, and on Kleiman (2005), who deepens Freire’s view of literacy (initial reading instruction) through social literacy practices.
Keywords: Ambiente leitor
Construção de acervo
Leitura como prática social
Reading environment
Construction of text collection
Reading as a social practice
CNPq areas: Linguagens e Letgramentos
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: FACCHINELLO, Douglas Rafael. Implementação de ambiente leitor na escola: uma perspectiva transdisciplinar. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5419
Issue Date: 4-Feb-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Douglas_Facchinello2021.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons