Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFant, Carla Cristiane Saldanha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6874855799553331por
dc.contributor.advisor1Fleck, Gilmei Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1060297750923928por
dc.contributor.referee1Fleck, Gilmei Francisco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1060297750923928por
dc.contributor.referee2Sales, Laurenia Souto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144884304424302por
dc.contributor.referee3Lopez, Cristian Javier-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5541916161294974por
dc.contributor.referee4Bottega, Rita Maria Decarli-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331299495526036por
dc.contributor.referee5Oliveira, Marcio da Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147231347943031por
dc.date.accessioned2021-06-14T12:23:09Z-
dc.date.issued2021-02-10-
dc.identifier.citationFANT, Carla Cristiane Saldanha. Passos à formação do leitor literário na escola: proposições para experiências de leitura literária para o 2º ano do Ensino Fundamental I. 2021. 201 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5418-
dc.description.resumoNesta pesquisa, propomo-nos a planejar e oportunizar práticas de leituras literárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para possibilitar o encontro do leitor iniciante, ainda criança, com a literatura, visto que a formação de um leitor literário ainda é um desafio para a escola. O hábito de ler e o gosto pela leitura não são ações que surgem naturalmente em cada leitor, mas dependem de como o indivíduo será introduzido ao universo dos livros. Nessa configuração, a literatura infantil desempenha o importante papel de apresentar elementos que atraiam a atenção desse leitor. Nesse contexto, práticas que são iniciadas nos primeiros anos escolares podem contribuir para a concretização do prazer proporcionado pela leitura literária aliada à ludicidade. A elaboração desta pesquisa dá-se a partir da seguinte questão: como incentivar a formação de um leitor literário já nos anos iniciais de escolarização e quais estratégias de leitura são adequadas para isso? Para buscar respostas a esse questionamento, estruturamos uma proposta de práticas de leitura literária, organizada sob a forma de “Oficinas literárias temáticas”, que podem ser desenvolvidas em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I ou, com adequações, a qualquer ano desse segmento. Para isso, organizamos uma revisão bibliográfica sobre conceitos que direcionam os encaminhamentos pedagógicos realizados nesta pesquisa. Para sustentar a elaboração das “Oficinas literárias temáticas”, recorremos a pressupostos teóricos de autores que partilham das mesmas concepções sobre linguagem interacionista, como Bakhtin, (1997) e Geraldi (1997); os conceitos de alfabetização e letramento propostos por Soares (2009) e Cagliari (1991, 2008), entre outros; os procedimentos e métodos de leitura, dentre os quais destacamos autoras como Martins (1983), Kleiman (2009) e Aguiar (1988); sobre a literatura como arte humanizadora, com destaque para Lajolo (1982), Candido (1972; 2011) e Zilberman (1989); recorreremos também à concepção de Intertextualidade e Literatura Comparada de Mendoza Filolla (1994) e às proposições da Estética da Recepção, de Jauss (1979), bem como à proposta de abordagem aos textos literários de Zucki (2015). A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, que busca soluções para o problema observado em relação à dificuldade de desenvolver estratégias de leitura literária nos anos iniciais, e se apresenta sob o viés propositivo, no qual são sugeridas soluções para esse problema. Estas soluções são explicitadas em um Projeto de Intervenção Pedagógica, que apresenta sugestões de práticas de leitura literária, a fim de estabelecer passos concretos à formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Por meio de uma Unidade Didática, apresentamos um conjunto de encaminhamentos para que o leitor constitua conceitos básicos sobre elementos composicionais de obras narrativas ficcionais. Essa pesquisa ancora-se na abordagem bibliográfica, pois está construída a partir de um conjunto de teorias que fundamentam as escolhas das estratégias de leitura literária, bem como a elaboração de Unidade Didática, envolvendo conceitos presentes nas obras literárias.por
dc.description.abstractEn esta investigación nos proponemos planificar y brindar oportunidades para las prácticas de lectura literaria en los primeros años de la escuela primaria, para que el lector principiante, aún niño, se encuentre con la literatura, ya que la formación de un lector literario sigue siendo un desafío para para la escuela. El hábito de la lectura y el gusto por la lectura no son acciones que surjan de forma natural en cada lector, sino que dependen de cómo se introducirá al individuo en el universo de los libros. En esta configuración, la literatura infantil juega el papel importante al presentar elementos que atraen la atención de este lector. En este contexto, las prácticas que se inician en los primeros años escolares pueden contribuir a la realización del placer que brinda la lectura literaria combinada con la alegría. La elaboración de esta investigación parte de la de la siguiente pregunta: ¿cómo incentivar la formación de un lector literario ya en los primeros años de escolarización y qué estrategias lectoras son adecuadas para ello? Para buscar respuestas a esta pregunta, hemos estructurado una propuesta de prácticas de lectura literaria, organizada en forma de “Talleres literarios temáticos”, que se pueden desarrollar en una clase de 2º año de Primaria o, con adaptaciones, a cualquier año de este segmento. Para ello, organizamos una revisión bibliográfica sobre conceptos que orientan las referencias pedagógicas realizadas en esta investigación. Para apoyar la elaboración de los “Talleres literarios temáticos”, recurrimos a supuestos teóricos de los autores que comparten las mismas concepciones sobre el lenguaje interaccionista, como Bakhtin, (1997) y Geraldi (1997); los conceptos de alfabetización y alfabetización propuestos por Soares (2009) y Cagliari (1991, 2008), entre otros; los procedimientos y métodos de lectura, dentro de los cuales se destacan autores como Martins (1983), Kleiman (2009) y Aguiar (1988); sobre la literatura como arte humanizador, especialmente Lajolo (1982), Cándido (1972; 2011) y Zilberman (1989); también recurriremos al concepto de intertextualidad y literatura comparada de Mendoza Filolla (1994) y las proposiciones de la estética de la recepción, de Jauss (1979), así como la propuesta del aproximación a los textos literarios de Zucki (2015). La investigación se enmarca en el enfoque cualitativo, que busca soluciones al problema observado en relación a la dificultad de desarrollar estrategias de lectura literaria en los primeros años, y se presenta bajo el sesgo proposicional, en el que se sugieren soluciones a este problema. Estas soluciones se explican en un Proyecto de Intervención Pedagógica, que presenta sugerencias para prácticas de lectura literaria, con el fin de establecer pasos concretos para la formación del lector literario en los primeros años de la Escuela Primaria. Mediante una Unidad Didáctica, presentamos un conjunto de referidos de forma que el lector constituya conceptos básicos sobre elementos compositivos de obras narrativas de ficción. Esta investigación se ancla en el enfoque bibliográfico, ya que se construye a partir de un conjunto de teorías que sustentan las elecciones de estrategias de lectura literaria, así como la elaboración de la Unidad Didáctica, involucrando conceptos presentes en las obras literarias.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-06-14T12:23:09Z No. of bitstreams: 2 Carla_Fant2021.pdf: 6150784 bytes, checksum: 130ad04c576300120c37788ec94fc26e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-14T12:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Carla_Fant2021.pdf: 6150784 bytes, checksum: 130ad04c576300120c37788ec94fc26e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-02-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (CVL)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAlfabetização e Letramentopor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectFormação do Leitor Literáriopor
dc.subjectLiteratura Comparada e Ensinopor
dc.subjectEstética da Recepçãopor
dc.subjectAlfabetizaciónspa
dc.subjectLiteratura Infantilspa
dc.subjectFormación del Lector Literario Principiantespa
dc.subjectLiteratura comparada y Enseñanzaspa
dc.subjectEstética de la Recepciónspa
dc.subject.cnpqLinguagens e Letramentospor
dc.titlePassos à formação do leitor literário na escola: proposições para experiências de leitura literária para o 2º ano do Ensino Fundamental Ipor
dc.title.alternativePasos a la formación de lectores literarios en la escuela: proposiciones para experiencias de lectura literaria para el 2º año de la Enseñanza Primariaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla_Fant2021.pdf6.01 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons