Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5416
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | De mapas e sentidos: encaminhamentos para a elaboração de materiais para os cursos na modalidade de Educação Mediada pela Tecnologia de Comunicação Digital para o NEaDUNI |
Other Titles: | De mapas y sentidos: orientaciones para la elaboración de materiales para los cursos en la modalidad de Educación Mediada por la Tecnología de Comunicación Digital para el NEaDUNI |
Autor: | Cavalcante, Higor Miranda ![]() |
Primeiro orientador: | Dal Molin, Beatriz Helena |
Primeiro membro da banca: | Dal Molin, Beatriz Helena |
Segundo membro da banca: | Souza, Ana Paula Vieira e |
Terceiro membro da banca: | Corbari, Alcione Tereza |
Quarto membro da banca: | Santos, Jose Carlos dos |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a utilização das tecnologias digitais, especialmente as voltadas para a educação a distância, e tem como finalidade contribuir para o aprimoramento da Cartografia do Núcleo de Educação a Distância da Unioeste (NEaDUNI), principalmente para a produção de Objetos Digitais de Aprendência (ODA) voltados para a modalidade de Educação Mediada (Eme). O problema que direciona os estudos é este: como produzir um material adequado à modalidade de educação a distância que oriente o processo de produção ODA e que percorra os níveis do conhecimento (empírico, pseudoempírico e reflexionante), nos cursos ofertados pelo NEaDUNI, segundo o que sugerem os pensadores da transdisciplinaridade e transversalidade e do rizoma? Como objetivo geral, objetiva-se aprimorar, na cartografia do NEaDUNI, a seção que orientará sobre a produção de ODA e outros materiais didáticos para a modalidade mediada do Núcleo. Como objetivos específicos, busca-se: a) descrever alguns materiais que abordam sobre a construção de material didático para Eme; b) refletir sobre a concepção de material didático voltado para a modalidade de Educação Mediada pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) e para a concepção dos materiais produzidos pelo NEaDUNI; c) apresentar, como parte da cartografia do NEaDUNI, orientações que componham o mapa referencial para a produção de ODA para a modalidade de Educação Mediada. Como lastro teórico, o estudo realizado apoia-se na Linguística Aplicada e segue essencialmente os pressupostos dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, além de Hugo Assmann, Basarab Nicolescu, entre outros. Em relação à metodologia, além da pesquisa bibliográfica acerca de algumas pesquisas já realizadas sobre a produção de materiais para a educação a distância, sobre o conceito de cartografia e os níveis do conhecimento, realiza-se investigação documental, focando-se na descrição de três documentos elaborados por Universidades Públicas e projetos governamentais que orientam sobre a produção de materiais didáticos para a Educação Mediada. A pesquisa de natureza aplicada teve como resultado a produção de um material referencial para orientar a produção de materiais didáticos para cursos ofertados na modalidade a distância. Esse material aborda: a seleção dos conhecimentos para compor o material didático, as metodologias e estratégias para essa modalidade, o processo de construção do material, as Situações de Aprendência, em que se busca apresentar orientações de como o professor pode elaborar atividades que percorram os três níveis do conhecimento, a partir das teorias deleuzeguattarianas, e alguns aspectos da questão de direitos autorais dos materiais compartilhados na internet. |
Abstract: | La investigación tiene como temática el uso de las tecnologías digitales, especialmente aquellas para la educación a distancia, y tiene como finalidad auxiliar en la mejora de la Cartografía del ‘Núcleo de Educação a Distância da Unioeste’ (NEaDUNI), principalmente para la producción de Objetos Digitales de Aprendencia (ODA) para la modalidad de Educación Mediada (Eme). El problema que ordena los estudios es el siguiente: ¿cómo producir un material adecuado a la modalidad de educación a distancia que oriente el proceso de producción de ODA y que explore los niveles de conocimiento (empírico, pseudo-empírico y reflexionante), en los cursos ofrecidos por el NEaDUNI, de acuerdo con los investigadores de la transdisciplinariedad, transversalidad y del rizoma? El objetivo general es contribuir, en la cartografía de NEaDUNI, la sección que orientará la producción de ODA y otros materiales didácticos para la modalidad mediada del Núcleo. Los objetivos específicos son: a) describir algunos materiales que abordasen acerca de la construcción de materiales didácticos para Eme; b) reflejar sobre la concepción de material didáctico para la modalidad de educación mediada por la Tecnología de Comunicación Digital (TCD) y para la concepción de los materiales producidos por el NEaDUNI; c) presentar como parte de la cartografía de NEaDUNI orientaciones que vengan a componer el mapa referencial para la producción de ODA para la modalidad de Educación Mediada. Como base teórica, la investigación siguió por los presupuestos de la Lingüística Aplicada y el trabajo fue fundamentado esencialmente en los estudios filosóficos de Gilles Deleuze y Félix Guattari, además de Hugo Assmann, Basarab Nicolescu, entre otros. Con relación a la metodología, considerando la investigación bibliográfica acerca de parte de lo que ya fue estudiado sobre la producción de materiales para la educación a distancia, sobre los conceptos de cartografía y los niveles de conocimiento, se llevó a cabo investigación documental, focalizando en la descripción de tres documentos elaborados por Universidades Públicas y proyectos gubernamentales que orientaron la producción de materiales didácticos para la educación mediada. La investigación de naturaleza aplicada tuvo como resultado la producción de un material referencial para orientar la producción de materiales didácticos para los cursos ofrecidos en la modalidad a distancia. El material presenta cuestiones sobre: la selección de conocimientos para componer el material didáctico, las metodologías y estrategias para ese tipo de modalidad, el proceso de construcción del material, las Situaciones de Aprendencia, en que el objetivo es presentar orientaciones de como el profesor puede elaborar actividades que explore los tres niveles de conocimiento, a partir de las teorías deleuzeguattarianas, y algunos aspectos de la cuestión de derechos autorales de los materiales compartidos en la internet. |
Keywords: | Educação a Distância Ensino Mediado Produção de Materiais Didáticos Cartografia Níveis do conhecimento Educación a Distancia Enseñanza Mediada Producción de Materiales Didácticos Cartografía Niveles de conocimiento |
CNPq areas: | Linguagem e Sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | CAVALCANTE, Higor Miranda. De mapas e sentidos: encaminhamentos para a elaboração de materiais para os cursos na modalidade de Educação Mediada pela Tecnologia de Comunicação Digital para o NEaDUNI. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5416 |
Issue Date: | 25-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Higor Miranda Cavalcante.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License