Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndreolla, Evelin Stefanie Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9988641014186438por
dc.contributor.advisor1Baumgartner, Carmen Teresinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.contributor.referee1Baumgartner, Carmen Teresinha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.contributor.referee2Costa-Hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee3Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6507718848252634por
dc.contributor.referee4Iacono, Jane Peruzo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0508456648541332por
dc.date.accessioned2021-06-02T14:32:07Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.citationANDREOLLA, Evelin Stefanie Ferreira. O programa SAREH na educação hospitalar: concepções de educação, ensino, aprendizagem, aluno e professor em documentos oficiais. 2021. 211 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5406-
dc.description.resumoA educação hospitalar (EH) tem como intuito promover a continuidade dos estudos formais para jovens em internamento hospitalar. Esta modalidade de ensino é relativamente nova e fundamentada por documentos específicos que regem seus objetivos e atribuições. No estado do Paraná, foi implantado, há 13 anos, o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH), que é organizado de acordo com documentos legais que determinam suas regras de funcionamento. Diante desse contexto, o questionamento que baliza nossa pesquisa é: Que concepções de educação, ensino, aprendizagem, aluno e professor norteiam os documentos que regem o SAREH? Com intuito de responder a esse questionamento, selecionamos como objetivo geral: Refletir sobre como a educação, o ensino, a aprendizagem, o aluno e o professor são concebidos em documentos oficiais que balizam a educação hospitalar e o programa SAREH. A concepção teórico metodológica que respalda o enfoque para a temática estabelecida é a Linguística Aplicada, baseada em Moita-Lopes (2006). Fizemos uma pesquisa exploratória do tipo “análise documental”, fundamentada em Gil (2008); e o paradigma em que se caracteriza é o qualitativo interpretativista, baseado em Faraco (2001) e Bortoni Ricardo (2008). Com relação aos aspectos teóricos da pesquisa, ancoramo-nos na concepção de educação de Freire (1987, 2002, 2009); na teoria do Círculo de Bakhtin, fundamentada em (VOLOCHÍNOV e BAKHTIN, 1926; BAKHTIN, 2010, 2003; VOLOCHÍNOV, 2013, 2017), e nos brasileiros, (BRAIT, 2004, 2005, 2017, 2018; FARACO, 2007, 2009). Diante dessa teoria, esse estudo foi orientado a partir de princípios e procedimentos da Análise Dialógica do Discurso (ADD) – (BRAIT, 2018; BRAIT e ACOSTA PEREIRA, 2020). Para a referida ADD, selecionamos como corpus de estudo, 7 documentos que norteiam a organização e funcionamento do SAREH, dentro dos quais fizemos um recorte das sequências discursivas referentes à EH. Como resultados, observamos que, no que tange ao conceito de educação, há uma ênfase na EH como “serviço” ou “atendimento”; e um destaque para o processo de escolarização da EH como “modalidade de ensino”. Com relação ao conceito de ensino e aprendizagem, há uma ênfase maior no processo de aprendizagem, do que na ideia de ensino e aprendizagem como um conceito único e imbricado. Há, ainda, uma valoração que implica “a metodologia de ensino” em detrimentos das múltiplas metodologias que a EH demanda. O conceito de aluno, por sua vez, é refratado pelos documentos por meio dos signos “aluno”, “estudante” e “educando”, que valoram essa posição social de maneiras diferentes. Já com relação ao conceito de professor, observamos um discurso de responsabilização do professor a respeito do processo de ensino e aprendizagem e da interação dos alunos com os conteúdos. Todavia, há também uma valoração do professor como mediador desse processo.por
dc.description.abstractThe objective of the In-Hospital Education (IHE) is to promote the continuity of school studies for young people undertaking hospital care. This teaching modality is relatively new, and it is based on specific official documents which list the modality’s objectives and obligations. 13 years ago, it was installed in the State of Parana the Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH), which is organized according to legal documents that are responsible for determining its functioning rules. Parting from this context, this research is based on the following question: What are the conceptions of education, teaching, learning, student and teacher in the official documents that ground the SAREH program? In order to answer this question, the research’s main goal is to identify the characteristics of the ideas of education, teaching, learning, student and teacher in official documents that ground the IHE and the SAREH program. The theoretical and methodological approach embodied in this research is the Applied Linguistics, based on Moita-Lopes (2006). A documental analysis was also made (GIL, 2008) under the qualitative and interpretativist paradigm (FARACO, 2001; BORTONI-RICARDO, 2008). Regarding the theoretical basis, this research has its grounds on the conception of education of Freire (1987, 2002, 2009) and on the Bakhtin’s Circle theory (VOLOCHÍNOV; BAKHTIN, 1926; BAKHTIN, 2010, 2003; VOLOCHÍNOV, 2013, 2017, and the Brazilians, BRAIT, 2004, 2005, 2017, 2018; FARACO, 2007, 2009). Considering this theory, this study was oriented by the principles and procedures of the Dialogic Discourse Analysis (ADD) - Brait, 2018; Brait e Acosta Pereira, 2020. To enable an ADD, our corpus was composed of 7 legal documents that guide the organization of the SAREH program, from which some excerpts concerning the IHE were chosen. As results, regarding the conception of education, it was observed an emphasis on the idea of service or assistance and there is a valuation of the IHE as a different teaching modality. Considering the concept of teaching and learning there is a bigger emphasis on the learning process rather than in both processes as a compound. There is also a valuation considering “the teaching methodology” rather than the multiple and diverse methodologies that are demanded by the IHE. The concept of student is refracted by the documents under the signs “aluno”, “estudante” and “educando”, which valuate this social position in different ways. Regarding the concept of teacher, we observed a responsibility discourse upon the teachers concerning the teaching and learning process and the students’ interaction with the contents. However, there is also a discourse valuation of the teacher as the mediator of this process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-06-02T14:32:07Z No. of bitstreams: 2 Evelin_Andreolla2021.pdf: 5908931 bytes, checksum: 0bb2b668cf691c46f7fdd4ffd2be88ae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-02T14:32:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Evelin_Andreolla2021.pdf: 5908931 bytes, checksum: 0bb2b668cf691c46f7fdd4ffd2be88ae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Hospitalarpor
dc.subjectSAREHpor
dc.subjectAnálise dialógica do discursopor
dc.subjectDocumentos Norteadorespor
dc.subjectIn-Hospital Educationeng
dc.subjectSAREHeng
dc.subjectDialogic Discourse Analysiseng
dc.subjectOfficial documentseng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleO programa SAREH na educação hospitalar: concepções de educação, ensino, aprendizagem, aluno e professor em documentos oficiaispor
dc.title.alternativeThe SAREH program and the in-hospital education: conceptions of education, teaching, learning, student and teacher in official documentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evelin_Andreolla2021.pdf5.77 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons