Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Elesa Vanessa Kaiser da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4691747366132566por
dc.contributor.advisor1Lottermann, Clarice-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139220248275195por
dc.contributor.referee1Lottermann, Clarice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139220248275195por
dc.contributor.referee2Pinheiro, Alexandra Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511220028923806por
dc.contributor.referee3Cortez, Mariana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7945402327825503por
dc.contributor.referee4Fortes, Rita das Graças Felix-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8283870910527945por
dc.contributor.referee5Silva, Regina Coeli Machado e-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363165959973338por
dc.date.accessioned2021-05-18T18:30:13Z-
dc.date.issued2021-02-11-
dc.identifier.citationSILVA, Elesa Vanessa Kaiser da. Composições familiares na Literatura Infantil contemporânea. 2021. 222 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5378-
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo identificar composições familiares na Literatura Infantil contemporânea, especificamente em obras literárias infantis destinadas aos alunos de 1º ao 3º Ano, da rede pública de ensino, por meio do PNLD - Literário 2018. Estudar a família, principalmente quando envolve novas configurações, pode gerar uma série de questionamentos, pois, este tema não só gera polêmica na sociedade como também reflete uma nova imagem de família que vem sendo reconfigurada ao longo dos anos. Nas últimas décadas, tem havido uma redefinição em relação ao papel do homem, da mulher e dos filhos, e novas composições familiares foram se propagando e mudando a configuração da família atual. A família considerada tradicional (homem, mulher e filhos) já não é a mesma. Tratando-se de investimento público, cabe avaliar se os livros que compõem o acervo pesquisado - obras enviadas pelo Governo Federal a todas as escolas públicas que se credenciaram junto ao programa - contemplam a realidade multifacetada na qual os leitores estão inseridos e se contribuem para ampliar horizontes em relação ao mundo que os cerca. Seja por meio da experiência de mediações literárias ou no contato individual com os livros, a literatura tem o poder de proporcionar que a criança adentre neste universo, construindo o imaginário, refletindo sobre como somos vistos, como nos fazemos ver e como nos descrevemos. Desta perspectiva, a tese voltou-se para as imagens de família que são apresentadas nos livros literários. Por meio de um filtro, no Guia Digital PNLD, chegou-se ao recorte preciso de 89 (oitenta e nove) obras, as quais compõem a categoria Família, Amigos e Escola. Posteriormente, foi feito um levantamento e seleção, chegando à análise de 41 (quarenta e uma) histórias elencadas em blocos, considerando como são apresentados o conceito, as vivências cotidianas e outros aspectos relevantes ao tema família para o público infantil e agrupadas conforme aspectos em comum, bem como recorrência de casos analisados: crianças protagonistas, representação de pais, mães, irmãos, padrastos, madrastas, avós, amigos, animais de estimação e famílias plurais. Para fundamentar a análise do corpus selecionado, foram tomados como base os autores: Philippe Ariès (2017), Ana Maria Machado (1994), Elisabeth Badinter (1985), Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2017), Mariza Côrrea (1982), Fúlvia Rosemberg (1984), dentre outros. Foram utilizadas obras de diferentes áreas que contribuíram para a análise do objeto, tornando assim, uma pesquisa de caráter multidisciplinar.por
dc.description.abstractEsta tesis tiene como objetivo identificar composiciones familiares en la Literatura Infantil contemporánea, específicamente en obras literarias infantiles destinadas a estudiantes de 1º a 3º año, del sistema de escuelas públicas, a través del PNLD - Literario 2018. Estudiar a la familia, especialmente cuando se trata de nuevas configuraciones, puede generar una serie de preguntas, ya que este tema no sólo genera controversia en la sociedad, sino que también refleja una nueva imagen familiar que se ha reconfigurado a lo largo de los años. En las últimas décadas, se ha redefiniendo el papel del hombre, la mujer y los niños, y las nuevas composiciones familiares se han estado propagando y cambiando la configuración de la familia actual. La familia considerada tradicional (hombre, mujer e hijos) ya no es la misma familia. Cuando se trata de inversión pública, vale la pena evaluar si los libros que componen la colección investigada -obras enviadas por el Gobierno Federal a todas las escuelas públicas que se han acreditado al programa contemplan la realidad multifacética en la que se insertan los lectores y si contribuyen a ampliar horizontes en relación con el mundo que los rodea. Ya sea a través de la experiencia de las mediaciones literarias o en el contacto individual con los libros, la literatura tiene el poder de proporcionar al niño en este universo, construyendo lo imaginario, reflexionando sobre cómo nos ven, cómo nos hacemos vistos y cómo nos describimos a nosotros mismos. Desde esta perspectiva, la tesis se centró en las imágenes familiares que se presentan en los libros literarios. A través de un filtro, en la Guía Digital del PNLD, fueron estudiados con precisión 89 (ochenta y nueve) obras que conforman la categoría Familia, Amigos y Escuela, llegando al análisis de 41 (cuarenta y un) historias enumeradas en bloques teniendo en cuenta cómo se hizo y agrupan el concepto, las experiencias cotidianas y otros aspectos relevantes para la familia temática para el público del niño, según aspectos comunes, así como la recurrencia de los casos analizados: hijos protagonistas, representación de padres, madres, hermanos, padrastros, madrastras, abuelos, amigos, mascotas y familias plurales. Para apoyar el análisis del corpus seleccionado, fueron tomados como base los autores: Philippe Ariés (2017), Ana María Machado (1994), Elisabeth Badinter (1985), Marisa Lajolo y Regina Zilberman (2017), Mariza Cárrea (1982), Fúlvia Rosemberg (1984), entre otros. Fueron utilizadas obras de diferentes áreas que contribuyeron al análisis del objeto, realizando así una investigación multidisciplinar.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-05-18T18:30:13Z No. of bitstreams: 2 Elesa_Silva2021.pdf: 10038475 bytes, checksum: 7aa4020af9ed18d72ee473895172dbaf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-18T18:30:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Elesa_Silva2021.pdf: 10038475 bytes, checksum: 7aa4020af9ed18d72ee473895172dbaf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-02-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAcervo PNLD literário 2018por
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.subjectFamília na Literatura Infantilpor
dc.subjectColección Literaria PNLD 2018spa
dc.subjectPrimeros Años de la Escuela Primariaspa
dc.subjectFamilia en la Literatura Infantilspa
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleComposições familiares na Literatura Infantil contemporâneapor
dc.title.alternativeComposiciones familiares en la literatura infantil contemporáneaspa
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elesa_Silva2021.pdf9.8 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons