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https://tede.unioeste.br/handle/tede/5346
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Mapeamento de competências essenciais de enfermeiros da atenção básica de saúde em cidades-gêmeas brasileiras |
Autor: | Souza, Eduardo Neves da Cruz |
Primeiro orientador: | Almeida, Maria de Lourdes de |
Primeiro membro da banca: | Arcoverde, Marcos Augusto Moraes |
Segundo membro da banca: | Peres, Aida Maris |
Resumo: | O enfermeiro ocupa papel fundamental na sistematização do cuidado no primeiro nível de atenção em saúde, assim como, ao atuar em regiões de fronteira, precisa dispor de uma prática clínica e gerencial que atenda às necessidades especificas dessas localidades. O objetivo desta pesquisa foi realizar o mapeamento de competências essenciais de enfermeiros que atuam na rede de Atenção Básica de Saúde em cidades gêmeas da linha de fronteira: Brasil e Paraguai. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualiquantitativa, realizada a partir de três etapas: 1ºanálise documental; 2º Aplicação de um questionário semiestruturado utilizando o instrumento Marco Regional das Competências Essenciais em Saúde Pública, composto por seis domínios; 3º mapeamento das competências. O período da coleta dos dados foi de fevereiro a julho de 2020. Os dados quantitativos foram analisados por meio do software R utilizando o nível de significância de 5% e os dados qualitativos por meio da técnica de análise de Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa contou com a participação de seis cidades gêmeas, na qual, 64 enfermeiros responderam ao questionário, para a análise documental foi utilizada a Política Nacional de Atenção Básica de 2017 e a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem de N° 7.498/1986 como bases para identificar as competências necessárias do enfermeiro, entretanto, diante da ausência de documentos oficiais que orientem a prática profissional do enfermeiro em região de fronteira, foi realizado um mapeamento de evidências científicas sobre o tema, através da técnica de scoping review. Com relação a caracterização dos participantes houve predomínio do sexo feminino (89,10%) e titulação nível de especialização (70,31%). As análises bivariáveis demonstraram limitações do grupo entrevistado em aplicar as competências que afirmam ter conhecimento, quanto a lacuna de competência, foi identificada no domínio 2 “Vigilância e controle de danos” da variável região de atuação (p=0,014). Da análise dos discursos emergiram dez Ideias Centrais, sendo: Atendimento às gestantes brasileiras e paraguaias; atendimento às crianças brasileiras e paraguaias; gerenciamento da equipe multidisciplinar; atividades privativas do enfermeiro; prestar assistência cultural para abordagem humanizada; realizar orientação familiar/comunitária; realizar diagnóstico situacional da comunidade fronteiriça; compressão do idioma estrangeiro; conhecer o perfil epidemiológico da fronteira; noções das políticas de saúde do Paraguai. A descrição das atividades realizadas, possibilitou a elaboração de 29 competências gerais e 5 competências especificas para o trabalho em região de fronteira. Espera-se através dos achados desta pesquisa, oportunizar a elaboração de um instrumento de avaliação de desempenho profissional do enfermeiro, bem como, utilizar as competências que emergiram na construção do perfil profissional para o cargo de enfermeiro da Atenção Básica em região de fronteira, o que vai ao encontro dos objetivos de se realizar o mapeamento de competências. Além de propor um plano institucional para o desenvolvimento das competências identificadas como gap no instrumento adaptado da Organização Panamericana de Saúde. |
Abstract: | Nurses play a fundamental role in the systematization of care at the first level of health care, just as, when working in border regions, they need to have a clinical and managerial practice that meets the specific needs of these locations. The objective of this research was to map the essential skills of nurses who work in the Primary Health Care network in twin cities on the border line: Brazil and Paraguay. This is a descriptive exploratory research with a qualitative and quantitative approach, carried out in three stages: 1st document analysis; 2nd Application of a semi-structured questionnaire using the Framework of Essential Competences in Public Health, composed of six domains; 3rd mapping of competencies. The data collection period was from February to July 2020. Quantitative data were analyzed using the R software using the 5% significance level and qualitative data using the Collective Subject Discourse analysis technique. The survey counted on the participation of 6 twin cities, in which 64 nurses answered the questionnaire, the documentary analysis used the 2017 National Primary Care Policy and the Nursing Professional Exercise Law No. 7,498 / 1986 as bases to identify the necessary skills of the nurse, however, in the absence of official documents that guide the professional practice of nurses in the border region, a mapping of scientific evidence on
the topic was carried out, using the scoping review technique. Regarding the characterization of the participants, there was a predominance of females (89.10%) and a degree of specialization (70.31%). The bivariate analyzes showed limitations of the
interviewed group in applying the competences that they claim to have knowledge, regarding the competence gap, was identified in domain 2 "Surveillance and damage control" of the variable region of operation (p = 0.014). From the analysis of the speeches, ten Central Ideas emerged, namely: Assistance to Brazilian and Paraguayan pregnant women; care for Brazilian and Paraguayan children; management of the multidisciplinary team; private activities of the nurse; provide cultural assistance for a humanized approach; carry out family / community orientations; perform a situational diagnosis of the border community; foreign language compression; know the epidemiological profile of the border; notions of Paraguay's health policies. As well as, the description of the activities carried out, enabled the development of 29 competencies and the remaining 5 specific competencies for the job. It is hoped through the findings of this research, to create the opportunity to develop an instrument for assessing the professional performance of nurses, as well as to use the skills that emerged in the construction of the professional profile for the position of Primary Care nurses in the border region, the which meets the objectives of conducting competency mapping. In addition to proposing an institutional plan for the development of the skills identified as a gap in the adapted instrument of the Pan American Health Organization. El enfermero juega un papel fundamental en la sistematización de la atención en el primer nivel de atención de la salud, además, al trabajar en las regiones fronterizas, es necesario contar con una práctica clínica y gerencial que responda a las necesidades específicas de estos lugares. El objetivo de esta investigación fue mapear las competencias esenciales de los enfermeros que laboran en la red de Atención Primaria de Salud en ciudades gemelas de la frontera: Brasil y Paraguay. Se trata de una investigación exploratoria descriptiva con enfoque cualitativo y cuantitativo, realizada en tres etapas: 1º análisis documental; 2º Aplicación de un cuestionario semiestructurado utilizando el Marco de Competencias Esenciales en Salud Pública, compuesto por seis dominios; 3er mapeo de competencias. El período de recolección de datos fue de febrero a julio de 2020. Los datos cuantitativos se analizaron usando el software R usando el nivel de significancia del 5% y los datos cualitativos usando la técnica de análisis del Discurso Colectivo del Sujeto. La encuesta contó con la participación de 6 ciudades gemelas, en las cuales 64 enfermeras respondieron el cuestionario, el análisis documental utilizó la Política Nacional de Atención Primaria de 2017 y la Ley de Práctica Profesional de Enfermería N ° 7.498 / 1986 como bases para identificar las competencias necesarias del enfermera, sin embargo, ante la ausencia de documentos oficiales que orienten la práctica profesional de las enfermeras en la región fronteriza, se realizó un mapeo de la evidencia científica sobre el tema, utilizando la técnica de revisión de alcance. En cuanto a la caracterización de los participantes, hubo predominio del sexo femenino (89,10%) y cierto grado de especialización (70,31%). Los análisis bivariados mostraron limitaciones del grupo entrevistado en la aplicación de las competencias que afirman tener conocimiento, en cuanto a la brecha competencial, se identificó en el dominio 2 “Vigilancia y control de daños” de la variable región de operación (p = 0.014). Del análisis de los discursos surgieron diez Ideas Centrales, a saber: Atención a embarazadas brasileñas y paraguayas; cuidado de niños brasileños y paraguayos; gestión del equipo multidisciplinario; actividades privadas de la enfermera; brindar asistencia cultural para un enfoque humanizado; realizar orientaciones familiares / comunitarias; realizar un diagnóstico situacional de la comunidad fronteriza; compresión de idiomas extranjeros; conocer el perfil epidemiológico de la frontera; nociones de las políticas de salud de Paraguay. Así como, la descripción de las actividades realizadas, permitió el desarrollo de 29 competencias y las restantes 5 competencias específicas para el puesto. Se espera que a través de los hallazgos de esta investigación, se genere la oportunidad de desarrollar un instrumento para la evaluación del desempeño profesional del enfermero, así como utilizar las habilidades que surgieron en la construcción del perfil profesional para el cargo de enfermero de Atención Primaria en la región fronteriza, la cual cumple con los objetivos de realizar mapeo de competencias. Además de proponer un plan institucional para el desarrollo de las competencias identificadas como brecha en el instrumento adaptado de la Organización Panamericana de la Salud. |
Keywords: | Enfermeiros Atenção Básica Competência profissional Áreas de fronteira Saúde fronteiriça Nurses Basic Attention Professional competence Frontier areas Border health Enfermeras Atención básica Competencia profesional Zonas fronterizas Salud fronteriza |
CNPq areas: | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Souza, Eduardo Neves da Cruz. Mapeamento de competências essenciais de enfermeiros da atenção básica de saúde em cidades-gêmeas brasileiras. 2021. 155 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5346 |
Issue Date: | 25-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira (FOZ) |
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