Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5244
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVogt, Catherine Flor Geraldi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3788274976188402por
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcia Borin da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3220989633467080por
dc.contributor.referee1Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3240402477178027por
dc.contributor.referee2Strieder, Dulce Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981747301070724por
dc.contributor.referee3Ritter, Olga Maria Schimidt-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2302487171301508por
dc.date.accessioned2021-03-02T17:16:47Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.identifier.citationVOGT, Catherine Flor Geraldi. Iniciação à ciência: uma análise de atividades investigativas com crianças. 2020. 191 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5244-
dc.description.resumoA iniciação à Ciência para as crianças deve propiciar atitudes que promovam a construção do conhecimento científico escolar, frente à exploração do mundo físico e químico. Em vista disso, buscamos desenvolver essa performance, apoiando nossa pesquisa em atividades investigativas, pois uma das possibilidades de fazer Ciência, na escola, é por meio da Experimentação. Os sujeitos são estudantes de oito e nove anos de idade, pertencentes a uma turma multisseriada de 3º e 4º ano de uma escola rural pública localizada no interior do município de Toledo/PR. Por meio de uma adaptação de atividades de Ciências em níveis progressivos de investigação, de autoria de Banchi e Bell (2008), as crianças tiveram a oportunidade de participar de uma sequência de atividades experimentais em quatro níveis de investigação. No Nível 1, as crianças receberam uma questão, o procedimento e a solução, de forma que foram orientadas num roteiro fechado. A proposta era que confirmassem quais métodos conservam os alimentos. Na atividade de Nível 2, as crianças receberam apenas uma questão e o procedimento, cuja proposta foi encontrar quais são os componentes do leite. No Nível 3, as crianças receberam apenas uma questão, sendo, portanto, uma proposta mais aberta, que foi a de elaborar uma receita de bolo e prepará-lo. No Nível 4 de investigação, as crianças receberam apenas um tema de pesquisa, devendo, assim, desenvolver um projeto (com uma questão, procedimento e solução) abordando o assunto “reutilização e/ou reciclagem de restos de alimentos”. Para cada atividade propusemos situações de ensino - Questão, Procedimento, Solução e Observação, metodologia que determina o quanto de informação o professor fornece ao estudante. Esse esforço objetivou investigar as contribuições dessas atividades para a iniciação científica escolar, sob a ótica de uma “grelha de indicadores” de autoria de Astolfi et al. (1998). Para a construção de dados utilizamos uma câmera de vídeo, transcrições das falas das crianças e registros fotográficos produzidos por elas. Para tanto disponibilizamos uma câmera fotográfica digital para que as crianças fizessem os registros. A partir de tais elementos, construímos narrativas para a análise. Como resultado, foi possível identificar a capacidade que as crianças demonstraram ao trabalhar nas atividades de investigação nos níveis 1, 2 e 3. Já no Nível 4, algumas delas apresentaram dificuldades de elaborar por conta própria uma investigação aberta. Optamos por esse tipo de abordagem por acreditar que as crianças se sentem confiantes dentro desse processo, o qual lhes permite desenvolver sua capacidade de iniciativa, de questionamento e de criação, o que leva à iniciação à ciência escolar.por
dc.description.abstractThe initiation to Science for children should provide attitudes that promote the construction of school scientific knowledge, in view of the exploration of the physical and chemical world. In view of this, we seek to develop this performance, supporting our research in investigative activities, because one of the possibilities of doing Science, at school, is through - Experimentation. The subjects are students from eight to nine years old, belonging to a multi-grade class of 3rd and 4th year of a public rural school located in the interior of the city of Toledo / PR. Through an adaptation of science activities at progressive levels of investigation, authored by Banchi and Bell (2008), children had the opportunity to participate in a sequence of experimental activities at four levels of investigation. At Level 1, children receive a question, procedure and solution, so they are guided in a closed script. The proposal is to confirm which methods conserve food. In the Level 2 activity, children receive only one question and procedure, the purpose of which was to find out which components are present in the milk. At Level 3, children receive only one question, so the proposal is more open, to prepare a cake recipe and prepare it. At Level 4 of investigation, children receive only one research topic, so they must develop a project (with a question, procedure and solution) addressing the subject “reuse and / or recycling of food scraps” and present at a Food Fair. Sciences. For each activity, we propose teaching situations - Question, Procedure, Solution and Observation, which determines how much information the teacher provides to the student. This effort aimed to investigate the contributions of these activities to school scientific initiation, from the perspective of a “grid of indicators” by Astolfi et al. (1998). We made a digital photo camera available for the children to make records. For the construction of data, we used a video camera, transcriptions of the children's speeches and photographic records produced by them. From these elements, we build narratives for analysis. As a result, it was possible to identify the ability that children demonstrated to work in research activities at level 1, 2 and 3. At level 4, some of them had difficulties to develop an open investigation on their own. We chose this type of approach because we believe that children feel confident within this process and at the same time develop the capacity for initiative, questioning and creation that lead to school science initiation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2021-03-02T17:16:47Z No. of bitstreams: 2 Catherine Flor Geraldi Vogt.pdf: 5191129 bytes, checksum: 709e3ae4de233a9eb890e2f1ba38828c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-02T17:16:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Catherine Flor Geraldi Vogt.pdf: 5191129 bytes, checksum: 709e3ae4de233a9eb890e2f1ba38828c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-03-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subjectNíveis progressivos de investigaçãopor
dc.subjectIniciação Científicapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectExperimental activitieseng
dc.subjectProgressive levels of researcheng
dc.subjectScientific researcheng
dc.subjectChildreneng
dc.subject.cnpqEducação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.titleIniciação à ciência: uma análise de atividades investigativas com criançaspor
dc.title.alternativeThe initiation to science: an analysis of investigative activities with childreneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catherine Flor Geraldi Vogt.pdf5.07 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons