Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPensin, Taiana Grespan-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3397222404124203por
dc.contributor.advisor1Seide, Marcia Sipavicius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4504090079299411por
dc.contributor.referee1Seide, Marcia Sipavicius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4504090079299411por
dc.contributor.referee2Bidarra, Jorge-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4214786666641182por
dc.contributor.referee3Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.contributor.referee4Menegassi, Renilson José-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5920549159006261por
dc.date.accessioned2021-02-03T13:55:37Z-
dc.date.issued2020-11-09-
dc.identifier.citationPENSIN, Taiana Grespan. Letramentos acadêmicos: o plágio na construção dos textos de alunos de Secretariado Executivo?. 2020. 172 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5211-
dc.description.resumoProduzir textos na esfera científica é uma atividade complexa que exige do estudante habilidades que vão além do conhecimento dos gêneros, tais como compreender, organizar e interpretar o saber já produzido. Devido à fragilidade ou à falta dessas habilidades, muitos acadêmicos cometem plágio, tema central desta tese. Frente a esse problema, nossa pesquisa, de base qualiquantitativa, objetiva verificar se e de que forma o plágio acadêmico está presente nos textos dos alunos de Secretariado Executivo em uma universidade pública do Paraná. Para isso, entrevistamos alunos e professores do curso para verificar as principais dificuldades em relação à escrita dos relatórios de estágio e realizamos uma intervenção pedagógica que nos possibilitou acompanhar o desenvolvimento das habilidades de escrita de paráfrases e citações na turma de formandos de 2019, além de confirmar o problema do plágio. Analisamos, ainda, um conjunto de oito relatórios de estágio, os quais são o trabalho de conclusão de curso desses alunos. Para nos auxiliar na detecção de plágio desses textos, utilizamos uma ferramenta on-line, o DOCxWEB, a qual faz uma comparação do texto a ser analisado com as informações disponíveis na internet, a fim de encontrar similaridades na escrita ou possíveis cópias. Após as análises, distinguimos trechos considerados plágio de blocos de palavras (sequência de palavras comumente utilizadas nos textos). Além disso, classificamos os tipos de plágio encontrados nos textos a partir do seu grau de gravidade e percebemos, ao compararmos os textos produzidos na intervenção à escrita dos relatórios, que houve progresso na escrita dos alunos após a intervenção. Esta pesquisa está fundamentada na abordagem dos Letramentos Acadêmicos proposta por Lea e Street (1998), a qual preconiza que o ensino de escrita na universidade deve oportunizar o domínio de habilidades tanto textuais quanto sociais. Além disso, está em consonância ao que preconiza o discurso de Ivanič (2004) em relação à escrita como norteadora de práticas sociais e nos ensinamentos de Krokoscz (2011, 2012), Swale e Feak (2012), Coughlin (2015), Svincki e Mackeachie (2015) e Seide (2018) acerca de plágio e paráfrases. Com base em nossos resultados, concluímos que uma politica pedagógica antiplágio deve ser adotada nas instituições de ensino e, como sugestão, ao final desta tese, fornecemos recomendações válidas para o ensino de escrita no nível superior.por
dc.description.abstractProducing texts in the scientific context is a complex activity that requires skills from the student that go beyond the knowledge of genres, such as understanding, organizing and interpreting the knowledge which was already produced. Considering the fragility or lack of these skills, many academic students commit plagiarism and this is the central theme of this thesis. Facing this problem, this qualitative and quantitative research aims to verify if and how the academic plagiarism is present in the students texts from the Executive Secretariat course at a public university in Paraná state. For this reason, students and professors from this course were interviewed in order to check the main difficulties in relation to the internship writing reports and a pedagogical intervention was done which made it possible to follow the development of the writing skills of paraphrases and quotes in the 2019 class and it was also possible to confirm the plagiarism problem. A set of eight internship reports were analyzed, those reports are the final papers from these students. An online tool, DOCxWEB was used to detect the plagiarism in these texts that compares the text that is analyzed with the information available on the internet, in order to find similarities in writing or possible copies. After the analysis the plagiarism excerpts were distinguished from word blocks (sequence of words commonly used in texts). In addition, the types of plagiarism found were classified in the texts based on their degree of severity and it was realized, when comparing the texts produced in the intervention with the writing of the reports, that there was progress in the students writing after the intervention. This research is based on the approach of Academic Literacies proposed by Lea and Street (1998), which recommend that the teaching of writing at the university should provide the domain of both textual and social skills. Furthermore, it goes with Ivanič's (2004) ideas in relation to writing as a guide for social practices and also in the teachings of Krokoscz (2011, 2012), Swale and Feak (2012), Coughlin (2015), Svincki and Mackeachie (2015) and Seide (2018) about plagiarism and paraphrases. Based on the results, it was possible to conclude that an anti-plagiarism pedagogical policy must be adopted in educational institutions and, as a suggestion, at the end of this thesis, valid recommendations for teaching writing at a higher level were provided.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-02-03T13:55:37Z No. of bitstreams: 2 Taiana_Pensin2020.pdf: 1264327 bytes, checksum: 1f4bdf78f8f0bddb56c7856313368e0b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-03T13:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Taiana_Pensin2020.pdf: 1264327 bytes, checksum: 1f4bdf78f8f0bddb56c7856313368e0b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-11-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscrita acadêmicapor
dc.subjectLetramento acadêmicopor
dc.subjectPlágio acadêmicopor
dc.subjectParáfrasespor
dc.subjectAcademic writingeng
dc.subjectAcademic literacyeng
dc.subjectAcademic plagiarismeng
dc.subjectParaphraseseng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleLetramentos acadêmicos: o plágio na construção dos textos de alunos de Secretariado Executivo?por
dc.title.alternativeAcademic literacy: plagiarism in the written production of Executive Secretariat studentseng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Taiana_Pensin2020.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons