Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5199
Tipo do documento: Tese
Title: Novo Realismo: contos sobre crianças no contexto brasileiro contemporâneo
Other Titles: Nuevo realismo: cuentos sobre niños en el contexto brasileño contemporáneo
Autor: Dupont, Vera Regina Vargas 
Primeiro orientador: Silva, Regina Coeli Machado e
Primeiro coorientador: Lottermann, Clarice
Primeiro membro da banca: Silva, Regina Coeli Machado e
Segundo membro da banca: Cota, Debora
Terceiro membro da banca: Cortez, Mariana
Quarto membro da banca: Cruz, Antonio Donizeti da
Quinto membro da banca: Fortes, Rita das Graças Felix
Resumo: Analisar contos contemporâneos da literatura brasileira sob o viés do Novo Realismo definido por Schollhammer (2013), com o intuito de perceber como as personagens crianças se relacionam em diferentes espaços sociais, foi o objetivo desta pesquisa. Para isso, foram selecionados trinta contos produzidos nas duas primeiras décadas do século XXI, de quatro autores pouco conhecidos no campo literário brasileiro: Geovani Martins (2018), Otávio Linhares (2017), Rodrigo Ciríaco (2008) e Allan da Rosa (2016). De acordo com a conceituação desse Novo Realismo, a arte literária não quer apenas imitar mimeticamente a realidade, mas provocar ressignificações por meio de provocações de afeto. As análises realizadas nesta tese utilizaram abordagens históricas e sociológicas em perspectiva comparada ao texto literário, e buscam dar visibilidade à criança personagem nesses contos recentes. A casa, a escola e a rua foram os espaços sociais narrados, pois neles ocorreram, com mais frequência, eventos das relações de crianças com seus pares e com adultos. Por meio das análises dos contos, foi possível visualisar personagens crianças que enfrentam inúmeras dificuldades e amadurecem precocemente, resistindo à dureza do contexto hostil em que vivem. Nas histórias, problematiza-se a brutalidade entremeada na vida das personagens que reagem a diversos tipos de agressão, entre elas, o próprio descaso da sociedade. As narrativas, portanto, criam um universo próprio e ficcional para provocar reflexões sobre a infância nas periferias dos grandes centros urbanos brasileiros.
Abstract: El objetivo de esta investigación fue analizar los relatos contemporáneos de la literatura brasileña bajo el sesgo del Nuevo Realismo definido por Schollhammer (2013), con el fin de comprender cómo los personajes infantiles se relacionan entre sí en diferentes espacios sociales. Para ello, se seleccionaron treinta cuentos producidos en las dos primeras décadas del siglo XXI, por cuatro autores poco conocidos en el campo literario brasileño: Geovani Martins (2018), Otávio Linhares (2017), Rodrigo Ciríaco (2008) y Allan da Rosa (2016). . Según el concepto de este Nuevo Realismo, el arte literario no solo quiere imitar la realidad, sino provocar nuevos significados a través de provocaciones afectivas. Los análisis realizados en esta tesis utilizaron enfoques históricos y sociológicos en perspectiva frente al texto literario, y buscan dar visibilidad al personaje infantil en estos relatos recientes. La casa, la escuela y la calle fueron los espacios sociales narrados, pues en ellos ocurrieron con mayor frecuencia eventos de relaciones entre los niños y sus compañeros y adultos. A través del análisis de los relatos, fue posible visualizar personajes infantiles que enfrentan numerosas dificultades y maduran temprano, resistiendo la dureza del contexto hostil en el que viven. En los relatos se problematiza la brutalidad entremezclada en la vida de los personajes que reaccionan a diferentes tipos de agresiones, incluido el descuido mismo de la sociedad. Las narrativas, por tanto, crean su propio universo de ficción para provocar reflexiones sobre la infancia en las periferias de los grandes centros urbanos brasileños.
Keywords: Criança
Contos brasileiros contemporâneos
Novo Realismo
Niño
Cuentos brasileños contemporáneos
Nuevo realismo
CNPq areas: Linguagem e sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: DUPONT, Vera Regina Vargas. Novo Realismo: contos sobre crianças no contexto brasileiro contemporâneo. 2020. 129 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5199
Issue Date: 29-Oct-2020
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vera_Dupont2020.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons