Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPavan, Douglas Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6194910227281734por
dc.contributor.advisor1Pereira, Eliane Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1779566969221196por
dc.contributor.referee1Bezerra, Renata Camacho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3960357191532853por
dc.contributor.referee2Silvina, Luani Back-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9370168756909943por
dc.date.accessioned2020-11-17T16:43:21Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.citationPAVAN, Douglas Pereira. Uso de gamificação para estimular a aprendizagem informal e não formal em uma instituição financeira cooperativa. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5101-
dc.description.resumoNas empresas, sejam elas pequenas ou grandes, a aprendizagem é algo necessário para o desenvolvimento e crescimento das organizações. A aprendizagem pode contribuir para uma melhora do capital humano e consequentemente gerar uma vantagem competitiva para a empresa. Sendo assim, o presente trabalho pretende contribuir com o aumento na eficiência operacional de uma empresa, por meio de estudos atrelados à aprendizagem. O objetivo da pesquisa é propor uma estratégia que promova os princípios de aprendizagem informal e não formal, tendo em vista que essas podem contribuir na melhoria operacional de uma organização. Para tanto, foi realizado um estudo com os colaboradores que atuam no crédito rural da cooperativa Sicredi Vanguarda no município de Medianeira – PR. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e observação participante. Os resultados compilados, demonstram que há um ambiente propício para a inserção da proposta desta pesquisa, visto que os índices são insatisfatórios em relação às práticas de aprendizagem formal aplicadas na empresa estudada, considerando ainda o fator atrelado à gamificação que tinha como propósito inicial ser o caminho para estimular à aprendizagem informal e não formal. Contudo, a mesma pode contribuir em melhorias operacionais que transcenderam o propósito inicial. Uma percepção obtida com o estudo foi compreender que, muitas vezes, por executar atividades repetitivas e por alta demanda de trabalho, tornam-se imperceptíveis as pequenas dificuldades dos processos. Todavia, quando se cria uma estratégia que visa a colaboração e aprendizagem mútua entre os envolvidos no processo, bem como integração de diferentes setores da empresa, pequenos ajustes operacionais demonstram uma grande repercussão em um cenário organizacional, podendo ser apoio para um aumento da eficiência operacional.por
dc.description.abstractIn companies, whether small or large, learning is necessary for the development and growth of organizations. Learning can contribute to an improvement in human heritage and consequently generate a competitive advantage for the company. Therefore, the present research intends to contribute with the increase in the operational efficiency of a company, through studies linked to learning. The objective of the research is to propose a strategy that promotes the principles of informal and non-formal learning, considering that these can contribute to the operational improvement of an organization. To this end, a study was carried out with employees working in the rural credit of the Sicredi Vanguarda cooperative in the municipality of Medianeira - PR. For data collection, questionnaires and participant observation were used. The compiled results demonstrate that there is a favorable environment for the insertion of the proposal of this research, since the indices are unsatisfactory in relation to the formal learning practices applied in the studied company, considering also the factor linked to the gamification that had as its initial purpose to be the path to stimulate informal and non-formal learning. However, it can contribute to operational improvements that have transcended the original purpose. A perception obtained from the study was to understand that, often, due to repetitive activities and high demand for work, the small difficulties of the processes become imperceptible. However, when a strategy is created that aims at collaboration and mutual learning between those involved in the process, as well as the integration of different sectors of the company, small operational adjustments demonstrate a great repercussion in an organizational scenario, which can be support for an increase in operational efficiency.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2020-11-17T16:43:21Z No. of bitstreams: 2 Douglas_Pereira_Pavan_2020.pdf: 1211545 bytes, checksum: 8c6a6bb1947d5c539d437d5664b3d08a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-17T16:43:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Douglas_Pereira_Pavan_2020.pdf: 1211545 bytes, checksum: 8c6a6bb1947d5c539d437d5664b3d08a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-07-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEstratégia organizacionalpor
dc.subjectEficiência organizacionalpor
dc.subjectOrganizational learningeng
dc.subjectManagementeeng
dc.subjectOrganizational strategyeng
dc.subjectOperational efficiencyeng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRApor
dc.titleUso de gamificação para estimular a aprendizagem informal e não formal em uma instituição financeira cooperativapor
dc.title.alternativeUse of gamification to stimulate informal and non-formal learning in a cooperative financial institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Douglas_Pereira_Pavan_2020.pdfDocumento principal1.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons