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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5008
Tipo do documento: Dissertação
Title: Perfil de ingresso e perfil de formação: diagnóstico sobre o desempenho em física no curso de Engenharia Agrícola da Unioeste - Cascavel
Other Titles: Ticket profile and training profile: diagnosis on physics performance in the Unioeste Agricultural Engineering course - Cascavel
Autor: Silva, Dayane da 
Primeiro orientador: Strieder, Dulce Maria
Primeiro membro da banca: Dulce Maria, Dulce Maria
Segundo membro da banca: Bordin, Leandro
Terceiro membro da banca: Zara, Reginaldo Aparecido
Quarto membro da banca: Ciani, Andréia Buttner
Resumo: A profissão do engenheiro é caracterizada pelo desenvolvimento de técnicas e habilidades que são aprimoradas a partir do conhecimento científico. Para tanto, um Engenheiro precisa compreender como se dão os fenômenos da natureza, o que faz do Ensino de Física um elemento essencial para sua formação. No entanto, a produção científica sobre o tema demonstra que as dificuldades de aprendizagem nesta área são fatores que resultam em altos índices de reprovação e desistência nestes cursos. Por isso, o presente trabalho teve como questão central: como os aspectos relacionados ao perfil de ingresso e ao perfil de formação do Engenheiro Agrícola interferem no desempenho dos alunos nas disciplinas de Física? Com o objetivo de investigar os diferentes fatores que podem influenciar no desempenho dos alunos nas disciplinas de Física nos cursos de graduação em Engenharia. Assim, fez-se necessário compreender, a partir de uma revisão bibliográfica, como o contexto histórico dos Cursos de Engenharia, bem como a concepção da Física na formação do profissional, influenciou na forma como estes cursos são estruturados atualmente. O que direcionou a investigação para realização de um mapeamento dos focos das pesquisas que relacionam o Ensino de Física com a Engenharia, o qual se deu por meio da técnica de “estado do conhecimento” na Revista de Ensino de Engenharia, na Revista Brasileira de Ensino de Física e no Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Considerando que o estabelecimento de um diagnóstico delimita o objeto analisado e amplia os elementos a serem relacionados, a pesquisa tomou como recorte de investigação o curso de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), sendo que o intervalo entre 2015 e 2018 foi a base das análises documentais: dos relatórios obtidos por meio da secretaria acadêmica para o estabelecimento de um perfil dos alunos ingressantes; das Diretrizes Nacionais para os Cursos de Engenharia e do Projeto Político Pedagógico (PPP), para o estabelecimento de um perfil de formação por competências; e do Relatório de Avaliação do Curso para identificar o foco dado pelo Ensino de Física proposto no curso. Como pesquisa de campo, foram entrevistados os docentes das disciplinas de Física e o coordenador, todos atuantes no referido curso. Deste modo, a pesquisa propôs uma abordagem qualitativa, em que os dados foram triangulados e analisados a partir dos fundamentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam para a necessidade de adequação do Ensino Superior para viabilizar: a integração das disciplinas básicas com as profissionalizantes, para dar significado aos conhecimentos de Física no contexto dos cursos de Engenharia; a busca de aperfeiçoamento pedagógico dos professores, aprofundando as reflexões acerca do processo de avaliação; adequações curriculares e pedagógicas para IX suprir as defasagens dos alunos, a partir da compreensão do perfil de ingresso, possibilitando o estabelecimento de um perfil de formação por competências. Cabe ressaltar que algumas ações já foram realizadas, como a alteração da matriz curricular para atendimento a algumas necessidades apontadas pelos alunos, a partir da aprovação de um novo PPP, implementado a partir do ano de 2019.
Abstract: The engineering profession is characterized by the development of techniques and skills that are improved from scientific knowledge. Therefore, an Engineer needs to understand how the phenomena of nature take place, which makes Physics Teaching an essential element for his formation. However, scientific production on the subject demonstrates that learning difficulties in this area are factors that result in high failure and dropout rates in these courses. Wherefore, the present work had as a central question: how do the aspects related to the entry profile and the agricultural engineer training profile interfere in the students' performance in the Physics subjects? In order to investigate the different factors that can influence the performance of students in the disciplines of Physics in undergraduate courses in Engineering. Thus, it was necessary to understand, from a bibliographic review, how the historical context of Engineering Courses, as well as the conception of Physics in the training of professional, influenced the way these courses are currently structured. What directed the investigation towards the realization of a mapping of the researches that link physics teaching with engineering, which took place through the "state of knowledge" technique in the Revista de Ensino de Engenharia, in the Revista Brasileira de Ensino de Física and in the Caderno Brasileiro de Ensino da Física. Considering that the establishment of a diagnosis delimits the analyzed object and expands the elements to be related, the research took as investigation snippet course the Agricultural Engineering course of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), being that the interval between 2015 and 2018 it was the basis of the documentary analyzes: of the reports obtained through the academic secretariat for the establishment of a profile of the joining students; the National Guidelines for Engineering Courses and the Political Pedagogical Project (PPP), for the establishment of a competency-based training profile; and the Course Evaluation Report to identify the focus given by the Physics Teaching proposed in the course. As a field research, the professors of the Physics disciplines and the coordinator were interviewed, all of them active in the referred course. Thus, the research proposed a qualitative approach, in which the data were triangulated and analyzed based on the foundations of Textual Discursive Analysis (TDA). The results point to the need to adequacy Higher Education to make feasible: the integration of basic and professionalizing disciplines, to give meaning to Physics knowledge in the context of Engineering courses; the search for teachers' pedagogical improvement, deepening reflections on the evaluation process; curricular and pedagogical adaptations to fill the students' gaps, based on the understanding of the entry profile, enabling the establishment of a competence training profile. It is worth mentioning that some actions have already been do, such as changing the curriculum matrix to meet some needs pointed out by students, after the approval of a new PPP, implemented from 2019.
Keywords: Ensino de Física
Ensino Superior
Engenharia Agrícola
Perfil de formação
Perfil de ingresso
Physics teaching
University education
Agricultural engineering
Training profile
Entry profile
CNPq areas: Educação - Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: SILVA, Dayane da. Perfil de ingresso e perfil de formação: diagnóstico sobre o desempenho em física no curso de Engenharia Agrícola da Unioeste - Cascavel. 2020. 215 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5008
Issue Date: 11-Mar-2020
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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