Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5005
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPacheco, Sibeli Mallmann-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8811567005793404por
dc.contributor.advisor1Kluber, Tiago Emanuel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540300916224438por
dc.contributor.referee1Boscarioli, Clodis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2844207318576160por
dc.contributor.referee2Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812por
dc.contributor.referee3Ribeiro, Dulcyene Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2317743898339524por
dc.date.accessioned2020-10-07T18:20:47Z-
dc.date.issued2020-08-06-
dc.identifier.citationPACHECO, Sibeli Mallmann. Uma Proposta de Autoavaliação e Avaliação por Pares em Modelagem na Educação Matemática. 2020. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5005-
dc.description.resumoAs discussões sobre avaliação na Educação Matemática têm sido cada vez mais recorrentes, as quais perpassam inúmeras abordagens à luz dos apontamentos ou modos de ensinar e aprender matemática, como a Modelagem Matemática. Contudo, ainda são poucas as pesquisas que lançaram luzes sobre modos de avaliar os estudantes em atividades de Modelagem Matemática, o que torna imperativo desenvolver investigações subsidiadas pelo olhar de professores familiarizados com assunto. Diante dessa lacuna da área e do interesse particular de compreender a avaliação no âmbito da Modelagem, chegou-se à síntese daquilo que se busca por meio da interrogação de pesquisa: O que se mostra de uma proposta de Autoavaliação e Avaliação por Pares - PSA - para professores familiarizados com a Modelagem Matemática? Orientados por esta interrogação, assumimos a pesquisa qualitativa sob uma perspectiva fenomenológica, ouvindo professores familiarizados com a Modelagem, e interpretando o sentido do que mostrou, quando se utilizaram uma proposta avaliativa (ficha) fundamentada nos princípios PSA. Para tanto, consideraremos fichas produzidas para a pesquisa a partir dos depoimentos dos professores sobre a sua experiência com essa proposta - com as respectivas devolutivas com opiniões, sugestões e gravações de áudio, como forma de ajudar a compreender o que se revela do método de avaliação PSA na Modelagem Matemática, segundo a perspectiva desses sujeitos. Procedemos segundo a perspectiva fenomenológica, destacando unidades de significado e buscando convergência dos sentidos entre elas, tendo como instrumento facilitador da análise software de análise qualitativa, Atlas.ti. A pesquisa culminou em duas categorias abertas: 1) Uma Concepção de Avaliação e 2) Proposta como um Procedimento e Instrumento de Avaliação. As interpretações das categorias abertas evidenciaram o potencial da proposta, uma vez que ela se alinha ao que concebem e desenvolvem de Modelagem. Esclarecem, ainda, aspectos frágeis no tocante às ações pessoais e dos estudantes, no gerenciamento da tarefa e das questões éticas que decorrem da mudança da avaliação.por
dc.description.abstractDiscussions about evaluation in Mathematics Education have been increasingly recurrent, and permeate numerous approaches or ways of teaching and learning mathematics, such as Mathematical Modelling. However, there is still little research that shed light on ways of evaluating students in Mathematical Modelling tasks, which makes it imperative to develop investigations supported by the view of teachers familiar with the subject. In view of this gap in the area and the particular interest in understanding evaluation within the scope of Modelling, a synthesis of what is sought through the research question has been reached: What is shown by a proposal for Self-Assessment and Peer Review - PSA - for teachers familiar with Mathematical Modelling? Guided by this question, we assumed qualitative research from a phenomenological perspective, listening to teachers familiar with Modelling, and interpreting the meaning of what was shown, when using an evaluation proposal (form) based on the principles of Self-Assessment and Peer Review - PSA . To this end, we will consider forms produced for the research based on the testimonies of teachers about their experience with this proposal - with their feedback with opinions, suggestions and audio recordings, as a way to help understand what is revealed from the PSA evaluation method in Mathematical Modelling, according to the perspective of these subjects. We proceed according to the phenomenological perspective, highlighting units of meaning and seeking convergence of the senses among them, using the qualitative analysis software, Atlas.ti, as a facilitator of the analysis. The research culminated in two open categories: 1) An Evaluation Conception and 2) Proposal as a Procedure and an Evaluation Instrument. The interpretations of the open categories showed the potential of the proposal, since it is in line with what is conceived and developed in Modelling. They also clarify fragile aspects regarding personal and student actions, in the task management and the ethical issues arising from the assessment change.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2020-10-07T18:20:47Z No. of bitstreams: 2 Sibeli_Pacheco2020.pdf: 1777112 bytes, checksum: a639fec9a774d4edc8f26c477295eede (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-07T18:20:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Sibeli_Pacheco2020.pdf: 1777112 bytes, checksum: a639fec9a774d4edc8f26c477295eede (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectPSApor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAvaliação por Parespor
dc.subjectAutoavaliaçãopor
dc.subjectMathematical Modellingeng
dc.subjectPSAeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectPeer Revieweng
dc.subjectSelfAssessmenteng
dc.subject.cnpqEducação - Matemática...por
dc.titleUma Proposta de Autoavaliação e Avaliação por Pares em Modelagem na Educação Matemáticapor
dc.title.alternativeA Proposal for Self-Assessment and Peer Review in Modeling in Mathematics Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sibeli_Pacheco2020.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons