Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Simone Cristina Palota-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9645066302403444por
dc.contributor.advisor1Corbari, Clarice Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960312520904303por
dc.contributor.referee1Martiny, Franciele Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583369787690987por
dc.contributor.referee2Busse, Sanimar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743779015422687por
dc.contributor.referee3Corbari, Alcione Tereza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8655755961709836por
dc.date.accessioned2020-09-24T19:14:51Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Simone Cristina Palota. Uma proposta de trabalho com a concordância de número em textos de alunos do Ensino Fundamental II. 2020. 151 f. Dissertação(Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4954-
dc.description.resumoNesta dissertação,relatamos umapesquisa realizada com o objetivo deinvestigar a realização da concordância de número (nominal e verbal) em textos de alunos do Ensino FundamentalIIde uma escola pública situada em Esperança Nova (PR), bem como desenvolver uma proposta de intervenção, por meio da aplicação de uma unidade didática voltada para a ampliação da competência linguística do aluno na produção escrita, buscando minimizar as ocorrências de concordância não padrão.Trata-se depesquisa qualitativa-interpretativista, de base etnográfica, por se desenvolver no ambiente escolar. Como houve intervenção em sala de aula, utilizamoscomo procedimento metodológico a pesquisa-ação. Como suporte teórico, fundamentamo-nos especialmente na Sociolinguística Educacional, que fornece elementos para refletirsobre o fenômeno da variação linguística, cujas implicações manifestam-sena transposição da oralidade para a escrita e tem reflexos em sala de aula. Especificamente para a descrição e análise dos casos de concordância nominal e verbal não padrão, buscamossuporte empesquisas da Sociolinguística Variacionista, especialmente com relação às variáveis linguísticas saliência fônica e marcas precedentes. Na elaboração da unidade didática, optamospor trabalhar a retextualização do gênero textual relato pessoal,que culminou na Coletânea de relatos de Esperança Nova. Os resultados da intervenção apontaram que, de fato, os alunos apresentamdificuldades persistentes em relação a marcar, na escrita, a concordância de número, principalmente quando a saliência fônica é mínima, embora tenhamosobservado um melhor desempenho após a intervenção em comparação com os dados iniciais.por
dc.description.abstractIn this dissertation, wereport a research carried out with the aim to investigate the realization of noun and verb number agreement in texts of students atElementary School II in a state school in Esperança Nova (Paraná, Brazil), as wellasto developa project of classroom intervention, by applying a didactic unit aimed at improving the student’s language skills in writing and minimizingthe occurrence of non-standard agreement. It was a qualitative interpretivist, ethnographic-based research, because it was carried out in the school environment. As there was intervention in the classroom, we used action research as amethodological procedure. As a theoretical framework, we were based especially on Educational Sociolinguistics, which provides elements to reflect on the phenomenon of language variation, whose implications are manifested in the transposition of oral to written language and reflected in the classroom. For the description and analysis of cases of non-standard verb and noun agreement, specifically, we sought theoretical support in the studies of Variationist Sociolinguistics researchers’ scale, especially regarding the linguistic variables phonic salienceand precedent marks. In the elaboration of the didactic unit, we decided to approach the re-textualization of the textual genre personal report that culminated in the Collection of reports from Esperança Nova. The results of the classroom intervention indicated that, in fact, the students presented persistent difficulties regarding marking, in writing, the number agreement, especially when the phonic salience is minimal, although we observed a better performance after the intervention in comparison with the initial data.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-09-24T19:14:51Z No. of bitstreams: 2 Simone Cristina Palota Ribeiro.pdf: 2584869 bytes, checksum: 0d27328648b64ee2f683e8026d17e54c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-24T19:14:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Simone Cristina Palota Ribeiro.pdf: 2584869 bytes, checksum: 0d27328648b64ee2f683e8026d17e54c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-02-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectRetextualizaçãopor
dc.subjectConcordância de Númeropor
dc.subjectPortuguese Language Teachingeng
dc.subjectRe-textualizationeng
dc.subjectNumberAgreementeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleUma proposta de trabalho com a concordância de número em textos de alunos do Ensino Fundamental IIpor
dc.title.alternativeA work proposal with the agreement of number in texts ofstudents atElementary School IIeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone Cristina Palota Ribeiro.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons