Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4950
Tipo do documento: Dissertação
Title: Efeitos da correção textual-interativa em textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental
Other Titles: Effects of textual-interactive correction on texts of students of the 5th year o elementary school
Autor: Pedro, Fernanda Sacomori Candido 
Primeiro orientador: Baumgartner, Carmen Teresinha
Primeiro membro da banca: Oliveira, Neil Armstrong Franco de
Segundo membro da banca: Bottega, Rita Maria Decarli
Resumo: De acordo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN), o ensino da escrita deve se pautar na forma concreta como ela se apresenta nas diferentes circunstâncias de interação humana. Esse pressuposto, ancorado no enfoque teórico da concepção dialógica e interacional de linguagem, proposto pelo círculo de Bakhtin, compreende o texto/enunciado como o elemento organizador do processo discursivo, ou seja, a linguagem só tem significado real na interação, quando a utilizamos com o objetivo de nos constituirmos como sujeitos autores de discursos. Nesse sentido, na produção textual, é necessário que o encaminhamento da escrita leve em conta uma situação real de comunicação, em que esteja claro a quem ela se destina, com que propósito e em que circunstâncias será feito. Desse modo, a produção de textos envolveria o planejamento, a escrita, a revisão e a reescrita. A revisão e a reescrita de textos são etapas do processo de produção textual, juntamente com o planejamento e a escrita, em que o texto é retomado em seus elementos linguísticos, textuais e discursivos, no intuito de torná-lo adequado ao propósito comunicativo. No entanto, como professores da educação básica, observamos em nossa realidade um distanciamento a essa prática que considera a produção textual em etapas. Conforme explicitado na concepção de escrita como trabalho, Fiad e Mayrink-Sabinson (1991) destacam que, em geral, essa unidade de ensino é utilizada de forma desvinculada de sua função social e, portanto, considerada pronta e acabada na primeira versão. Por isso, optamos, nesse estudo, por focalizar a produção textual como um todo dando, todavia, dando ênfase à revisão e à reescrita. Nosso olhar, assim, se voltou especificamente para o seguinte tema: efeitos da correção textual-interativa em textos de alunos. Essa opção se justifica por avaliarmos que, em nossa atuação com a produção escrita de nossos alunos, essa prática de intervenção da correção textual-interativa, proposta por Ruiz (2010), estava ausente, e esse poderia ser um fator que estaria dificultando uma escrita mais eficiente, do ponto de vista da interação. A partir desse propósito investigativo, nos questionamos: a revisão e a reescrita textual realizada a partir da correção textual-interativa promovem melhorias nos aspectos linguísticos, textuais e discursivos em textos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental? Assim, nosso objetivo geral com a realização deste trabalho foi analisar os efeitos da correção textual-interativa voltada para aspectos linguísticos, textuais e discursivos, no processo de revisão e de reescrita de textos. A pesquisa circunscreve-se na área da Linguística Aplicada, pautando-se nos pressupostos da concepção dialógica e interacionista de linguagem, de acordo com Bakhtin (2003 e 2006) e Geraldi (1997, 2006); na concepção de escrita como trabalho, segundo Fiad e Mayrink-Sabinson (1991); e nas formas de correção explicitadas por Ruiz (2010), tendo como procedimento metodológico a pesquisa-ação, haja vista que analisamos nossa própria prática. Os resultados obtidos durante todo o processo da pesquisa nos possibilitou perceber: a) que é necessário o conhecimento por parte dos professores sobre essa concepção de escrita que propõe a revisão e reescrita para toda produção textual com o objetivo da interação; b) que a nossa mediação, como professores nessas etapas, é imprescindível, pois nosso olhar enquanto leitores interagindo com os alunos é que propiciará a reflexão deles sobre sua produção; c) que esse trabalho com a linguagem realizada nas etapas da revisão e reescrita precisa ser iniciado ainda no Ensino Fundamental; d) que é importante utilizar a produção textual como ponto de partida para o trabalho de análise linguística, alinhando esse momento de reflexão com a língua às necessidades do aluno; e) que a forma de intervenção utilizada pelo professor no momento da revisão tem muita relação com os resultados obtidos pelos alunos na reescrita, pois dependendo de nossa técnica interventiva, promovemos a reflexão e a participação do aluno que será mais efetiva quanto mais dialógica for; f) que essa técnica interventiva que utilizamos nos textos dos alunos, exige tempo e energia do professor para além de sua jornada semanal de trabalho, o que justifica a ampliação da hora-atividade para o professor de Língua Portuguesa; g) que a correção textual-interativa propicia a participação efetiva do aluno, pois os textos sofreram alterações nos aspectos tanto linguísticos, como nos textuais e discursivos e os alunos demonstraram a sua responsividade e, desse modo, a sua constituição como sujeitos autores de seus discursos.
Abstract: According to the National Curriculum Parameters of Portuguese Language (PCN), the teaching of writing must be guided by the concrete form in which it presents itself in different circumstances of human interaction. This assumption, anchored in the theoretical focus of the dialogical and interactional conception of language, proposed by Bakhtin's circle, comprises the text / statement as the organizing element of the discursive process, that is, language only has real meaning in the interaction, when we use it with the objective of constituting ourselves as subjects of speech. In this sense, in the textual production, it is necessary that the forwarding of the writing takes into account a real communication situation, in which it is clear to whom it is intended, for what purpose and under what circumstances it will be done. Thus, the production of texts would involve planning, writing, proofreading and rewriting. The review and rewriting of texts are stages of the textual production process, together with planning and writing, in which the text is taken up in its linguistic, textual and discursive elements, in order to make it suitable for the communicative purpose. However, as teachers of basic education, we observe in our reality a distance from this practice that considers textual production in stages. As explained in the conception of writing as work, Fiad and Mayrink-Sabinson (1991) emphasize that, in general, this teaching unit is used in a way unrelated to its social function and, therefore, considered ready and finished in the first version. For this reason, we chose, in this study, to focus on textual production as a whole, while emphasizing revision and rewriting. Our look, therefore, turned specifically to the following theme: effects of textual-interactive correction in students' texts. This option is justified by evaluating that, in our work with the written production of our students, this practice of intervention of textual-interactive correction, proposed by Ruiz (2010), was absent, and this could be a factor that would be hindering a writing more efficient, from the point of view of interaction. Based on this investigative purpose, we ask ourselves: does the revision and textual rewriting carried out from textual-interactive correction promote improvements in linguistic, textual and discursive aspects in texts of students in the 5th year of elementary school? Thus, our general objective in carrying out this work was to analyze the effects of textual-interactive correction aimed at linguistic, textual and discursive aspects, in the process of revision and rewriting of texts. The research is circumscribed in the area of Applied Linguistics, based on the assumptions of the dialogical and interactionist conception of language, according to Bakhtin (2003 and 2006) and Geraldi (1997, 2006); in the conception of writing as work, according to Fiad and Mayrink-Sabinson (1991); and in the forms of correction explained by Ruiz (2010), using action research as a methodological procedure, given that we analyze our own practice. The results obtained throughout the research process enabled us to realize: a) that it is necessary for teachers to know about this conception of writing that proposes the review and rewriting for all textual production with the objective of interaction; b) that our mediation, as teachers in these stages, is essential, since our view as readers interacting with students is what will provide their reflection on their production; c) that this work with the language carried out in the stages of revision and rewriting needs to be started in elementary school; d) that it is important to use textual production as a starting point for linguistic analysis work, aligning this moment of reflection with the language to the student's needs; e) that the form of intervention used by the teacher at the time of the review has a lot to do with the results obtained by the students in the rewriting, because depending on our interventionist technique, we promote reflection and student participation that will be more effective the more dialogical it is; f) that this interventional technique that we use in the students' texts, requires time and energy from the teacher in addition to his weekly workday, which justifies the expansion of the hour-activity for the Portuguese language teacher; g) that the textual-interactive correction provides effective student participation, as the texts have undergone changes in both linguistic, textual and discursive aspects and the students have demonstrated their responsiveness and, thus, their constitution as the authors of their subjects. speeches.
Keywords: Ensino
Interação
Produção textual
Revisão
Reescrita
Teaching
Interaction
Textual production
Review
Rewriting
CNPq areas: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: PEDRO, Fernanda Sacomori Candido. Efeitos da correção textual-interativa em textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2020. 187 f. Dissertação( Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4950
Issue Date: 20-Feb-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Sacamori Candido Pedro.pdf3.33 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons