Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Viviane Kênia Fachin Dias da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7266400988475464por
dc.contributor.advisor1Costa-Hubes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee1Kraemer, Márcia Adriana Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3993943729036344por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.date.accessioned2020-09-22T18:25:04Z-
dc.date.issued2020-04-23-
dc.identifier.citationSILVA, Viviane Kênia Fachin Dias da. O trabalho com a estrutura da narrativa na produção e reescrita de textos do gênero lenda urbana. 2020. 150 f. Dissertação( Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Cascavel PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4947-
dc.description.resumoEsta pesquisa concentra-se no tema da estrutura da narrativa, trabalhado e refletido a partir da produção e reescrita de textos do gênero Lenda Urbana em uma turma do 8º ano do ensino fundamental. A partir de estudos e de nosso conhecimento empírico sobre a temática, despontou-nos o seguinte questionamento que se destacou como norteador da investigação: é possível desenvolver um trabalho com a estrutura da narrativa por meio da produção e reescrita de textos do gênero Lendas Urbanas? Com o propósito de responder a essa problematização, traçamos, como objetivo geral, refletir sobre a estrutura da narrativa a partir de um trabalho de produção e reescrita de textos do gênero Lendas Urbanas com alunos do 8º ano do ensino fundamental. Para contemplar tal objetivo, sustentamos esta pesquisa nos seguintes pressupostos teóricos: para situar e definir a concepção interacionista da linguagem, recorremos aos escritos do Círculo de Bakhtin e a Geraldi (1997); para discorrer sobre a prática de produção e rescrita de textos, buscamos autores como Geraldi (1997, 2010a, 2010b), Antunes (2003); Fiad (2006), Costa-Hübes (2012a, 2012b), dentre outros; para situar o trabalho com os gêneros discursivos, buscamos apoio em Bakhtin (2003[1979]); para abordar mais especificamente o gênero Lendas Urbanas, amparamo-nos em Ellis (2001) e Lopes (2007); e, finalmente, para refletir sobre a estrutura da narrativa, recorremos a Gancho (1993), Grandesso (2000) e Vieira (2001). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa pautada na Linguística Aplicada, sustentada pelo paradigma qualitativo-interpretativa, inscrita na etnografia educacional e organizada na metodologia da pesquisa-ação. A geração de dados ocorreu a partir do desenvolvimento de uma sequência didática, voltada para o gênero Lendas Urbanas, em uma turma do 8º ano do ensino fundamental na qual atuamos como professora regente. Como resultado desse processo de investigação, entendemos que o trabalho com a narrativa, por meio da produção e reescrita de textos do gênero Lendas Urbanas, instigou a curiosidade e favoreceu a compreensão desse conteúdo escolar. Os alunos passaram a reconhecer com maior facilidade, no momento da leitura, os elementos constituintes de um texto narrativo e, no momento da produção de textos do gênero Lendas Urbanas, passaram a emprega-los com maior propriedade.por
dc.description.abstractLa investigación aquí propuesta tiene su enfoque en el tema de la estructura de la narrativa, trabajando y reflejando a partir de la producción y reescrita de texto del género Leyenda Urbana, en una clase del 8º año de la enseñanza fundamental. A partir de estudios y de nuestro conocimiento empírico acerca de la temática, nos despuntó el siguiente cuestionamiento que se destacó como el norte de la investigación: ¿es posible desarrollar un trabajo con la estructura de la narrativa por medio de la producción y reescrita de texto del género Leyendas Urbanas? Con el propósito de encontrar respuesta a esa problematización, trazamos, como objetivo general, propiciar reflexiones acerca de la estructura de la narrativa a partir de un trabajo de producción y reescrita de textos del género Leyendas Urbanas con alumnos del 8º año. En la perspectiva de alcanzar el objetivo propuesto, sostenemos esta investigación en los siguientes presupuestos teóricos: para explicar la concepción interaccionista del lenguaje, recurrimos a escritos del Círculo de Bakhtin y a Geraldi (1997); para discurrir acerca de la práctica de producción y reescrita de textos, buscamos autores como Geraldi ( 1997, 2010a, 2010b), Antunes (2003), Fiad (2006), Costa-Hubes 2012a, 2012b) entre otros; para situar el trabajo con los géneros discursivos buscamos apoyo en Bakhtin (2003[1979]); para un abordaje más específico del género Leyendas Urbanas nos amparamos en Ellis (2001) y Lopes (2007); y por fin, para reflejar acerca de la estructura de la narrativa recurrimos a Grandesso (2000), Vieira (2001) y Gancho (1993). Se trata de una investigación pautada en la Lingüística Aplicada, sostenida por el paradigma cualitativo-interpretativista, inscrita en la etnografía educacional y organizada en la metodología de la investigación-acción. El levante de datos fue posible por medio del desarrollo de una secuencia didáctica que se vuelve para el género Leyendas Urbanas en una clase del 8º año de la enseñanza fundamental en la cual actúo como profesora regente. Como resultado de ese proceso de investigación, entendemos que el trabajo con la narrativa por medio de la producción y reescrita de textos del género Leyendas Urbanas instigó la curiosidad y favoreció la comprensión de ese contenido escolar. Los alumnos pasaron a reconocer con mayor facilidad, en el momento de la lectura, los elementos constituyentes de un textos narrativo y, en el momento de la producción de textos del género Leyendas Urbanas pasaron a utilizar con mayor propiedad tales elementos.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-09-22T18:25:04Z No. of bitstreams: 2 Viviane Kênia Fachin Dias da Silva.pdf: 8170307 bytes, checksum: ed399c18162f06c76cdebdd290d42cf8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-22T18:25:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Viviane Kênia Fachin Dias da Silva.pdf: 8170307 bytes, checksum: ed399c18162f06c76cdebdd290d42cf8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-04-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectElementos da narrativapor
dc.subjectGênero discursivopor
dc.subjectLendas Urbanaspor
dc.subjectElementos de la narrativa,spa
dc.subjectGénero discursivospa
dc.subjectLeyendas Urbanas.spa
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO trabalho com a estrutura da narrativa na produção e reescrita de textos do gênero lenda urbanapor
dc.title.alternativeEl trabajo con la estructura de la narrativa en la producción y reescrita de textos del género leyenda urbanaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viviane Kênia Fachin Dias da Silva.pdf7.98 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons