Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4797
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVescovi, Jessica Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290064886533954por
dc.contributor.advisor1Seide, Márcia Sipavicius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4504090079299411por
dc.contributor.referee1Seide, Márcia Sipavicius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4504090079299411por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rosângela Hammes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769251496899093por
dc.contributor.referee3Menegassi, Renilson José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5920549159006261por
dc.contributor.referee4Baumgartner, Carmen Teresinha-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.contributor.referee5Bidarra, Jorge-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4214786666641182por
dc.date.accessioned2020-06-02T19:30:56Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationVESCOVI, Jessica Paula. Influência dos comentários do professor no processo de produção de relatórios de estágio. 2020. 245 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4797-
dc.description.resumoDe natureza dialógica, a linguagem revela-se por meio da interação entre os sujeitos participantes do processo comunicativo, o qual é permeado pelos múltiplos diálogos estabelecidos por estes sujeitos, constituídos por suas vivências e experiências. Face a isso, nossa pesquisa, de cunho quantiqualitativo, conduzida a partir de um estudo de caso múltiplo, objetiva investigar a influência de comentários inseridos por uma professora orientadora no processo de reescrita de relatórios de estágio de um curso de formação docente em Letras com habilitação em língua materna e em uma língua estrangeira. No curso considerado nesta pesquisa – Licenciatura em Letras de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná –, os relatórios são o produto final da graduação, uma vez que são o ponto culminante das práticas de estágio. Na intenção de observarmos a relevância dos comentários para a reescrita dos relatórios em questão, nos dedicamos a analisar os comentários inseridos em diferentes versões de relatórios de estágio orientados por uma mesma professora orientadora e o impacto em seu processo de produção. Os relatórios foram produzidos em 2016, quando as alunas estavam no 3º ano do curso, e em 2017, quando já estavam no 4º ano do curso. Nessa perspectiva, analisamos os dados sob a ótica dialógica da linguagem, a partir das teorias postuladas por Bakhtin, além de pontuarmos sobre os comentários a partir do exposto por Hyland e Hyland (2001), Menegassi (1998, 2000 e 2001) e Seide e Natale (2017). Haja vista a importância da contextualização da pesquisa, levamos em consideração o Projeto Político Pedagógico do curso em questão, em vigor na época da geração de dados, datado de 2010, assim como os planos de ensino relativos ao ano letivo de 2016, e aplicamos, em 2016, um questionário a alunos matriculados no 3º e no 4º anos e a professores do curso para investigar que práticas de escrita ocorrem no curso e o que docentes e discentes pensam sobre essas práticas em geral e sobre a escrita de relatórios de estágio em particular. Os dados, então, foram analisados com base em Ivanic (2004). Os resultados da análise da influência dos comentários na progressão textual trouxeram evidências de que o estilo do comentário interfere sobremaneira na progressão do texto, visto que comentários de cunho sugestivo, composto por perguntas, indicações diretas ou uso de verbos no modo imperativo levaram a um desenvolvimento mais efetivo dos relatórios. Além disso, nosso estudo contribui para reiterarmos que a relação professor-aluno está além daquela estabelecida pela esfera educacional, tornando-se intrapessoal, uma vez que a análise contextualizada dos comentários nos possibilitou constatar que a relação de interlocução existente entre orientando e orientador é circundada por fatores que estão diretamente relacionados às vivências e experiências dos envolvidos.por
dc.description.abstractHaving a dialogical nature, language reveals itself in the interaction between the participant subjects of the communicative process, which is surrounded by multiple dialogues established by these subjects, who are constituted by their experiences. In view of that, this research, of a quantitative and qualitative approach and conducted from a perspective of a multiple study case, aims to investigate the influence of comments inserted by a professor advisor in the rewriting process of the final report at a teacher training course in Languages (Portuguese and one Foreign Language). In the mentioned course – Degree in Languages at a public university in the countryside of the state of Paraná –, the reports are the final product of the graduation since they are the culminating point of the teacher training practices. To observer the relevance of the comments for the rewriting process of the mentioned reports, we analyze the comments inserted in different versions of the final reports guided by the same professor advisor and the impact in their production process. The reports were produced in 2016, when the students were in the 3rd year of graduation, and in 2017, when they were in the 4th year. With that in mind, we analyzed the data under the dialogical perspective of language, considering Bakhtin’s theories, besides making remarks about the comments based on what is exposed by Hyland and Hyland (2001), Menegassi (1998, 2000 e 2001) and Seide amd Natale (2017). Due to the importance of the contextualization of the research, we considered the 2010’s Political Pedagogical Project of the course which was valid in the period of data generation. We also applied, in 2016, the teaching plans of the course, a questionnaire to students attending the 3rd and 4th year and to professors of the course to investigate the writing practices which happen in the course, as well as what professors and students think of these practices in general and about the writing process of final reports, in particular. Then, the data were analyzed according to Ivanic (2004). The results of the analysis of the influence of comments in the textual progression brought evidences which show that the style of the comment interferes a lot in the text progression, since the suggestive comments, composed by questions, direct indications or use of verbs in the imperative mode led to a more effective development of the reports. Besides, our studies contribute to reaffirm that the professor-student relation is beyond the one established by the educational sphere. It becomes interpersonal, since the contextualized analysis of the comments made possible for us to verify that the relationship of dialogue existing between the student and the professor advisor is surrounded by factors which are linked directly to the experiences of the subjects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-06-02T19:30:56Z No. of bitstreams: 2 Jéssica Paula Vescovi.pdf: 6453948 bytes, checksum: a20e5ed4a5fdadcb27c9a2db4e962164 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-02T19:30:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jéssica Paula Vescovi.pdf: 6453948 bytes, checksum: a20e5ed4a5fdadcb27c9a2db4e962164 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.subjectReescritapor
dc.subjectComentáriospor
dc.subjectDialogismeng
dc.subjectFinal reporteng
dc.subjectRewritingeng
dc.subjectCommentseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleInfluência dos comentários do professor no processo de produção de relatórios de estágiopor
dc.title.alternativeInfluence of professor’s comments on the production process of graduation final reportseng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jéssica Paula Vescovi.pdf6.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons