Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4792
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A edição da edição e o efeito de controle de sentidos: análise do funcionamento e da posição-sujeito-repórter no programa Profissão Repórter |
Other Titles: | Editing the edition and the senses control effect: analyses of the working and role of the subject-reporter in Profissão Reporter TV show |
Autor: | Madeira, Alex Lourenço |
Primeiro orientador: | Soares, Alexandre Sebastião Ferrari |
Primeiro membro da banca: | Garcia, Dantielli Assumpção |
Segundo membro da banca: | Flores, Giovanna Gertrudes Benedetto |
Resumo: | Esta pesquisa, embasada na Análise de Discurso de linha francesa, tem como objetivo analisar o funcionamento e a posição-sujeito-repórter no programa Profissão Repórter. O imaginário que se tem do repórter é de que ele produz a reportagem e atualiza os telespectadores com fatos do cotidiano, num efeito de fotografia da realidade, como se pudesse apenas comunicar e os sentidos fossem transparentes. O programa estrutura-se ancorado no discurso pedagógico, pois propõe ensinar jovens recém-formados a serem repórteres e mostra, em sua edição, os bastidores da notícia (processos de produção) e os desafios da reportagem, exibindo o que, normalmente, nos programas de jornalismo televisivo, fica apagado como pauta, direção e edição. Nesse sentido, interessa saber qual é o lugar ocupado pelo sujeito repórter nesse programa e se esse lugar é ressignificado. Para isso, o corpus é constituído por 27 sequências discursivas e 28 sequências imagéticas de edições do programa. Observou-se que a posição-sujeito-repórter-aprendiz desliza, uma vez que tal posição ocupa, ao longo do programa, um lugar que canonicamente não corresponde ao lugar do sujeito-repórter. O programa é significado com o formato Jornalismo Literário, mas não se sustenta como um “fazer jornalismo novo”; é um efeito teórico que cola, reproduzindo o Jornalismo Tradicional, mitificado com efeitos de verdade, imparcialidade, neutralidade e objetividade, os quais escapam, pois o envolvimento não é uma simples questão de “escolha”, mas uma condição para a produção da reportagem. A novelização, o grotesco e o espetáculo são características presentes no Profissão Repórter e que significam o funcionamento do discurso jornalístico televisivo, que pretende, a todo custo, da posição institucionalizada que ocupa, discursivizar determinado assunto como destituído de ideologia. |
Abstract: | This research, based on the French Discourse Analysis, aims to analyze the working and role of the subject-reporter in Profissão Reporter TV show. The image one has of the reporter is of someone who produces reports and updates viewers with everyday facts, in a photographic effect of reality, as if only he could communicate and the senses were transparent. The TV show uses a pedagogical discourse, as it proposes to teach young graduates to become reporters and it shows, in its edition, the backstage news (production processes) and the challenges of reporting, showing what, normally, in the television programs of journalism, is left out, such as agenda, direction, and editing. In this sense, it is important to know what is the position occupied by the subject-reporter in this program and if this position is re-symbolized. For this, the corpus consists of 27 discursive sequences and 28 sequences of editions of the program. It was observed that the subject-reporter-apprentice position varies, since this position occupies, throughout the program, a place that canonically does not correspond to the subject-reporter's place. The program is identified with the Literary Journalism format, but it does not hold up as a “doing new journalism”. It is a catching theoretical effect, reproducing Traditional Journalism, mythicized with effects of truth, impartiality, neutrality, and objectivity, which escape, because involvement is not simply a matter of “choice”, but rather a condition for the report production. The sensationalism, the grotesque and the spectacle are characteristics present in Profissão Repórter and they portray the functioning of the television journalistic discourse, which intends, at all costs, from the institutionalized position it occupies, to discourse upon a certain subject as devoid of ideology. |
Keywords: | Profissão Repórter Análise de Discurso francesa Posição-sujeito Discurso jornalístico televisivo Discurso pedagógico Pedagogical discourse French Discourse Analyses Subject-position Television journalism discourse |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | MADEIRA, Alex Lourenço. A edição da edição e o efeito de controle de sentidos: análise do funcionamento e da posição-sujeito-repórter no programa Profissão Repórter. 2020. 104 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4792 |
Issue Date: | 5-Mar-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alex Lourenço Madeira.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License