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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4782
Tipo do documento: Dissertação
Title: Leituras de narrativas no Ensino Fundamental anos iniciais: passos à formação do leitor literário
Other Titles: Lecturas de narrativas entre alumnos de la Enseñanza Fundamental años iniciales: pasos a la formación del lector literario
Reading of narratives among students from de Elementary School Years: steps towards the formation of the literary reade
Autor: Souza, Matilde Costa Fernandes de 
Primeiro orientador: Fleck, Gilmei Francisco
Primeiro membro da banca: Alves, Maria da Penha Casado
Segundo membro da banca: Santos, Luciene Souza
Terceiro membro da banca: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Resumo: Na pesquisa aqui apresentada refletimos sobre como se configuram as práticas de leituras literárias no ambiente escolar e a necessidade de fazer delas um meio prazeroso à formação do leitor nos anos escolares iniciais. A partir de observações e estudos sobre a temática, verificamos que há muitos questionamentos relacionados a este assunto, porém, os fatores que impulsionaram o desenvolvimento desta pesquisa se referem a como a narrativa literária pode contribuir com a formação do gosto, do hábito e do prazer da leitura literária em crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental e, assim, contribuir com o processo de formação leitora dos alunos já no início da escolarização. Com tal propósito, observamos, atentamente, como vêm ocorrendo as práticas de leituras e a formação do leitor literário com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Ensino do município de Cascavel-PR. Instigados pelos desafios que nos foram propostos ao longo do Mestrado Profissional em Letras-Profletras, buscamos, após as observações feitas e a identificação, na referida escola, da falta de ações efetivas à formação do leitor literário, propor práticas de leitura de narrativas literárias organizadas em forma de “Oficinas Literárias Temáticas”. Tais práticas se centram no objetivo geral de promover experiências de leituras de narrativas literárias no Ensino Fundamental – 4º ano – com o propósito de contribuir à formação do sujeito leitor já na fase inicial da escolarização, pelo incentivo ao prazer de ler um conjunto de obras amalgamadas por uma temática comum. No intuito de alcançarmos os objetivos propostos, ancoramos nossa pesquisa em concepções teóricas que partilham de estudos sobre a leitura, numa visão sócio interacionista, como encontramos em Geraldi (2012), Rojo (2004), Bakhtin (1988; 1992) e outros autores; e na literatura como arte humanizadora, com respaldo pautado em pressupostos de Soares (2012; 2017), Lajolo (1993), Candido (2011), Kleiman (2005; 2012), Zilberman (2009), e nas proposições práticas de Mendoza Fillola (1994), cuja concepção de Intertextualidade da Literatura Comparada, juntamente com a sequência de abordagem ao texto literário elaborada por Zucki (2015), serviram-nos como guia de organização da intervenção planejada. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos a abordagem bibliográfico-qualitativa, com procedimentos efetivados pelo viés da pesquisa-ação. Assim, ancoramos nossos estudos numa proposta de educação que tem como base a literatura e a leitura do texto literário como efetiva prática social, pois acreditamos que essa seja a base para a formação e transformação do leitor na escola. Ao término das atividades propostas, verificamos que o trabalho com a literatura precisa ser intensificado no ambiente escolar, resgatando-a enquanto conhecimento elaborado que objetiva a humanização do sujeito enquanto ser histórico social. O estudo evidenciou a importância da mediação no processo de ensino e aprendizagem, o que apregoa que esse trabalho precisa ser intencional e sistematizado desde o início do processo de escolarização, um trabalho com a literatura que possibilite aos alunos se apropriarem das mais diversas linguagens literárias e ressignificar a leitura transformando-se em um ativo leitor literário.
Abstract: En la investigación presentada aquí, reflexionamos acerca de cómo se configuran las prácticas de lectura literaria en el entorno escolar y la necesidad de hacer de ella un medio placentero para la formación del lector en los primeros años escolares. De las observaciones y estudios sobre el tema, encontramos que muchas preguntas relacionadas con este tema, sin embargo, los factores que impulsaron el desarrollo de esta investigación se refieren a cómo la narrativa literaria puede contribuir con la formación del gusto, el hábito y el placer de lectura literaria en niños de la Escuela Primaria y, por lo tanto, contribuyen al proceso de formación de lectura de los estudiantes que están al comienzo de la escolarización. Con este propósito, en primer lugar, observamos cuidadosamente cómo las prácticas de lectura y la formación del lector literario han tenido lugar con estudiantes de los primeros años de la Escuela Primaria de la Municipalidad de Cascavel-PR. Instigados por los desafíos que se nos proponen a lo largo del Máster Profesional en Letras-Profletras, buscamos, después de las observaciones realizadas y la identificación, en la escuela referida, la falta de acciones efectivas para la formación del lector literario, proponer prácticas de lectura de narraciones literarias organizadas en forma de “Talleres literarios temáticos”. Dichas prácticas se centran en el objetivo general de fomentar la lectura literaria y la formación de la asignatura de lectura ya en las primeras etapas de la escolarización. Para lograr los objetivos propuestos, anclamos nuestra investigación en concepciones teóricas que comparten estudios de lectura, en una visión social interaccionista, como se encuentra en Geraldi (2012), Rojo (2004), Bakhtin (1988; 1992) y otros autores; y la literatura como un arte humanizador, respaldado por los supuestos de Soares (2011; 2017), Lajolo (1993), Candido (2011), Kleiman (2005; 2012), Zilberman (2009) y las propuestas prácticas de Mendoza Fillola ( 1994), cuya concepción de la intertextualidad de la literatura comparada, junto con la secuencia de aproximación al texto literario elaborada por Zucki (2015), sirvió de guía para la organización de la intervención planeada. Para el desarrollo de la investigación, utilizamos el enfoque bibliográfico-cualitativo, con procedimientos efectuados por el sesgo de investigación-acción. Por lo tanto, anclamos nuestros estudios en una propuesta educativa que se basa en la literatura y la lectura del texto literario como una práctica social efectiva, porque creemos que esta es la base para la formación y transformación del lector en la escuela. Al final de las actividades propuestas, verificamos que el trabajo con la literatura debe intensificarse en el entorno escolar, rescatando la literatura como conocimiento elaborado que apunta a la humanización del sujeto como un ser histórico social. El estudio mostró la importancia de la mediación en el proceso de enseñanza y aprendizaje, que proclama que este trabajo debe ser intencional y sistematizado desde el comienzo del proceso de escolarización, un trabajo con literatura que permite a los estudiantes apropiarse de los idiomas literarios más diversos y resignificar la lectura convirtiéndose en un lector literario activo.
In the research presented here we reflect on how the practices of literary reading are configured in the school environment and the need to make literary reading a pleasurable means to the reader's formation in the early school years. From observations and studies on the subject, we find that there are many questions related to this, however, the factors that drove the development of this research refer to how the literary narrative can contribute to the formation of taste, habit and pleasure of literary reading in children of the initial grades of Elementary School and, contribute to the process of reading formation of the students already in the beginning of the schooling. With this purpose, firstly, we carefully observe how the reading practices and the literary reader's formation have been taking place with students from the early years of Elementary School of a Municipal School Network in the city of Cascavel-PR. Instigated by the challenges proposed to us throughout the Professional Master's Degree in Letters-Profletras, we seek, after the observations made and the identification, in the referred school, of the lack of effective actions for the literary reader's formation, to propose reading practices of organized literary narratives in the form of “Thematic Literary Workshops”. Such practices focus on the general objective of encouraging literary reading and the formation of the reading subject in the early stages of schooling. In order to achieve the proposed objectives, we anchored our research in theoretical conceptions that share reading studies, in a social interactionist view, as found in Geraldi (2012), Rojo (2004), Bakhtin (1988; 1992) and other authors; and literature as a humanizing art, supported by Soares (2011; 2017), Lajolo (1993), Candido (2011), Kleiman (2005; 2012), Zilberman (2009), and in the practical propositions of Mendoza Fillola (1994), whose conception of the Intertextuality of Comparative Literature, together with the sequence of approach to the literary text elaborated by Zucki (2015) they served as a guide for organizing the planned intervention. For the development of the research, we used the bibliographic-qualitative approach, with procedures effected by the action research. We anchor our studies in an education proposal that is based on literature and reading the literary text as an effective social practice, because we believe that this is the basis for the formation and transformation of the reader in school. At the end of the proposed activities we verified that the work with literature needs to be intensified in the school environment, rescuing the literature as elaborated knowledge that aims the humanization of the subject as a social historical being. The study showed, the importance of mediation in the teaching and learning process, which proclaims that this work needs to be intentional and systematized from the beginning of the schooling process, a work with literature that enables students to appropriate the most diverse literary languages and reframing reading into an active literary reader
Keywords: Literatura e Ensino
Literatura Comparada
Práticas de leitura,
Formação do leitor literário
Literatura y enseñanza
Literatura comparada
Prácticas de lectura
Formación de lectores literarios
Literature and Teaching
Comparative Literature
Reading Practices
Literary Reader Formation
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: SOUZA, Matilde Costa Fernandes de. Leituras de narrativas no Ensino Fundamental anos iniciais: passos à formação do leitor literário. 2019. 172 f. Dissertação( Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4782
Issue Date: 22-Nov-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

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