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https://tede.unioeste.br/handle/tede/4706
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Mulheres filósofas: um silêncio institucionalizado |
Other Titles: | Women philosophers: an institucionalized silence |
Autor: | Peinhopf, Anna Deyse Rafaela ![]() |
Primeiro orientador: | Garcia, Dantielli Assumpção |
Primeiro membro da banca: | Garcia, Dantielli Assumpção |
Segundo membro da banca: | Sousa, Lucília Maria Abrahão e |
Terceiro membro da banca: | Schroeder, Luciane Thomé |
Resumo: | Investigamos, nesta dissertação, se há um silenciamento de filósofas na História da Filosofia. Para isso, buscamos nas ementas que constituem o eixo básico e obrigatório do que é o Ensino Superior de Filosofia no Brasil, isto é, as disciplinas de perfil histórico, elementos para constituir nosso material de análise. Assim, nosso corpus é formado de 90 ementas de 15 Universidades Federais, de dizeres sobre as mulheres por filósofos como Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Rousseau e Kant, e de dizeres de mulheres como Aspásia de Mileto, Diotima de Mantinéia, Hildegarda de Bingen, Christine de Pisan, Olympe de Gouges e Lou Andreas-Salomé. Fundamentadas na Análise de Discurso pecheutiana, procuramos, com nossa pesquisa, entender uma Formação Discursiva da Filosofia, filiada à ideologia patriarcal, que pensou e delimitou o que é ser mulher durante séculos, e “autorizou” os lugares que poderiam ser por elas ocupados. Queremos retomar alguns dizeres dos sujeitos filósofos, que compõe o tecido da História da Filosofia, para analisar possíveis efeitos de sentido produzidos por essa Formação Discursiva e sua relação com o silenciamento, pela via do apagamento, das e nas filósofas. Com isso, temos como objetivo geral a análise dos ementários dos cursos de Ensino Superior em Filosofia, ao nível de bacharelado ou licenciatura, para propor um gesto de leitura analítica sobre alguns dos efeitos de sentido produzidos pela Formação Ideológica Patriarcal que atravessa uma Formação Discursiva da Filosofia. Nesse sentido, queremos refletir sobre institucionalização de um saber que, a partir de uma Formação Imaginária, nomeia e designa o que uma disciplina é, por meio de sujeitos e temas a serem tratados. Também investigamos se esse processo de disciplinarizar um conhecimento, institucionalizando-o, funciona como mecanismo que silencia filósofas, apagando sua participação enquanto produtoras de conhecimento e silenciando suas produções intelectuais na medida em que são pouco utilizadas nas referências ou não aparecem nos processos de denominação e referenciação de uma disciplina |
Abstract: | In this dissertation, we investigate if there is a silence of women philosophers in the History of Philosophy. Considering the pecheutin’s Discourse Analysis, we want to understand the Discursive Formation of Philosophy, which thought and delimited what to be a woman for the centuries, and “authorized” the places that could be occupied by them. So, we have as general objective the analysis of the Philosophy Graduation’s ementaries, at the baccalaureate or undergraduate level, to propose a gesture of analytical reading about some of the meaning effects produced by the Patriarchal Ideological Formation that goes through the Discursive Formation of Philosophy. We want to reflect on the institutionalization of knowledge that, from an Imaginary Formation, which designates what a discipline is, through subjects and themes to be treated. We also investigate whether this process of disciplining knowledge, institutionalizing it, functions as a mechanism that silences women philosophers, deleting their participation as knowledge producers and silencing their works as they are little used in references or do not appear in processes of denomination and referencing of a discipline |
Keywords: | Mulheres filósofas Silenciamento História da Filosofia Análise de Discurso |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | PEINHOPF, Anna Deyse Rafaela. Mulheres filósofas: um silêncio institucionalizado. 2020. 216 f. Mestre em Letras - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4706 |
Issue Date: | 7-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
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