Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4688
Tipo do documento: Tese
Title: Funções do elemento agora em depoimentos de mulheres com pouca ou nenhuma escolarização residentes na comunidade rural de Cubatão-PR
Other Titles: Functions of the element now in testimonies of illiterate and semi-illiterate women residents in the rural community of Cubatão-PR
Autor: Cerezoli, Jaqueline 
Primeiro orientador: Sella, Aparecida Feola
Primeiro membro da banca: Sella, Aparecida Feola
Segundo membro da banca: Corbari, Alcione
Terceiro membro da banca: Romualdo, Edson Carlos
Quarto membro da banca: Oliveira, Esther Gomes de
Quinto membro da banca: Baumgartner, Carmen Terezinha
Resumo: Investigamos o elemento agora em recortes da fala de mulheres com pouca ou nenhuma escolarização, com idade superior a sessenta anos, moradoras da comunidade rural localizada no interior do litoral paranaense, denominada “Comunidade rural do Cubatão”. Essa localidade faz parte do município de Guaratuba-PR e situa-se geograficamente na divisa entre os Estados de Santa Catariana e do Paraná. Para a composição do corpus foram realizadas, entre os anos de 2016 e 2017, entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro serviu para estimular o máximo possível a fala espontânea, com o objetivo de se gerarem dados passíveis de investigação linguística na área da Análise da Conversação, seguindo-se orientação teórico-metodológica do Projeto da Norma Urbana Linguística Culta do Brasil (NURC). As análises possibilitaram a verificação de diferentes funções do elemento agora como indício ora de marcador discursivo ora de elemento adverbializador. Diante das análises às quais foi submetido o corpus, é possível afirmar que as informantes recorrem ao elemento agora, de forma mais evidente, para organização do fluxo do texto oral-dialogado, o que segue basicamente os usos já descritos em pesquisas desenvolvidas no âmbito do NURC. Contudo, foram observados usos ainda não explorados nas obras consultadas, o que pode ser um aceno de que no contexto de área rural, com o nível de escolarização em tela, o elemento agora exibe funcionamentos distintos daqueles propostos não só pelos estudos gramaticais tradicionalistas, mas também de outras pesquisas que tiveram como foco a investigação do elemento em pauta. Tais funções envolvem usos que vão além da do funcionamento do adverbial de tempo e de funções até mesmo típicas de usos de norma urbana. Pode-se afirmar, com o desenvolvimento desta pesquisa, que a gramaticalização do vocábulo se atrela a funções múltiplas na organização textual. Espera-se que esta investigação possa auxiliar as pesquisas que se destinam a analisar o perfil de falantes residentes em zonas rurais, o que pode indicar uma descrição do português falado por minorias, no caso do texto oral-dialogado
Abstract: We investigate the speech of illiterate and semi-illiterate women, aged over sixty, who live in the rural community located in the interior of the Paraná coast, called “Comunidade Rural Cubatão”. This locality is part of the municipality of Guaratuba-PR and is geographically located on the border between the states of Santa Catariana and Paraná. The corpus under investigation consists in the occurrences of the element now, recurrent in the speech of the informants. For the composition of the corpus, between 2016 and 2017, semi-structured interviews were conducted, whose script served to stimulate as much as possible spontaneous speech, in order to generate data that could be investigated in the area of Conversation Analysis, following the theoretical-methodological orientation of the Projeto da Norma Urbana Linguística Culta do Brasil (NURC). The analyzes made it possible to verify different functions of the now as evidence of either discursive marker or adverbializing element. Given the analyzes to which the corpus was submitted, it is possible to state that the informants use the now, more clearly, to organize the flow of oral-dialogued text, which basically follows the uses already described in research developed under the NURC. However, uses not yet explored in the consulted works were observed, which may be a sign that in the context of rural area, with the level of schooling on screen, the element now exhibits different functions from those proposed not only by traditionalist grammar studies, but also from other research that focused on the investigation of the element in question. Such functions involve uses that go beyond the operation of the adverbial of time and even typical urban norm uses. It can be affirmed, with the development of this research, that the grammaticalization of the word is linked to multiple functions in the textual organization. It is hoped that this research can help research aimed at analyzing the profile of rural residents, which may point to a description of Portuguese spoken by minorities in the case of oral-dialogued text
Keywords: Agora
Língua falada
Articuladores textuais
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: CEREZOLI, Jaqueline. Funções do elemento agora em depoimentos de mulheres com pouca ou nenhuma escolarização residentes na comunidade rural de Cubatão-PR. 2019. 169 f. Doutora em Letras - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4688
Issue Date: 13-Aug-2019
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline Cerezoli 2019.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.