Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSirino, Tallyssa Izabella Machado Sirino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8776259107799689por
dc.contributor.advisor1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee2Ferreira, Aparecida de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2238891866036822por
dc.contributor.referee3Fiuza, Adriana Aparecida de Figueiredo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3855606167667426por
dc.contributor.referee4Cruz, Antonio Donizete da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.contributor.referee5Camargo, Hertez Wendel de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2778413245735367por
dc.date.accessioned2020-02-10T19:08:41Z-
dc.date.issued2019-10-29-
dc.identifier.citationSIRINO, Tallyssa Izabella Machado Sirino. Canetas roubadas de Carolinas que r.existem. 2019. 126 f. Doutora em Letras - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Cascavel.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4686-
dc.description.resumoEsta tese buscou refletir sobre a característica performática da escrita de Carolina Maria de Jesus. Num primeiro momento, se discutiu questões sobre a invisibilização da experiência da mulher negra pelo discurso literário brasileiro, analisando seus mecanismos de apagamento, bem como sobre suas consequências, com base em ponderações de Ribeiro (2017), Dalcastagnè (2014), Carneiro (2017), Akotirene (2018), Gagnebin (2006), Salgueiro (2012), Kilomba (2016), Derrida (1968, 1971 e 2003), Ranciére (2009), dentre outros. Tendo como estratégia a desconstrução, conforme proposta por Jacques Derrida, busquei analisar, no prefácio de Casa de alvenaria (1961), as violências simbólicas cometidas em um espaço que deveria ser de homenagem a autora. Na exploração de sentidos alegóricos presentes no curtametragem O papel e o mar (2010), de Luiz Antonio Pilar, penso a performance com base em Derrida (1988 e 1991) e Ravetti (2002) e, me apropriando da metáfora do escafandrista ali presente, estabeleço relações entre Diário de Bitita (1986) de Jesus, a partir de duas imagens poéticas: a “violação” e “o roubo da caneta”, nas quais se desenham encontros com Becos da memória (2017), de Conceição Evaristo, Um buraco com meu nome (2018), de Jarid Arraes e no longa-metragem Preciosa (2009). O resultado deste cotejamento desvelou, enfim, que a busca pelo lugar de fala da autora, por meio da memória, tal qual um rizoma de Deleuze (1985,1989,1990), transgride os espaços sociais impostos à experiência feminina negra na literatura brasileira, que, por sua vez, se estabelece como uma instituição que ainda busca legitimar somente a produção masculina e brancapor
dc.description.abstractThis thesis aimed to reflect about the performative features of Carolina Maria de Jesus’ writing. At first, I raised questions about the invisibility over the black women experiences in Brazilian literature, analyzing its erasing strategies, as well as its consequences, based on Ribeiro (2017), Dalcastagnè (2014), Carneiro (2017), Akotirene (2018), Gagnebin (2006), Salgueiro (2012), Kilomba (2016), Derrida (1968, 1971 e 2003), Ranciére (2009), among others. Using deconstruction as a strategy, as proposed by Jacques Derrida, I intended to analyze, on Casa de alvenaria’s (1961) preface, the symbolic violence practiced on a space that should praise her author. By exploring the allegorical meanings on the short-film O papel e o mar (2010), by Luiz Antonio Pilar, I discuss performance based on Derrida (1988 e 1991) and Ravetti (2002). And, using the diver’s metaphor present there, I establish relations among Diário de Bitita (1986) written by Jesus, from two poetic imagery: “violation” and “the stealing of the pen”, on which we can draw connections with Becos da memória (2017), by Conceição Evaristo, Um buraco com meu nome (2018), by Jarid Arraes and in the feature film Preciosa (2009). The result of this comparison revealed, lastly, that the search for the author's place of speech, through the memory, like a Delleuze's rhizome (1985,1989,1990), trespasses the social spaces imposed to the black female experience in Brazilian literature, which, in turn, establishes itself as an institution that still seeks to legitimize only white male productioneng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-02-10T19:08:41Z No. of bitstreams: 1 Tallyssa Sirino 2019.pdf: 1453147 bytes, checksum: 410513100fe7d2a5f44cf84f22124950 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-10T19:08:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tallyssa Sirino 2019.pdf: 1453147 bytes, checksum: 410513100fe7d2a5f44cf84f22124950 (MD5) Previous issue date: 2019-10-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCarolina Maria de Jesuspor
dc.subjectNarrativa Performáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCanetas roubadas de Carolinas que r.existempor
dc.title.alternativeR.esisting Carolinas’ stolen penseng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tallyssa Sirino 2019.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.