Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4667
Tipo do documento: Dissertação
Title: A história da ciência no contexto do ensino de ciências
Other Titles: The history of science in the context of science education
Autor: Cararo, Lenoar Elói 
Primeiro orientador: Malacarne, Vilmar
Primeiro membro da banca: Malacarne, Vilmar
Segundo membro da banca: Bastos, Carmen Célia Barradas Correia
Terceiro membro da banca: Soligo, Valdecir
Quarto membro da banca: Caluzi, João José
Resumo: A utilização da História da Ciência como ferramenta no ensino de Ciências, pode dar significado aos conteúdos de Ciências e, ainda, propiciar o reconhecimento de que o conhecimento é fruto de um contexto social e que está em constante construção ao longo da história da humanidade. Neste sentido, para além de conhecer esta tendência de ensino de Ciências, buscamos compreender O que é isto, a História da Ciências para o professor que ensina ciências nos anos finais do ensino fundamental? A referida pesquisa, além de um estudo sobre a legislação para o ensino de Ciências e da História da Ciência no ensino de Ciências, utilizando-se de uma pesquisa qualitativa, sustentada na fenomenologia e na hermenêutica, ouviu, através de depoimentos gravados, vinte e quatro professores, pertencentes a onze escolas estaduais do município de Francisco Beltrão, além de questionários respondidos por oitenta e um alunos, de cinco turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, Anos Finais, estudantes de cinco escolas diferentes. A partir dos depoimentos dos professores, que foram transcritos na íntegra, destacamos as unidades de significado das quais emergiram quatro categorias abertas. Essas categorias foram descritas e interpretadas nesse trabalho. Com relação as respostas dos alunos, procuramos descrever e interpretar, mesmo constatando que os apontamentos dos alunos não possibilitaram a construção de unidades de significado e, consequentemente, de categorias. Diante das discussões em torno de nossa pesquisa, evidenciaram-se alguns focos, ou seja, pontos que foram mais acentuados pelos sujeitos da pesquisa, como as dificuldades do cotidiano escolar, quer seja quanto a estrutura física, de materiais a humanas, quer seja quanto a postura passiva do aluno; as críticas a formação inicial e continuada dos professores; a contextualização do ensino de Ciências e, o uso de experimentos nas aulas de Ciências. Quanto à nossa interrogação, compreendemos, como explícito no decorrer desta dissertação, que muitos professores não utilizam essa tendência no dia a dia de sala de aula. Os motivos apresentados, para não utilização dessa tendência são, entre outros, a formação inicial e continuada dos professores de Ciências, a concepção de ensino dos professores que dão preferência a outras tendências, bem como o desconhecimento da História da Ciência, pelos participantes da pesquisa
Abstract: The use of the History of Science as a tool in the teaching of Science can give meaning to the contents of Sciences and also provide the recognition that knowledge is the fruit of a social context and that is constantly built throughout the history of humanity. In this sense, in addition to knowing this trend of teaching Science, we seek to understand What is this, the History of Science for the teacher who teaches Science in the final years of elementary school? This research, besides a study on the legislation for the teaching of Sciences and the History of Science in the teaching of Sciences, using a qualitative research, based on phenomenology and hermeneutics, heard, through recorded testimonies, twenty four teachers from eleven state schools in the municipality of Francisco Beltrão, as well as questionnaires answered by eighty-one students, from five classes of 9th grade of Elementary School, Final Years, students from five different schools. From the teachers' statements, which were transcribed in full, we highlight the units of meaning from which emerged four open categories. These categories were described and interpreted in this work. Regarding the students 'answers, we tried to describe and interpret, even though the students' notes did not allow the construction of units of meaning and, consequently, of categories. In the light of the discussions around our research, some points were highlighted, that is, points that were more accentuated by the subjects of the research, such as the difficulties of daily school life, as much as the physical structure, from materials to human, as much as the passive posture of the student; criticism of teachers' initial and continuing training; the contextualization of science teaching and the use of experiments in science classes. As for our questioning, we understand, as explicit in the course of this dissertation, that many teachers do not use this tendency in the day to day classroom. The reasons given for not using this trend are, among others, the initial and continued formation of Science teachers, the teaching conception of teachers that give preference to other tendencies, as well as the lack of knowledge of the History of Science, by the research participants
Keywords: Ciência
Ensino de Ciências
História da ciência
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: CARARO, Lenoar Elói. A história da ciência no contexto do ensino de ciências. 2019. 135f. Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4667
Issue Date: 14-May-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lenoar Cararo 2019.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.