Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Natiely Quevedo dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0057782447157896por
dc.contributor.advisor1Justina, Lourdes Aparecida Della-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7845912489380006por
dc.contributor.advisor-co1Schneider, Eduarda Maria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480725187623336por
dc.contributor.referee1Justina, Lourdes Aparecida Della-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7845912489380006por
dc.contributor.referee2Schneider, Eduarda Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480725187623336por
dc.contributor.referee3Ferraz, Daniela Frigo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8545353645381794por
dc.contributor.referee4Pigatto, Aline Grohe Schirmer-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7529693690103176por
dc.date.accessioned2020-02-04T13:45:44Z-
dc.date.issued2019-05-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Natiely Quevedo dos. Obstáculos Epistemológicos de Bachelard: análise do tema água em livros didáticos de Ciências do sexto ano do ensino fundamental. 2019. 117. Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4664-
dc.description.resumoO presente trabalho compreende a análise em livros didáticos de Ciências, referente ao conteúdo água trabalhado na disciplina de Ciências no sexto ano do ensino fundamental. O objetivo foi analisar como o tema água é apresentado nos livros didáticos de Ciências que foram aprovados pelo PNLD/2017 e se há a presença de Obstáculos Epistemológicos na forma como esse conteúdo é abordado, identificando e analisando alguns deles. Realizamos para isso, uma avaliação qualitativa, mediante utilização da análise do conteúdo presente nos livros com base na noção dos Obstáculos Epistemológicos propostos por Bachelard (1996). Para esse autor os Obstáculos Epistemológicos podem constituir-se de uma resistência à construção do conhecimento científico. Estudos relacionados aos Obstáculos Epistemológicos como os propostos por Gaston Bachelard devem ser encarados como um modo de permitir avanços na formação de alunos e professores alertando para a maior preocupação com o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando reflexões sobre este. Diante da análise nos livros, evidenciamos a presença de Obstáculos Epistemológicos, dentre eles, em todos os livros analisados destacam-se: 1) o obstáculo do conhecimento quantitativo, tendo como possível causa, a necessidade de quantificar a água perante sua disponibilidade, utilização e presença nos organismos vivos; 2) o obstáculo substancialista em onze dos treze livros analisados, devido à atribuição de qualidades à água em que muitas vezes parecem se tornar exclusivas a ela; 3) os obstáculos do conhecimento geral, verbal, experiência primeira, unitário e pragmático, realista e animista, sendo uma possível causa atribuída à tentativa de simplificar termos científicos ou abstratos para facilitar a construção do conhecimento sobre o tema. A partir da análise desenvolvida, foi possível notar a necessidade de reconhecimento e superação dos Obstáculos Epistemológicos presentes em livros didáticos já que estes são os recursos mais utilizados em sala de aula e que visam promover a aprendizagem do educando, tornando-se assim necessário alertar para uma maior preocupação com a inserção da linguagem científica no cotidiano escolar, principalmente ressaltar a importância da reflexão da prática docente e da organização e sistematização com o uso de analogias e metáforaspor
dc.description.abstractThe present work includes the analysis in textbooks of Sciences, referring to the content water worked in the discipline of Sciences in the sixth year of elementary school. The objective was to analyze how the theme water is presented in Science textbooks that were approved by PNLD / 2017 and if there is the presence of Epistemological Obstacles in the way this content is approached, identifying and analyzing some of them. For this purpose, we performed a qualitative evaluation using the analysis of the content present in the books based on the notion of Epistemological Obstacles proposed by Bachelard (1996). For this author Epistemological Obstacles may constitute a resistance to the construction of scientific knowledge. Studies related to Epistemological Obstacles such as those proposed by Gaston Bachelard should be considered as a way to allow advances in the formation of students and teachers alerting to the greater concern with the teaching-learning process, allowing reflections on this. Before the analysis in the books, we show the presence of Epistemological Obstacles, among them, all the books analyzed are: 1) the obstacle of quantitative knowledge, having as possible cause, the need to quantify the water before its availability, use and presence in living organisms; 2) the substantialist obstacle in eleven of the thirteen books analyzed, due to the attribution of qualities to the water in which they often appear to be exclusive to it; 3) the obstacles of general knowledge, verbal, first, unitary and pragmatic, realistic and animistic, being a possible cause attributed to the attempt to simplify scientific or abstract terms to facilitate the construction of knowledge on the subject. From the analysis developed, it was possible to note the need to recognize and overcome Epistemological Obstacles present in textbooks since these are the resources most used in the classroom and that aim to promote the learning of the student, thus making it necessary to alert to a greater preoccupation with the insertion of scientific language in the daily school life, mainly to emphasize the importance of the reflection of the teaching practice and of the organization and systematization with the use of analogies and metaphorseng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-02-04T13:45:44Z No. of bitstreams: 1 Natiely Santos 2019.pdf: 2033176 bytes, checksum: ca4844a53fd0d6193350079067cd0970 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-04T13:45:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Natiely Santos 2019.pdf: 2033176 bytes, checksum: ca4844a53fd0d6193350079067cd0970 (MD5) Previous issue date: 2019-05-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação em Ciênciaspor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectRecurso didáticopor
dc.subjectPNLDpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleObstáculos Epistemológicos de Bachelard: análise do tema água em livros didáticos de Ciências do sexto ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeEpistemological obstacles of Bachelard: analysis of the water theme in Science didactic books of the sixth year of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natiely Santos 2019.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.