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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4575
Tipo do documento: Dissertação
Title: Devir-criança na filosofia-sintetizador de Deleuze e Guattari
Other Titles: Becoming-child in Deleuze and Guattari's synthesizer-philosophy
Autor: Noffke, Ana Carolina 
Primeiro orientador: Heuser, Ester Maria Dreher
Primeiro membro da banca: Heuser, Ester Maria Dreher
Segundo membro da banca: Frezzatti Junior, Wilson Antônio
Terceiro membro da banca: Corazza, Sandra Mara
Resumo: A partir do problema da sensibilização dos sentidos e da percepção, bem como da questão “o que pode um corpo?”, a dissertação explora três noções da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a saber: música, devir-criança e filosofia-sintetizador. Considerando a menção dos autores de que a filosofia procede como um sintetizador de pensamentos, em alusão ao instrumento musical sintetizador, a dissertação adapta esse modo de proceder à noção de filosofia-sintetizador para experimentá-la como um método de pesquisa, conectando-a às três atividades que compõem o processo criativo da filosofia, tal como exposto pelos autores em O que é a Filosofia? (2010): o traçado do plano de imanência, a invenção de personagens conceituais e a criação de conceitos. Tal método implica explorar a operação de consistência como um procedimento imanente do pensamento em que se mantêm unidos elementos heterogêneos por meio de uma síntese de disparates. Tomando a música e o devir-criança como elementos heterogêneos e sintetizando a eles os recortes disparatados que compõem a pesquisa, busca-se ordenar alguns traços direcionais do plano de imanência de Deleuze e Guattari extraídos da estética de Nietzsche e da Música da Natureza na etologia de Uexküll. Seguindo essas direções, a dissertação amplifica a potência de um meio associado de experimentação da filosofia-sintetizador de Deleuze e Guattari junto à música e às experiências das crianças. A consistência desse meio associado é intensificada pelo timbre spinozista da filosofia-sintetizador e aqui explorada como uma direção ética do plano dessa filosofia em dois sentidos: por meio da síntese do conceito de ritornelo com os três gêneros de conhecimento de Spinoza, reforçando a relação da música com o processo de criação; e pela menção dos autores de que o spinozismo é o devir-criança do filósofo e de que as crianças são spinozistas, articulando um campo de experimentação a partir das experiências das miúdas. O timbre spinozista está implicado no modo de proceder da filosofia-sintetizador, no caminho que leva à criação de conceitos, à experimentação do corpo, da sensibilidade dos sentidos e da percepção como um processo de desterritorialização de ritornelos de criança que faz bloco com um devir-criança do filósofo.
Abstract: From the problem of the sensitization of the senses and perception, as well as the question "what can a body do?", this thesis explores three notions of the philosophy of Gilles Deleuze and Félix Guattari, namely: music, becoming-child and synthesizer-philosophy. Considering the mention of the authors that philosophy proceeds as a synthesizer of thoughts, in allusion to the musical instrument synthesizer, the thesis adapts this way of proceeding to the notion of synthesizer-philosophy to experiment it as a research method, connecting it to the three activities that make up the creative process of philosophy, as exposed by the authors in What is Philosophy? (2010): the drawing of the plane of immanence, the invention of conceptual personae and the creation of concepts. Such a method implies exploring the operation of consistency as an immanent procedure of thought in which heterogeneous elements are held together by a synthesis of disparate phenomena. Taking music and the concept of becoming-child as heterogeneous elements and synthesizing to them the disparate fragments that compose the research, this thesis seeks to sort some directional features of Deleuze and Guattari's plane of immanence extracted from Nietzsche's aesthetics and the Music of Nature in Uexküll's ethology. Following these directions, the thesis amplifies the power of an associated means of experimentation of Deleuze and Guattari's synthesizer-philosophy along with music and children's experiences. The consistency of this associated medium is intensified by the spinozist tone of the synthesizer-philosophy and explored here as an ethical direction to the plan of this philosophy in two ways: by synthesizing the concept of Refrain with Spinoza's three genres of knowledge, reinforcing the relationship between music and the process of creation; and by the authors' mention that spinozism is the becoming-child of the philosopher and that children are spinozists, articulating a field of experimentation from the experiences of children. The spinozisttone is implicated in the way the synthesizer-philosophy proceeds, in the path that leads to the creation of concepts, the experimentation of the body, the sensibility of the senses and perception as a process of deterritorialization of child Refrains that compose with a becoming-child of the philosopher.
Keywords: Filosofia-sintetizador
Música
Crianças
Spinoza
Nietzsche
Synthesizer-philosophy
Music
Children
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: NOFFKE, Ana Carolina. Devir-criança na filosofia-sintetizador de Deleuze e Guattari. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4575
Issue Date: 29-Apr-2019
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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