Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNoffke, Ana Carolina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7221992095090533por
dc.contributor.advisor1Heuser, Ester Maria Dreher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548908138476554por
dc.contributor.referee1Heuser, Ester Maria Dreher-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548908138476554por
dc.contributor.referee2Frezzatti Junior, Wilson Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014241381410099por
dc.contributor.referee3Corazza, Sandra Mara-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5125809962363078por
dc.date.accessioned2019-12-04T22:26:52Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.citationNOFFKE, Ana Carolina. Devir-criança na filosofia-sintetizador de Deleuze e Guattari. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4575-
dc.description.resumoA partir do problema da sensibilização dos sentidos e da percepção, bem como da questão “o que pode um corpo?”, a dissertação explora três noções da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a saber: música, devir-criança e filosofia-sintetizador. Considerando a menção dos autores de que a filosofia procede como um sintetizador de pensamentos, em alusão ao instrumento musical sintetizador, a dissertação adapta esse modo de proceder à noção de filosofia-sintetizador para experimentá-la como um método de pesquisa, conectando-a às três atividades que compõem o processo criativo da filosofia, tal como exposto pelos autores em O que é a Filosofia? (2010): o traçado do plano de imanência, a invenção de personagens conceituais e a criação de conceitos. Tal método implica explorar a operação de consistência como um procedimento imanente do pensamento em que se mantêm unidos elementos heterogêneos por meio de uma síntese de disparates. Tomando a música e o devir-criança como elementos heterogêneos e sintetizando a eles os recortes disparatados que compõem a pesquisa, busca-se ordenar alguns traços direcionais do plano de imanência de Deleuze e Guattari extraídos da estética de Nietzsche e da Música da Natureza na etologia de Uexküll. Seguindo essas direções, a dissertação amplifica a potência de um meio associado de experimentação da filosofia-sintetizador de Deleuze e Guattari junto à música e às experiências das crianças. A consistência desse meio associado é intensificada pelo timbre spinozista da filosofia-sintetizador e aqui explorada como uma direção ética do plano dessa filosofia em dois sentidos: por meio da síntese do conceito de ritornelo com os três gêneros de conhecimento de Spinoza, reforçando a relação da música com o processo de criação; e pela menção dos autores de que o spinozismo é o devir-criança do filósofo e de que as crianças são spinozistas, articulando um campo de experimentação a partir das experiências das miúdas. O timbre spinozista está implicado no modo de proceder da filosofia-sintetizador, no caminho que leva à criação de conceitos, à experimentação do corpo, da sensibilidade dos sentidos e da percepção como um processo de desterritorialização de ritornelos de criança que faz bloco com um devir-criança do filósofo.por
dc.description.abstractFrom the problem of the sensitization of the senses and perception, as well as the question "what can a body do?", this thesis explores three notions of the philosophy of Gilles Deleuze and Félix Guattari, namely: music, becoming-child and synthesizer-philosophy. Considering the mention of the authors that philosophy proceeds as a synthesizer of thoughts, in allusion to the musical instrument synthesizer, the thesis adapts this way of proceeding to the notion of synthesizer-philosophy to experiment it as a research method, connecting it to the three activities that make up the creative process of philosophy, as exposed by the authors in What is Philosophy? (2010): the drawing of the plane of immanence, the invention of conceptual personae and the creation of concepts. Such a method implies exploring the operation of consistency as an immanent procedure of thought in which heterogeneous elements are held together by a synthesis of disparate phenomena. Taking music and the concept of becoming-child as heterogeneous elements and synthesizing to them the disparate fragments that compose the research, this thesis seeks to sort some directional features of Deleuze and Guattari's plane of immanence extracted from Nietzsche's aesthetics and the Music of Nature in Uexküll's ethology. Following these directions, the thesis amplifies the power of an associated means of experimentation of Deleuze and Guattari's synthesizer-philosophy along with music and children's experiences. The consistency of this associated medium is intensified by the spinozist tone of the synthesizer-philosophy and explored here as an ethical direction to the plan of this philosophy in two ways: by synthesizing the concept of Refrain with Spinoza's three genres of knowledge, reinforcing the relationship between music and the process of creation; and by the authors' mention that spinozism is the becoming-child of the philosopher and that children are spinozists, articulating a field of experimentation from the experiences of children. The spinozisttone is implicated in the way the synthesizer-philosophy proceeds, in the path that leads to the creation of concepts, the experimentation of the body, the sensibility of the senses and perception as a process of deterritorialization of child Refrains that compose with a becoming-child of the philosopher.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2019-12-04T22:26:52Z No. of bitstreams: 1 Ana_Noffke.pdf: 1474725 bytes, checksum: ef188eb8a82df1a289993a01479381f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-04T22:26:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana_Noffke.pdf: 1474725 bytes, checksum: ef188eb8a82df1a289993a01479381f5 (MD5) Previous issue date: 2019-04-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFilosofia-sintetizadorpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectSpinozapor
dc.subjectNietzschepor
dc.subjectSynthesizer-philosophypor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectChildreneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleDevir-criança na filosofia-sintetizador de Deleuze e Guattaripor
dc.title.alternativeBecoming-child in Deleuze and Guattari's synthesizer-philosophyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Noffke.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.