Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRossi, João Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6479946450414296por
dc.contributor.advisor1Costa-Hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee1Angelo , Cristiane Malinoski Pianaro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063731236262817por
dc.contributor.referee2Baumgartner , Carmen Teresinha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.contributor.referee3Santos , Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.date.accessioned2019-09-03T18:31:13Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationROSSI, João Carlos. Ações colaborativas nos anos iniciais: um olhar para as práticas de produção e reescrita textual em formação continuada. 2019. 176 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel,2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4454-
dc.description.resumoEsta pesquisa que apresentamos é fruto de ações-crítico-colaborativas, desenvolvidas em uma atividade de Formação Continuada (doravante, FC), que envolveu professores dos anos iniciais, de uma escola pública municipal de Cascavel – Paraná. O estudo foi motivado pelos seguintes questionamentos: Quais as dificuldades enfrentadas no ensino de produção e reescrita de texto? Uma proposta de formação continuada colaborativa pode contribuir com a prática docente? Com base nessa problemática, o objetivo geral foi o de refletir colaborativamente sobre o ensino de produção e reescrita de texto, nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de uma proposta de FC. À vista disso, inscrevemos a pesquisa na área da Linguística Aplicada, ancorando-a na pesquisa qualitativa interpretativista, do tipo etnográfico, dentro do método da pesquisa-ação-crítico-colaborativa (PACC). A FC que desenvolvemos no ano de 2017 envolveu 20 professores da pré-escola ao 5º ano, dos quais selecionamos, para a geração de dados, um grupo focal de 3 docentes que atuam no 4º e 5º anos, a partir de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas em dois momentos, antes e depois da FC. As discussões teóricas e as análises foram respaldadas nos pressupostos do Círculo de Bakhtin e em autores como: Geraldi (1984, 1997), Antunes (2003, 2006), Costa-Hübes (2012), dentre outros que dialogam com a temática da produção e reescrita textual. Os resultados demostraram que a FC crítico-colaborativa propiciou importantes reflexões sobre o ensino de produção e reescrita textual nos anos iniciais, possibilitando momentos de confronto e a ressignificação do trabalho docente. Cabe destacar que, embora tenhamos trabalhado uma carga horária significativa, esta precisa ser ampliada, e o investimento em FC pelos órgãos governamentais precisa ser contínuo para que, por meio de estudos, pesquisas e encaminhamentos práticos, atenda-se às reais necessidades dos professores. Desse modo, para que a FC se consolide, a PACC apresenta-se como uma metodologia viável, uma vez que possibilita a reflexão colaborativa, atrelando a teoria e a prática docente, fortalecendo, assim, suas ações em sala de aulapor
dc.description.abstractEsta investigación que presentamos es fruto de acciones-crítico-colaborativas, desarrolladas en una actividad de Formación Continuada (en adelante, FC), que involucró a profesores de los años iniciales, de una escuela pública municipal de Cascavel - Paraná. El estudio fue motivado por los siguientes cuestionamientos: ¿Cuáles son las dificultades enfrentadas en la enseñanza de producción y reescritura de texto? Una propuesta de formación continuada colaborativa puede contribuir con la práctica docente? Con base en esta problemática, el objetivo general fue el de reflexionar colaborativamente sobre la enseñanza de producción y reescritura de texto, en los años iniciales de la enseñanza fundamental, a través de una propuesta de FC. En este sentido, inscribimos la investigación en el área de la Lingüística Aplicada, anclándola en la investigación cualitativa interpretativista, del tipo etnográfico, dentro del método de la investigación-acción-crítico-colaborativa (PACC). La FC que desarrollamos en el año 2017 involucró a 20 profesores de preescolar al 5º año, de los cuales seleccionamos, para la generación de datos, un grupo focal de 3 docentes que actúan en los 4º y 5º años, a partir de entrevistas semiestructuradas que fueron realizadas en dos momentos, antes y después de la FC. Las discusiones teóricas y los análisis se respaldaron en los presupuestos del Círculo de Bakhtin y en autores como: Geraldi (1984, 1997), Antunes (2003, 2006), Costa-Hübes (2012), entre otros que dialogan con la temática de la producción y reescritura textual. Los resultados demostraron que la FC crítico-colaborativa propició importantes reflexiones sobre la enseñanza de producción y reescritura textual en los años iniciales, posibilitando momentos de confrontación y la resignificación del trabajo docente. Cabe destacar que aunque hemos trabajado una carga horaria significativa, ésta necesita ser ampliada y el investimento en FC por los organismos gubernamentales necesita ser continuo para que, a través de estudios, investigaciones y encaminamientos prácticos se atienda a las reales necesidades de los profesores. De este modo, para que la FC se consolide, la PACC se presenta como una metodología viable, ya que posibilita la reflexión colaborativa, atreviendo la teoría y la práctica docente, fortaleciendo así sus acciones en el aula.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2019-09-03T18:31:13Z No. of bitstreams: 2 João_ Rossi_2019.pdf: 3297384 bytes, checksum: b2084997ef6f22ccde03c9944b35dcdf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-03T18:31:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 João_ Rossi_2019.pdf: 3297384 bytes, checksum: b2084997ef6f22ccde03c9944b35dcdf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectPesquisa-ação-crítico-colaborativapor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectReescrita textualpor
dc.subjectFormación continuada de profesoresspa
dc.subjectInvestigación-acción crítica y colaborativaspa
dc.subjectProducción textualspa
dc.subjectReescritura textualspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleAções colaborativas nos anos iniciais: um olhar para as práticas de produção e reescrita textual em formação continuadapor
dc.title.alternativeAcciones colaborativas en los años iniciales: una mirada a las prácticas de producción y reescritura textual en formación continuadaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João_ Rossi_2019.pdfArquivo completo3.22 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons